Atividade para impressão - LPO1_01SQA05
Plano de Aula
Plano de aula: Relacionar a pauta sonora à grafia de uma cantiga
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção
Por: Nadia Camargo
Descrição
Esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística / semiótica (alfabetização).
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablets ou Celular com acesso à Internet, projetor. - Recursos Educacionais Digitais:
Vídeo da música A casa
Jogo: Letra lacunada: https://learningapps.org/37794758 - Materiais diversos:
Texto da canção impresso (um para cada criança), aparelho de som, áudio da cantiga escolhida, lápis grafite, borracha. Sugestão de canção: “A casa” - Vinícius de Moraes e Toquinho.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Forma de composição de textos poéticos
Prática de Linguagem
- Análise Linguística/Semiótica (alfabetização)
Objetivos de aprendizagem
- Acompanhar, através da leitura, uma canção tocada. Ouvir com atenção e identificar uma determinada palavra quando, vez ou outra, a música for interrompida pelo professor. Encontrar a palavra adequada para completar a letra da canção.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Bibliografia
- FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 p. 11-26, Jul-Dez 2017. LEAL.;T.F.;MELO.;K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental (org) BARBOSA.;M.L.F.F.;SOUZA.;I.P. Belo Horizonte: Autêntica,2006.
- FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FDE). Ler e Escrever: Guia de planejamento e orientações didáticas - Professor Alfabetizador - 1º ano. Disponível em: https://lereescrever.fde.sp.gov.br/Handler/ExibImagem.ashx?isnsaj=399&arq=S. Acesso em: 2 dez. 2024.
- Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente. Tadeu Breda. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 12 de Agosto de 2018.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 60 min
Esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística / semiótica (alfabetização).
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
Organização do espaço: Se possível realize a atividade dessa aula em um espaço diferente da sala de aula, local com o menor ruído externo possível, para não haver interferência de outros barulhos e que a turma possa sentar-se confortavelmente e os grupos fiquem um pouco mais distantes uns dos outros.
Dificuldades antecipadas: Acompanhar a música tocada com atenção. Alunos que se encontram no processo inicial de compreensão da leitura e escrita provavelmente farão a leitura globalmente, tendo dificuldade em reconhecer a palavra como unidade e identificar a palavra ouvida.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 min
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações: As crianças deverão ser organizadas em suas mesas.
É importante que as crianças conheçam a música de memória. Para que os alunos conheçam a música de memória ela deverá ser trabalhada em diferentes momentos nos quais as crianças cantem, dancem e brinquem com a letra da música.
Para esta atividade sugerimos a música “A casa” de Vinícius de Moraes e Toquinho.
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações: Prepare um cartaz com a letra da música A casa. Pergunte se alguém sabe que letra é. Pergunte sobre quais pistas o texto oferece para que possamos descobrir de que texto se trata. Deixe que as crianças falem. Faça as intervenções necessárias para que descubram a música.
Diga que você colocará a música para tocar e que todos deverão acompanhar as palavras faladas no cartaz.
- Primeiro vocês farão o acompanhamento no cartaz a fim de que todos compreendam a comanda da atividade.
Você pode fixar o cartaz com a letra da música na lousa ou projetá-lo com o auxílio de um data-show.
Diga que eles deverão ouvir a música atentamente para acompanhar a leitura do cartaz junto com você.
Coloque a música para tocar e vá apontando palavra por palavra no cartaz, acompanhando a música.
Vídeo da música A casa
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA