Plano de Aula

Plano de aula: A Caatinga, biodiversidade e sociedade

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Para este plano, pretende-se aprofundar a habilidade no que diz respeito à caracterização da biodiversidade da caatinga, compreendendo as estratégias de sobrevivência de alguns exemplos de fauna e flora bem como das comunidades humanas que aí vivem e buscam seu sustento em conformidade com as características do bioma.

Materiais necessários: Projetor, cópias da atividade, caderno e lápis.

Material complementar:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZE2UCFRKHWqbewCk6PMEsmRWPeMPgg8xzaUFXTbC33xYUagV8YQR4bwECvn9/geo7-11und08-imagens.pdf

Texto de auxílio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/psDQnyc7qXPvmyRHNh7yx8sMjgqhvUcBPYkVB7y65J77YdzQWU6J98BmNA3b/geo7-11und08-texto-de-auxilio.pdf

Jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DJevF2rYQG4ey4t7N2fZtPA476dru5dAPfRh8HsBVmXSJNy6nxZpBnkkkFem/geo7-11und08-jogo.pdf

Para você saber mais:

A caatinga, um bioma que ocorre, principalmente, no chamado sertão nordestino, é o ambiente semiárido de maior biodiversidade do mundo, além de ser um bioma único, apenas encontrado no Brasil. Apesar da sua aparente falta de vida, ali se encontra inúmeras formas de vida vegetal e animal, cada qual com suas estratégias de adaptação aos períodos de seca. Esse ambiente também é o lugar de morada de muitas comunidades tradicionais, conhecidos por caatingueiros, são vaqueiros, indígenas, quilombolas, comunidades de fundo de pasto, entre outros, que aprenderam a conviver com a caatinga e as suas particularidades.

A caatinga é um dos biomas mais fragilizados do Brasil, com 50% de sua área devastada. Os efeitos da seca são agravados pelo mau manejo da terra na pecuária extensiva, a apropriação dos cursos de água pelos latifundiários e a ação das carvoarias clandestinas.

Documentário sobre a biodiversidade da caatinga:

CAATINGA, vegetação/adaptação - Caatinga [#02]. 2018 (22min03seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KlU9zuJ3L6w >. Acesso em: 10 fev. 2019.

Artigos sobre impactos na Caatinga:

SAMPAIO, Yoni; BATISTA, José Edmilson. Desenvolvimento regional e pressões antrópicas no bioma caatinga. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em <http://www.mma.gov.br/estruturas/chm/_arquivos/parte4_2caa.pdf >. Acesso em: 10 fev. 2019.

SUZUKI, Natália. Caatinga é um dos biomas mais ameaçados do planeta. Repórter Brasil, 28/04/2006. Disponível em: <https://reporterbrasil.org.br/2006/04/caatinga-e-um-dos-biomas-mais-ameacados-do-planeta/ >. Acesso em: 10 fev. 2019.

Contextos prévios: É recomendável que os alunos tenham estudado o plano GEO7_11UND05.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema para os alunos, informe que nesta aula, vocês aprofundarão o estudo sobre as características da vida na caatinga, como as plantas e os animais conseguem viver nesse ambiente, que é o ambiente semiárido mais biodiverso do planeta. Pergunte se os alunos conhecem algum povo que vive em um ambiente seco, explique que na caatinga também vivem pessoas.

Como adequar à sua realidade: Se você vive em área de caatinga, peça para os alunos descreverem a paisagem do lugar onde vivem, como é a vegetação, que animais eles conhecem, como vivem as pessoas, que atividades elas desempenham para sobreviver, e que dificuldades enfrentam. Caso não possa projetar os slides, use o quadro e imprima as imagens, você ainda pode usar imagens similares disponíveis no livro didático que você usa.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados