Atividade para impressão - LPO1_01SQA05
Plano de Aula
Plano de aula: Relacionar a pauta sonora à grafia de uma cantiga
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção
Por: Nadia Camargo
Descrição
Esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística / semiótica (alfabetização).
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablets ou Celular com acesso à Internet, projetor. - Recursos Educacionais Digitais:
Vídeo da música A casa
Jogo: Letra lacunada: https://learningapps.org/37794758 - Materiais diversos:
Texto da canção impresso (um para cada criança), aparelho de som, áudio da cantiga escolhida, lápis grafite, borracha. Sugestão de canção: “A casa” - Vinícius de Moraes e Toquinho.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Forma de composição de textos poéticos
Prática de Linguagem
- Análise Linguística/Semiótica (alfabetização)
Objetivos de aprendizagem
- Acompanhar, através da leitura, uma canção tocada. Ouvir com atenção e identificar uma determinada palavra quando, vez ou outra, a música for interrompida pelo professor. Encontrar a palavra adequada para completar a letra da canção.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 60 min
Esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística / semiótica (alfabetização).
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
Organização do espaço: Se possível realize a atividade dessa aula em um espaço diferente da sala de aula, local com o menor ruído externo possível, para não haver interferência de outros barulhos e que a turma possa sentar-se confortavelmente e os grupos fiquem um pouco mais distantes uns dos outros.
Dificuldades antecipadas: Acompanhar a música tocada com atenção. Alunos que se encontram no processo inicial de compreensão da leitura e escrita provavelmente farão a leitura globalmente, tendo dificuldade em reconhecer a palavra como unidade e identificar a palavra ouvida.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 min
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações: As crianças deverão ser organizadas em suas mesas.
É importante que as crianças conheçam a música de memória. Para que os alunos conheçam a música de memória ela deverá ser trabalhada em diferentes momentos nos quais as crianças cantem, dancem e brinquem com a letra da música.
Para esta atividade sugerimos a música “A casa” de Vinícius de Moraes e Toquinho.
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações: Prepare um cartaz com a letra da música A casa. Pergunte se alguém sabe que letra é. Pergunte sobre quais pistas o texto oferece para que possamos descobrir de que texto se trata. Deixe que as crianças falem. Faça as intervenções necessárias para que descubram a música.
Diga que você colocará a música para tocar e que todos deverão acompanhar as palavras faladas no cartaz.
- Primeiro vocês farão o acompanhamento no cartaz a fim de que todos compreendam a comanda da atividade.
Você pode fixar o cartaz com a letra da música na lousa ou projetá-lo com o auxílio de um data-show.
Diga que eles deverão ouvir a música atentamente para acompanhar a leitura do cartaz junto com você.
Coloque a música para tocar e vá apontando palavra por palavra no cartaz, acompanhando a música.
Vídeo da música A casa
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA