Atividade para impressão - Campanha - LP01_05SQA06
Plano de Aula
Plano de aula: Criando novos slogans
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação “vida pública”. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização).
Materiais necessários: Cópias da campanha publicitária “AFASTE OS BICHOS, LAVE AS MÃOS”, folhas de papel A4 branca, lápis, canetinhas, revistas e alfabeto móvel.
Dificuldades antecipadas: Refletir como se deve dar a escrita de palavras para formar os textos.
Referências sobre o assunto:
Significado de Slogan, disponível em: https://www.significados.com.br/slogan/. Acesso em 21 de novembro de 2018.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
CAVALCANTI, M. Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS, V.M. São Paulo: Contexto, 2011
BRASIL, L. F. O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F; BRANDÃO, A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006 .
Características do gênero: frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.
Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a
atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.
Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Diga que nesta aula será feita uma atividade de criação de SLOGAN de uma campanha já conhecida por eles.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organize a turma formando grupos com 4 alunos. Coloque em um mesmo grupo alunos com diferentes conhecimentos sobre a escrita, para que os alunos de hipótese mais avançadas ajudem aos que ainda não compreendem algumas regularidades do sistema alfabético.
- Entregue para cada grupo uma folha impressa com a campanha “AFASTE OS BICHOS, LAVE AS MÃOS”.
- Faça questionamentos, como:
- O que vocês aprenderam sobre essa campanha?
- Qual é mesmo a intenção dela?
- Listamos, na aula passada, as características de uma campanha publicitária como esta e aprendemos que ela possui um SLOGAN.
- O que é mesmo SLOGAN? Quem se lembra do seu significado?
- Nesta campanha qual é a parte que chamamos de SLOGAN? Vamos circular?
4. Diga que a proposta da aula terá como foco o SLOGAN, irão criar novos slogans.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações:
- Após a explicação do que será a atividade, proponha para os alunos a criação de novos slogans para essa campanha.
- Cada grupo irá pensar e produzir um novo slogan, mas o sentido da campanha não deverá ser modificado.
- Neste momento, reflita novamente com os alunos qual é o sentido da campanha, qual é o comportamento que o texto pretende gerar nos leitores do texto.
- Ande pela sala e observe como o grupo está participando, o professor precisa ser o mediador nesse momento ajudando os alunos a realizarem a escrita de seus textos - slogan.
- Entregue folhas em branco para o registro das escritas. Os alunos poderão utilizar revistas para recortar palavras ou terem letras móveis para essa montagem.
- É um momento para levá-los a perceber que as palavras precisam ter sentido dentro do texto de forma a levar o leitor à compreensão.
- Os colegas do grupo deverão conversar entre si escolhendo a forma de escrever e grafar as palavras conforme as suas hipóteses sobre a escrita, será uma oportunidade de se auto ajudarem nesse processo de reflexão sobre a língua.
- Você poderá ser o escriba para os grupos que necessitarem.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Utilize os momentos finais da aula para o compartilhamento dos slogans criados por cada grupo. Eles podem ser escritos na lousa ou no slide.
- Nesse momento de socialização das produções, reflita com a turma sobre as escritas dos slogans.
- Com esse fechamento, as crianças poderão perceber a variedade de formas diferentes de dizer algo comum.
Dificuldades encontradas e possíveis intervenções:
- No ato da leitura dos textos, muitos alunos podem ainda não dominar o processo de decodificação da escrita, por isso, é importante a ajuda do professor e dos colegas que estão mais avançados na leitura. Reflita sobre palavras que conhecem no texto, onde começamos a ler, que letra está neste início, etc. Apesar que o texto já é bem conhecido da turma, pois trata de uma campanha trabalhada desde o início do primeiro plano.
- Escrever a palavra escolhida oralmente, nesse processo o professor pode auxiliar os alunos com letras móveis ou quadro de sílabas para consulta e análise da escrita na formação do texto - slogan.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui) e Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Marque um encontro pelo Google Meet ou outro canal de comunicação, compartilhe o cartaz da campanha disponível aqui e siga as orientações do plano com relação à retomada do conteúdo.
Desenvolvimento
Você pode realizar o trabalho em grupo em uma aula síncrona através do Google Meet (abrindo novas abas no Google e criando novas salas, uma para cada grupo) ou através do compartilhamento de um documento com a turma (uma sugestão editável está disponível aqui; as linhas foram coloridas para facilitar o entendimento das crianças a respeito do espaço de escrita de cada grupo).
Caso a sua aula seja assíncrona, envie o link do cartaz à turma junto com as orientações para a realização da atividade; você pode propor que os grupos de crianças conversem via chamada de vídeo, através do WhatsApp.
Fechamento
Compartilhe as produções dos grupos e finalize o encontro seguindo as orientações do plano.
Caso a sua aula seja assíncrona, solicite que a crianças enviem imagem de seus textos, faça as intervenções necessárias com relação a cada texto, reúna as versões finais em um mural ou documento e compartilhe com a turma.
Convite às famílias
Você pode convidar as crianças para conversarem sobre o conteúdo do slogan disponível aqui e depois criarem uma lista das coisas que conectam a sua família para, se possível, vocês concretizarem neste período.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Erika Pettersen
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Criando novos slogans
Finalidade da aula: Compreender as particularidades desse gênero, especificamente do slogan, e empregar corretamente palavras que mantenham o sentido para a formação do texto.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Slogans
Objetos do conhecimento: Forma de composição dos textos.
Prática de linguagem: Análise Linguística /Semiótica (alfabetização)
Habilidade da BNCC: EF12LP15
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação “vida pública”. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização).
Materiais necessários: Cópias da campanha publicitária “AFASTE OS BICHOS, LAVE AS MÃOS”, folhas de papel A4 branca, lápis, canetinhas, revistas e alfabeto móvel.
Dificuldades antecipadas: Refletir como se deve dar a escrita de palavras para formar os textos.
Referências sobre o assunto:
Significado de Slogan, disponível em: https://www.significados.com.br/slogan/. Acesso em 21 de novembro de 2018.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
CAVALCANTI, M. Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS, V.M. São Paulo: Contexto, 2011
BRASIL, L. F. O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F; BRANDÃO, A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006 .
Características do gênero: frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.
Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a
atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.
Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.