Plano de Aula

Plano de aula: Trabalhando com parlendas

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Um, dois, três: a hora e a vez das parlendas

mais ações

Descrição

Este plano tem foco em análise linguística e semiótica. A finalidade é o desenvolvimento da fluência leitora através do trabalho com as parlendas.


Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

 

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Decodificação
  • Fluência de leitura
  • Formação do leitor
  • Segmentação de palavras

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Recitar parlendas junto com o(a) professor(a) com ênfase e ritmo (fluência leitora), favorecendo a memorização que possibilita a realização de leitura de ajuste e a formação de um repertório de palavras.

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Este plano tem foco em análise linguística e semiótica. A finalidade é o desenvolvimento da fluência leitora através do trabalho com as parlendas.

Dificuldades antecipadas: As crianças podem demonstrar desconhecimento de algumas parlendas; dificuldade em acompanhar o ritmo das parlendas (fluência leitora); desconhecimento de algumas palavras e de seus significados.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 6 minutos

Vamos assistir a um vídeo do grupo Palavra Cantada com um pot pourri de parlendas. Vamos ver se você conhece alguma delas?

A introdução desta atividade será feita por meio de um vídeo do grupo Palavra Cantada: “Parlendas Ilustradas”, com duração aproximada de 2 minutos e 20 segundos. Acesse o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=cqp4N_Hqxvs

Prepare as crianças para assistirem ao vídeo, motive pedindo que prestem atenção e descubram as parlendas que elas já conhecem durante a apresentação.

Depois de assistirem ao vídeo, converse com as crianças sobre o mesmo. Pergunte:

- Vocês gostaram do vídeo?

- Qual dessas parlendas vocês já conheciam?

- Alguém conhece uma parlenda diferente das que ouvimos? Recite-a para a sala.

Caso você não possa exibir o vídeo, recite para as crianças as parlendas que seriam apresentadas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA