Atividade para impressão - LPO1_01SQA05
Plano de Aula
Plano de aula: Relacionar a pauta sonora à grafia de uma cantiga
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica (alfabetização).
Materiais necessários: Texto da canção impresso (um para cada criança), aparelho de som, áudio da cantiga escolhida, lápis grafite, borracha. Sugestão de canção: “A casa” - Vinícius de Moraes e Toquinho.
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
Dificuldades antecipadas: Acompanhar a música tocada com atenção. Alunos que se encontram no processo inicial de compreensão da leitura e escrita provavelmente farão a leitura globalmente, tendo dificuldade em reconhecer a palavra como unidade e identificar a palavra ouvida.
Referências sobre o assunto: FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 p. 11-26, Jul-Dez 2017. LEAL.;T.F.;MELO.;K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental (org)BARBOSA,;M.L.F.F.;SOUZA.;I.P. Belo Horizonte: Autêntica,2006.
SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Programa Ler e Escrever Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 1o ano. 4. ed. rev. e atual. - São Paulo: FDE, 2014. p. 84-89 (Disponível em http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf. Acesso em 15/11/2018).
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- As crianças deverão ser organizadas em suas mesas.
- Cada uma deverá receber a letra da música impressa.
- É importante que as crianças conheçam a música de memória. Para que os alunos conheçam a música de memória ela deverá ser trabalhada em diferentes momentos nos quais as crianças cantem, dancem e brinquem com a letra da música.
- Para esta atividade sugerimos a música “A casa” de Vinícius de Moraes e Toquinho. Para imprimir a letra clique no link: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/casa
Introdução
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
- Diga que o texto escrito que você entregou é a letra de uma canção que eles já conhecem. Pergunte se alguém sabe que letra é. Pergunte sobre quais pistas o texto oferece para que possamos descobrir de que texto se trata. Deixe que as crianças falem. Faça as intervenções necessárias para que descubram a música.
- Diga que você colocará a música para tocar e que todos deverão acompanhar as palavras faladas com o dedo no texto impresso. Primeiro vocês farão o acompanhamento no cartaz a fim de que todos compreendam a comanda da atividade. Você pode fixar o cartaz com a letra da música na lousa ou projetá-lo com o auxílio de um data-show.
- Diga que eles deverão ouvir a música atentamente a acompanhar a leitura do cartaz junto com você.
- Coloque a música para tocar e vá apontando palavra por palavra no cartaz, acompanhando a música.
- Texto disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/casa
.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Diga que agora cada um deverá acompanhar a música tocada na sua própria folha. Pergunte se sabem identificar qual palavra do texto inicia a canção (o objetivo é que saibam que a letra não começa no título). Peça para que numerem os versos da canção (isso poderá facilitar a localização das palavras solicitadas). Coloque a música para tocar e circule pela sala para observar como as crianças estão se saindo nesse acompanhamento.
- Diga que você irá colocar a canção uma segunda vez. Explique aos alunos que, agora, você irá parar a música algumas vezes e, quando você parar, a última palavra cantada deverá ser circulada na folha. Faça um exemplo no cartaz para que todos compreendam o que você está propondo. Coloque a música para tocar e pause na palavra ‘ENGRAÇADA’. Pergunte aos alunos: “Qual foi a última palavra cantada antes de eu parar a música?”, provavelmente eles dirão a palavra ‘engraçada’. Pergunte: “Onde está esta palavra no texto? Como vocês sabem?”. A ideia é que concluam que, se estiverem acompanhando a música com o dedo palavra por palavra, ficará mais fácil encontrá-la ao pausar a canção. Circule então a palavra ‘engraçada’ no cartaz. Diga que é isso que eles deverão fazer todas as vezes que você parar a música.
- Coloque a música e pare na palavra ‘TETO’. Pergunte aos alunos: “Em qual palavra eu pausei a música? Com que letra começa? Que letra termina? Todos conseguiram encontrar? Vamos circular a palavra TETO?”. Circule pela sala verificando o desempenho das crianças na atividade. Caso algum aluno esteja com muita dificuldade, procure ajudá-lo relendo a parte que foi tocada, perguntando sobre a letra inicial e final da palavra. Uma outra possibilidade é colocar esse aluno em dupla com outro que tenha um conhecimento um pouco maior sobre o sistema de escrita.
- Continue com a atividade. Como sugestão você poderá parar nas seguintes palavras: TETO, CHÃO, CASA, REDE, PAREDE, PIPI, PENICO, ESMERO, BOBOS, ZERO.
- Pause a canção em mais ou menos palavras de acordo com o desempenho e disposição da turma.
- Caso note que está muito difícil para a maioria dos alunos, opte por realizar a atividade de forma coletiva.
Fechamento
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Exponha novamente o cartaz com a letra da canção.
- Leia verso por verso perguntando qual palavra de cada verso foi circulada e circule as palavras no cartaz para ficar igual ao texto das crianças.
- Esclareça eventuais dúvidas sobre as palavras que deveriam ter sido circuladas.
- Coloque a música para tocar uma última vez e peça para que acompanhem em suas folhas.
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações. Se possível, disponibilize impressos da letra da canção na escola, para que as famílias possam retirá-los.
- Opcional: canal para aulas online, como o Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio ou vídeo dirigido às crianças e às famílias, explicando que hoje é dia de leitura. Envie a letra da canção A casa, de Vinicius de Moraes e Toquinho (letra bastão maiúscula e diagramação correta) por WhatsApp ou oriente os alunos a pegarem a letra impressa que foi disponibilizada na escola. Envie um vídeo, gravado antecipadamente, lendo a letra da canção e apontando cada palavra lida. Siga as orientações do slide Introdução do plano. Se utilizar aula online (Google Jamboard), proceda como se estivesse em sala de aula. O link do videoclipe que pode ser enviado à turma está disponível aqui.
Desenvolvimento
Envie um áudio explicando que agora cada criança fará a leitura da letra acompanhando com o dedinho o que está lendo. Envie outro áudio solicitando que parem o dedinho na palavra ENGRAÇADA. Repita o mesmo procedimento sugerindo as palavras CASA, PAREDE e PENICO. Siga as orientações do plano no slide Desenvolvimento, entretanto, faça-o com um número reduzido de palavras.
Se possível, oriente a família a acompanhar esse momento. Para tanto, será necessário explicar como devem fazê-lo (orientações escritas junto com o impresso disponibilizado ou texto enviado por WhatsApp ou e-mail).
Fechamento
Envie um texto (ou imagem dele) com a letra da canção, em que estejam circuladas ou grifadas as palavras que você solicitou que as crianças localizassem. Oriente a turma a compará-lo com a produção efetuada.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar a criança nessa atividade, bem como realizar o mesmo procedimento com outros textos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nadia Camargo
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Relacionar a pauta sonora à grafia de uma cantiga
Finalidade da aula: Acompanhar, através da leitura, uma canção tocada.Ouvir com atenção e identificar uma determinada palavra quando, vez ou outra, a música for interrompida pelo professor. Em seguida, circular a palavra na letra impressa da canção.
Ano:1º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Letra de canção / cantigas
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de textos poéticos
Prática de linguagem: Análise Linguística /Semiótica (alfabetização)
Habilidade(s) da BNCC: EF12LP07
Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica (alfabetização).
Materiais necessários: Texto da canção impresso (um para cada criança), aparelho de som, áudio da cantiga escolhida, lápis grafite, borracha. Sugestão de canção: “A casa” - Vinícius de Moraes e Toquinho.
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
Dificuldades antecipadas: Acompanhar a música tocada com atenção. Alunos que se encontram no processo inicial de compreensão da leitura e escrita provavelmente farão a leitura globalmente, tendo dificuldade em reconhecer a palavra como unidade e identificar a palavra ouvida.
Referências sobre o assunto: FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 p. 11-26, Jul-Dez 2017. LEAL.;T.F.;MELO.;K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental (org)BARBOSA,;M.L.F.F.;SOUZA.;I.P. Belo Horizonte: Autêntica,2006.
SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Programa Ler e Escrever Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 1o ano. 4. ed. rev. e atual. - São Paulo: FDE, 2014. p. 84-89 (Disponível em http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf. Acesso em 15/11/2018).