Plano de aula: Relacionar a pauta sonora à grafia de uma cantiga

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção

Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: Texto da canção impresso (um para cada criança), aparelho de som, áudio da cantiga escolhida, lápis grafite, borracha. Sugestão de canção: “A casa” - Vinícius de Moraes e Toquinho.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Acompanhar a música tocada com atenção. Alunos que se encontram no processo inicial de compreensão da leitura e escrita provavelmente farão a leitura globalmente, tendo dificuldade em reconhecer a palavra como unidade e identificar a palavra ouvida.

Referências sobre o assunto: FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 p. 11-26, Jul-Dez 2017. LEAL.;T.F.;MELO.;K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental (org)BARBOSA,;M.L.F.F.;SOUZA.;I.P. Belo Horizonte: Autêntica,2006.

SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Programa Ler e Escrever Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 1o ano. 4. ed. rev. e atual. - São Paulo: FDE, 2014. p. 84-89 (Disponível em http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf. Acesso em 15/11/2018).

Tema da aula

Orientações:

• As crianças deverão ser organizadas em suas mesas.
  • Cada uma deverá receber a letra da música impressa.
  • É importante que as crianças conheçam a música de memória. Para que os alunos conheçam a música de memória ela deverá ser trabalhada em diferentes momentos nos quais as crianças cantem, dancem e brinquem com a letra da música.
  • Para esta atividade sugerimos a música “A casa” de Vinícius de Moraes e Toquinho. Para imprimir a letra clique no link: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/casa

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA