Cartaz com a parlenda
Cartaz contendo a parlenda para impressão
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Um, dois, três: a hora e a vez das parlendas
Por: Claudia Novais Lima
Este plano tem foco em análise linguística e semiótica. A finalidade é o desenvolvimento da fluência leitora através do trabalho com as parlendas.
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
Qualidade com economia de tempo
Tempo previsto: 50 minutos
Este plano tem foco em análise linguística e semiótica. A finalidade é o desenvolvimento da fluência leitora através do trabalho com as parlendas.
Dificuldades antecipadas: As crianças podem demonstrar desconhecimento de algumas parlendas; dificuldade em acompanhar o ritmo das parlendas (fluência leitora); desconhecimento de algumas palavras e de seus significados.
Conversa inicial:
Tempo previsto: 6 minutos
A introdução desta atividade será feita por meio de um vídeo do grupo Palavra Cantada: “Parlendas Ilustradas”, com duração aproximada de 2 minutos e 20 segundos. Acesse o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=cqp4N_Hqxvs
Prepare as crianças para assistirem ao vídeo, motive pedindo que prestem atenção e descubram as parlendas que elas já conhecem durante a apresentação.
Depois de assistirem ao vídeo, converse com as crianças sobre o mesmo. Pergunte:
- Vocês gostaram do vídeo?
- Qual dessas parlendas vocês já conheciam?
- Alguém conhece uma parlenda diferente das que ouvimos? Recite-a para a sala.
Caso você não possa exibir o vídeo, recite para as crianças as parlendas que seriam apresentadas.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).