Plano de Aula

Plano de aula: A Caatinga, biodiversidade e sociedade

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil

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Descrição

Este plano está previsto para ser realizado em três aulas de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE11 de Geografia, que consta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Para este plano, pretende-se aprofundar a habilidade no que diz respeito à caracterização da biodiversidade da caatinga, compreendendo as estratégias de sobrevivência de alguns exemplos de fauna e flora bem como das comunidades humanas que aí vivem e buscam seu sustento em conformidade com as características do bioma.

A proposta pode ser ampliada com a exploração de outros planos de aula que discutem os domínios morfoclimáticos do Brasil, que pode ser acessado aqui.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à BNCC da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

projetor, computadores, tablets ou smartphones.

Recursos educacionais digitais:
computadores ou tablets com acesso à internet para uso da IA.

Materiais diversos:
cópias das atividades.

- Imagens:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ykFKFGwbcZBXdsnWXmYp7U375cqabWRdxQHSyHBCuwPjRTmNZhfTqzTHNWr6/plano-5937-geo7-11und08-imagens.pdf

- Texto de apoio:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v2H4yGERBbgKW33hXhBG6bFBAWhCfa3sXMaABsqKumHWTyt3xBqAABQ8XrYs/plano-5937-geo7-11und08-texto-de-auxilio.pdf

- Jogo:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/temRUuxh3v2q9z9cfu3vfvzRvSRz422d6ygW2f4t3fAKnKwNNd2SVEVkRDNP/plano-5937-geo7-11und08-jogo.pdf

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Caatinga.

  • Biodiversidade.

  • Mudanças climáticas.

  • Impactos ambientais.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar as principais características da caatinga.

  • Compreender a adaptação da vida e das atividades humanas na caatinga.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

10. Responsabilidade e cidadania

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Acesse

Bibliografia

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Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 150 minutos.

A primeira aula deste plano, objetiva explorar as características do bioma caatinga, que ocorre, principalmente, no chamado sertão nordestino. Na contextualização para esse trabalho, é importante que os estudantes compreendam que esse é o ambiente semiárido de maior biodiversidade do mundo, além de ser um bioma único, apenas encontrado no Brasil. Apesar da aparente falta de vida, ali se encontram inúmeros animais e vegetais, cada qual com suas estratégias de adaptação aos períodos de seca.

A partir dessas discussões, a segunda aula objetiva reconhecer que esse ambiente também é o lugar de morada de muitas comunidades tradicionais, conhecidas como catingueiras. São vaqueiros, indígenas, quilombolas, comunidades de fundo de pasto, entre outros, que aprenderam a conviver com a caatinga e as suas particularidades. Com toda essa diversidade, a caatinga é um dos biomas mais fragilizados do Brasil, com 50% de sua área devastada. Os efeitos da seca são agravados pelo mau manejo da terra na pecuária extensiva, a apropriação dos cursos de água pelos latifundiários e a ação das carvoarias clandestinas.

Por fim, na terceira aula, por meio de um jogo, os estudantes são convidados a desbravar a caatinga, sistematizando importantes compreensões sobre o bioma em questão.

Se você vive em área de caatinga, peça para os alunos descreverem a paisagem do lugar onde vivem, como é a vegetação, quais animais conhecem, como vivem as pessoas, quais atividades elas desempenham para sobreviver e quais dificuldades enfrentam. Caso não possa projetar os slides, imprima as imagens e use o quadro. Você ainda pode usar imagens similares disponíveis no livro didático que usa.

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 50 minutos.

Inicie a aula dialogando com a turma sobre o tema que será trabalhado e aproveite o momento para o levantamento de conhecimentos prévios sobre o bioma da caatinga.

- O que vocês já ouviram falar sobre a caatinga?

- Quais características conhecem desse bioma?

Informe que, nesta aula, vocês aprofundarão o estudo sobre as características da vida na caatinga e sobre como as plantas e os animais conseguem viver nesse ambiente, que é o semiárido mais biodiverso do planeta. Pergunte se os alunos conhecem algum povo que vive em um ambiente seco e explique que na caatinga também vivem pessoas.

Projete as imagens abaixo. Explique aos alunos que conhecerão dois exemplos de espécies vegetais típicas da caatinga.

Ilustração de um Umbuzeiro e de um Mandacaru
Crédito: Rafael Martins da Costa

- Vocês conhecem esses vegetais?

- Quais características percebem de diferente neles de outras árvores que vocês conhecem?

A primeira imagem se trata de um umbuzeiro ou imbuzeiro, árvore de médio porte cujos frutos são usados na produção de polpas e geleias. A segunda imagem é uma representação de um mandacaru, uma espécie de cacto que possui folhas convertidas em espinhos.

Siga o mesmo procedimento para apresentar, agora, dois animais que são típicos desse ambiente.

Ilustração do Tatu-bola e do Sapo cururu
Crédito: Rafael Martins da Costa

- Vocês conhecem esses animais?

- Quais semelhanças e diferenças eles possuem?

O tatu-bola é hoje um animal em extinção devido à caça e à destruição do seu habitat. Ele possui hábitos noturnos a fim de evitar o calor durante o dia e, no período da seca, a alimentação se resume à insetos. O sapo cururu também tem hábitos noturnos pelo mesmo motivo que o tatu-bola.

Organize uma lista coletiva no quadro, discutindo com os estudantes quais as principais características da caatinga e quais adaptações foram necessárias para garantir a sobrevivência das espécies nesse ambiente. Não antecipe conclusões, apenas colete as ideias compartilhadas pela turma.

Após a discussão sobre o umbuzeiro, o mandacaru, o tatu-bola e o sapo cururu, peça aos alunos para, em grupos, usarem a IA para gerar um mapa de características da caatinga. Eles podem criar comandos como:

• Quais são as adaptações de plantas e animais para viver em um ambiente com pouca água?

• Liste as características do umbuzeiro e do mandacaru.

• Como o tatu-bola e o sapo cururu sobrevivem ao calor e à seca?

• Quais são as plantas características da caatinga? O que elas possuem em comum?

• Quais são os animais característicos da caatinga? O que eles possuem em comum?

Oriente os alunos sobre a escolha da ferramenta de IA que será explorada, sobre os recursos disponíveis e sobre a criação dos prompts para que consigam as informações necessárias para compor a atividade.

Incentive-os a não aceitarem a primeira resposta da IA como verdade absoluta. A melhor estratégia é ensiná-los a buscar a mesma informação em pelo menos duas outras fontes confiáveis e independentes. Peça que comparem os dados e verifiquem se há inconsistências. É fundamental que questionem: de onde essa informação veio? Ou quem disse isso?

A IA pode listar características adicionais e explicar o porquê de certas adaptações. O sapo cururu, por exemplo, diferente de outros anfíbios, possui a pele seca e está adaptado ao ambiente terrestre, não possuindo membranas entre os dedos, que facilitam a movimentação na água. No caso dos vegetais apresentados, o exemplo pode ser o umbuzeiro, que é uma árvore de médio porte cujas raízes possuem adaptação aos períodos de seca prolongados. Conhecidos como xilopódios, essas raízes possuem a capacidade de armazenar água, formando “batatas” que servem como reservatórios. Outro exemplo é o mandacaru, uma espécie de cacto, que possui folhas convertidas em espinhos. Dessa forma, evapora menos água para o ambiente, já que é a partir das folhas que a planta faz suas trocas gasosas. Diferente do umbuzeiro, o mandacaru não armazena água nas raízes, mas no seu caule, verde e suculento.

Caso não seja possível utilizar a IA no momento da aula, oriente para que a pesquisa seja feita em casa para compartilhamento posterior. Nesse caso, oriente os alunos sobre a escolha da ferramenta de IA, sobre os comandos para pesquisa e sobre a importância de analisar e qualificar as informações. Informe que esses registros serão retomados na próxima aula. Além disso, considere a possibilidade de ampliar as discussões, incluindo problematizações:

- Como lidar caso a IA dê respostas inadequadas?

- Como saber quais prompts são mais ou menos eficazes?

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