GEO7_11UND08 - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: A Caatinga, biodiversidade e sociedade
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano está previsto para ser realizado em três aulas de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE11 de Geografia, que consta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Para este plano, pretende-se aprofundar a habilidade no que diz respeito à caracterização da biodiversidade da caatinga, compreendendo as estratégias de sobrevivência de alguns exemplos de fauna e flora bem como das comunidades humanas que aí vivem e buscam seu sustento em conformidade com as características do bioma.
A proposta pode ser ampliada com a exploração de outros planos de aula que discutem os domínios morfoclimáticos do Brasil, que pode ser acessado aqui.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à BNCC da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
projetor, computadores, tablets ou smartphones.
Recursos educacionais digitais:
computadores ou tablets com acesso à internet para uso da IA.
Materiais diversos:
cópias das atividades.
- Imagens:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ykFKFGwbcZBXdsnWXmYp7U375cqabWRdxQHSyHBCuwPjRTmNZhfTqzTHNWr6/plano-5937-geo7-11und08-imagens.pdf
- Texto de apoio:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v2H4yGERBbgKW33hXhBG6bFBAWhCfa3sXMaABsqKumHWTyt3xBqAABQ8XrYs/plano-5937-geo7-11und08-texto-de-auxilio.pdf
- Jogo:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/temRUuxh3v2q9z9cfu3vfvzRvSRz422d6ygW2f4t3fAKnKwNNd2SVEVkRDNP/plano-5937-geo7-11und08-jogo.pdf
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Caatinga.
- Biodiversidade.
- Mudanças climáticas.
- Impactos ambientais.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar as principais características da caatinga.
- Compreender a adaptação da vida e das atividades humanas na caatinga.
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
10. Responsabilidade e cidadania
Acesse
- TERRA NEGRA. Caatinga EXPLICADA! Nunca mais erre ao dizer que ela é pobre. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KlU9zuJ3L6w. Acesso em: 10 de ago de 2025.
- SAMPAIO, Yoni; BATISTA, José Edmilson. Desenvolvimento regional e pressões antrópicas no bioma caatinga. Disponível em http://www.mma.gov.br/estruturas/chm/_arquivos/parte4_2caa.pdf. Acesso em: 10 de agosto de 2025.
- SUZUKI, Natália. Caatinga é um dos biomas mais ameaçados do planeta. Disponível em: https://reporterbrasil.org.br/2006/04/caatinga-e-um-dos-biomas-mais-ameacados-do-planeta/. Acesso em: 10 de agosto de 2025.
Bibliografia
- AB'SÁBER, Aziz Nacib. Domínios morfoclimáticos e províncias fitogeográficas do Brasil. Orientação, São Paulo, n. 3, p. 45-48, 1967. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001346202. Acesso em: 3 ago. 2025.
- NOVA ESCOLA. 10 ideias para “Desenvolver a educação climática em sala de aula”. Disponível em: https://novaescola.org.br/tag/1574/mudancas-climaticas/. Acesso em: 28 de julho de 2025.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 150 minutos.
A primeira aula deste plano, objetiva explorar as características do bioma caatinga, que ocorre, principalmente, no chamado sertão nordestino. Na contextualização para esse trabalho, é importante que os estudantes compreendam que esse é o ambiente semiárido de maior biodiversidade do mundo, além de ser um bioma único, apenas encontrado no Brasil. Apesar da aparente falta de vida, ali se encontram inúmeros animais e vegetais, cada qual com suas estratégias de adaptação aos períodos de seca.
A partir dessas discussões, a segunda aula objetiva reconhecer que esse ambiente também é o lugar de morada de muitas comunidades tradicionais, conhecidas como catingueiras. São vaqueiros, indígenas, quilombolas, comunidades de fundo de pasto, entre outros, que aprenderam a conviver com a caatinga e as suas particularidades. Com toda essa diversidade, a caatinga é um dos biomas mais fragilizados do Brasil, com 50% de sua área devastada. Os efeitos da seca são agravados pelo mau manejo da terra na pecuária extensiva, a apropriação dos cursos de água pelos latifundiários e a ação das carvoarias clandestinas.
Por fim, na terceira aula, por meio de um jogo, os estudantes são convidados a desbravar a caatinga, sistematizando importantes compreensões sobre o bioma em questão.
Se você vive em área de caatinga, peça para os alunos descreverem a paisagem do lugar onde vivem, como é a vegetação, quais animais conhecem, como vivem as pessoas, quais atividades elas desempenham para sobreviver e quais dificuldades enfrentam. Caso não possa projetar os slides, imprima as imagens e use o quadro. Você ainda pode usar imagens similares disponíveis no livro didático que usa.
Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 50 minutos.
Inicie a aula dialogando com a turma sobre o tema que será trabalhado e aproveite o momento para o levantamento de conhecimentos prévios sobre o bioma da caatinga.
- O que vocês já ouviram falar sobre a caatinga?
- Quais características conhecem desse bioma?
Informe que, nesta aula, vocês aprofundarão o estudo sobre as características da vida na caatinga e sobre como as plantas e os animais conseguem viver nesse ambiente, que é o semiárido mais biodiverso do planeta. Pergunte se os alunos conhecem algum povo que vive em um ambiente seco e explique que na caatinga também vivem pessoas.
Projete as imagens abaixo. Explique aos alunos que conhecerão dois exemplos de espécies vegetais típicas da caatinga.
- Vocês conhecem esses vegetais?
- Quais características percebem de diferente neles de outras árvores que vocês conhecem?
A primeira imagem se trata de um umbuzeiro ou imbuzeiro, árvore de médio porte cujos frutos são usados na produção de polpas e geleias. A segunda imagem é uma representação de um mandacaru, uma espécie de cacto que possui folhas convertidas em espinhos.
Siga o mesmo procedimento para apresentar, agora, dois animais que são típicos desse ambiente.
- Vocês conhecem esses animais?
- Quais semelhanças e diferenças eles possuem?
O tatu-bola é hoje um animal em extinção devido à caça e à destruição do seu habitat. Ele possui hábitos noturnos a fim de evitar o calor durante o dia e, no período da seca, a alimentação se resume à insetos. O sapo cururu também tem hábitos noturnos pelo mesmo motivo que o tatu-bola.
Organize uma lista coletiva no quadro, discutindo com os estudantes quais as principais características da caatinga e quais adaptações foram necessárias para garantir a sobrevivência das espécies nesse ambiente. Não antecipe conclusões, apenas colete as ideias compartilhadas pela turma.
Após a discussão sobre o umbuzeiro, o mandacaru, o tatu-bola e o sapo cururu, peça aos alunos para, em grupos, usarem a IA para gerar um mapa de características da caatinga. Eles podem criar comandos como:
• Quais são as adaptações de plantas e animais para viver em um ambiente com pouca água?
• Liste as características do umbuzeiro e do mandacaru.
• Como o tatu-bola e o sapo cururu sobrevivem ao calor e à seca?
• Quais são as plantas características da caatinga? O que elas possuem em comum?
• Quais são os animais característicos da caatinga? O que eles possuem em comum?
Oriente os alunos sobre a escolha da ferramenta de IA que será explorada, sobre os recursos disponíveis e sobre a criação dos prompts para que consigam as informações necessárias para compor a atividade.
Incentive-os a não aceitarem a primeira resposta da IA como verdade absoluta. A melhor estratégia é ensiná-los a buscar a mesma informação em pelo menos duas outras fontes confiáveis e independentes. Peça que comparem os dados e verifiquem se há inconsistências. É fundamental que questionem: de onde essa informação veio? Ou quem disse isso?
A IA pode listar características adicionais e explicar o porquê de certas adaptações. O sapo cururu, por exemplo, diferente de outros anfíbios, possui a pele seca e está adaptado ao ambiente terrestre, não possuindo membranas entre os dedos, que facilitam a movimentação na água. No caso dos vegetais apresentados, o exemplo pode ser o umbuzeiro, que é uma árvore de médio porte cujas raízes possuem adaptação aos períodos de seca prolongados. Conhecidos como xilopódios, essas raízes possuem a capacidade de armazenar água, formando “batatas” que servem como reservatórios. Outro exemplo é o mandacaru, uma espécie de cacto, que possui folhas convertidas em espinhos. Dessa forma, evapora menos água para o ambiente, já que é a partir das folhas que a planta faz suas trocas gasosas. Diferente do umbuzeiro, o mandacaru não armazena água nas raízes, mas no seu caule, verde e suculento.
Caso não seja possível utilizar a IA no momento da aula, oriente para que a pesquisa seja feita em casa para compartilhamento posterior. Nesse caso, oriente os alunos sobre a escolha da ferramenta de IA, sobre os comandos para pesquisa e sobre a importância de analisar e qualificar as informações. Informe que esses registros serão retomados na próxima aula. Além disso, considere a possibilidade de ampliar as discussões, incluindo problematizações:
- Como lidar caso a IA dê respostas inadequadas?
- Como saber quais prompts são mais ou menos eficazes?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO