Plano de Aula

Plano de aula: Trabalhando com parlendas

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Um, dois, três: a hora e a vez das parlendas

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora através do trabalho com as parlendas.

Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, caixas de som, papel metro, tesoura, cola, fita adesiva, cópias dos materiais listados nas orientações.

Vídeo: Palavra Cantada - Pot Pourri Parlendas. Link: https://www.youtube.com/watch?v=cqp4N_Hqxvs Acesso em 27 de julho de 2018.

Dificuldades antecipadas: As crianças podem demonstrar desconhecimento de algumas parlendas; dificuldade em acompanhar o ritmo das parlendas (fluência leitora); desconhecimento de algumas palavras e de seus significados.

Referências sobre o assunto: https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-parlendas-20150212161811.pdf. Acesso em 30 de agosto de 2018.; https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente Acesso em 30 de agosto de 2018.; CHARTIER,A.M.Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique para as crianças o que é uma parlenda. Se necessário Clique aqui para aprofundar um pouco mais no assunto a ser tratado (Texto: O que são parlendas? Caderno de orientações : parlendas - São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011).

Pergunte às crianças:

  • Alguém conhece alguma parlenda?
  • Qual parlenda você conhece?

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA