Plano de Aula

Plano de aula: A Mata de Araucária

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a conhecer a Mata de Araucária através de suas características físicas, o clima a que está ligada e a sua área de ocorrência, além de compreender como se deu a ocupação humana nessa área, historicamente.

Materiais necessários: Projetor, folhas impressas de texto, folhas para desenho, caderno, lápis, cola.

Material complementar:

Para você saber mais:

Documentários sobre Araucárias no youtube:

Araucária (filme completo). 2014. (26m19s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rRc889dmWWo>. Acesso em: 29 jan. 2019.

Documentário completo_floresta de araucárias. 2017. (13m36s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=J36OD2m--NE&t=34s>. Acesso em: 29 jan. 2019.

ALVES, Evandro. Cerrado em quadrinhos: experiências e contribuições para o ensino de Geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia) UFMG, Belo Horizonte - MG. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/IGCC-9NZTAZ>. Acesso em: 20 jan. 2019.

CHERUBINI, Iris Cristina Barbosa. Leitura de quadrinhos e charges: recurso metodológico em sala de aula. Brasil Escola. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/leitura-quadrinhos-charges-recurso-metodologico-sala-aula.htm>. Acesso em: 20 jan. 2019.

DORNELLES, Soraia S. De Coroados a Kaingang: as experiências vividas pelos indígenas no contexto de imigração alemã e italiana no Rio Grande do Sul do século XIX e início do XX. Dissertação (Mestrado em História), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Porto Alegre - RS, 2011.

Contexto prévio: Como a Mata de Araucária está inserida no bioma Mata Atlântica, é interessante já haverem estudado este assunto.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete as imagens, pergunte aos alunos se conhecem aquela árvore. Explique que a imagem do lado direito é uma folha dessa árvore. Se disserem que não, pergunte com que árvore conhecida ela se parece. E a folha, que formato ela tem? Se disserem que se parece com um pinheiro. Indague sobre em que tipo de clima encontramos pinheiros? São típicos do Brasil? Se os alunos disserem que conhecem, pergunte o que sabem. Ela dá algum fruto? Já comeram?

Ao fim, explique que a árvore se chama Araucária e nesta aula a estudaremos.

Caso não possa projetar as imagens, as imprima. Você ainda pode usar alguma do livro que você tenha disponível na escola.

Material complementar

As imagens estão disponíveis para impressão em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s8YRVQPycaH9mUhj2ZgrD5kxuknZUFPyUSdJQ2ZESb5Cmhq6VfXx7hpk7WxD/geo7-11und06-fotos-araucaria.pdf

Como adequar à sua realidade: Se você vive em área de Mata de Araucárias, aproveite o conhecimento dos alunos sobre a árvore. Leve uma folha ou um fruto para a sala de aula.

Para você saber mais:

A araucária pode receber outras denominações no território brasileiro, tais como Pinheiro-do-paraná, Curi, Pinheiro-brasileiro, Pinheiro-caiová, Pinheiro-das-missões e Pinheiro-são-josé.

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