Plano de Aula

Plano de aula: Relacionar a pauta sonora à grafia de uma cantiga

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção

mais ações

Descrição

Esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística / semiótica (alfabetização).

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablets ou Celular com acesso à Internet, projetor.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Vídeo da música A casa

    Jogo: Letra lacunada: https://learningapps.org/37794758

  • Materiais diversos:
    Texto da canção impresso (um para cada criança), aparelho de som, áudio da cantiga escolhida, lápis grafite, borracha. Sugestão de canção: “A casa” - Vinícius de Moraes e Toquinho.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Forma de composição de textos poéticos

Prática de Linguagem

  • Análise Linguística/Semiótica (alfabetização)

Objetivos de aprendizagem

  • Acompanhar, através da leitura, uma canção tocada. Ouvir com atenção e identificar uma determinada palavra quando, vez ou outra, a música for interrompida pelo professor. Encontrar a palavra adequada para completar a letra da canção.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 min

Esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística / semiótica (alfabetização).

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Organização do espaço: Se possível realize a atividade dessa aula em um espaço diferente da sala de aula, local com o menor ruído externo possível, para não haver interferência de outros barulhos e que a turma possa sentar-se confortavelmente e os grupos fiquem um pouco mais distantes uns dos outros.

Dificuldades antecipadas: Acompanhar a música tocada com atenção. Alunos que se encontram no processo inicial de compreensão da leitura e escrita provavelmente farão a leitura globalmente, tendo dificuldade em reconhecer a palavra como unidade e identificar a palavra ouvida.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 min

Acompanhar uma música tocada

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações: As crianças deverão ser organizadas em suas mesas.

É importante que as crianças conheçam a música de memória. Para que os alunos conheçam a música de memória ela deverá ser trabalhada em diferentes momentos nos quais as crianças cantem, dancem e brinquem com a letra da música.

Para esta atividade sugerimos a música “A casa” de Vinícius de Moraes e Toquinho.

A casa. Vinícius de Moraes e Toquinho.

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações: Prepare um cartaz com a letra da música A casa. Pergunte se alguém sabe que letra é. Pergunte sobre quais pistas o texto oferece para que possamos descobrir de que texto se trata. Deixe que as crianças falem. Faça as intervenções necessárias para que descubram a música.

Diga que você colocará a música para tocar e que todos deverão acompanhar as palavras faladas no cartaz.

- Primeiro vocês farão o acompanhamento no cartaz a fim de que todos compreendam a comanda da atividade.

Você pode fixar o cartaz com a letra da música na lousa ou projetá-lo com o auxílio de um data-show.

Diga que eles deverão ouvir a música atentamente para acompanhar a leitura do cartaz junto com você.

Coloque a música para tocar e vá apontando palavra por palavra no cartaz, acompanhando a música.

Vídeo da música A casa

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados