Plano de Aula
Plano de aula: Apreciação de textos orais em campanhas educativas
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Título: Apreciação de textos orais em campanhas educativas
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Slogan e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: Data show, notebook, vídeo de campanhas educativas como “ Afaste os bichos, lave as mãos” e outros semelhantes.
Links para acesso aos vídeos das campanhas:
https://www.youtube.com/watch?v=RRfsDVZsqLQ
https://www.youtube.com/watch?v=qm_H_AhJkMg
Materiais complementares - referência bibliográfica:
LELO.;K.L.R.;SILVA.;A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL.;T.F.;BRANDÃO.; A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LINK para acesso ao material elaborado pelo CEALE - PNAIC sobre chaves de correção de diversos gêneros textuais:
MORAN, J. M. Atividades & Experiências: As múltiplas formas do aprender, p. 11-13. São Paulo: 2005.
Domingues, Nilton Silveira O papel do vídeo nas aulas multimodais de matemática aplicada: uma análise do ponto de vista dos alunos/Nilton Silveira Domingues. - Rio Claro, 2014 125 f. : il., figs., quadros Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas Orientador: Marcelo de Carvalho Borba.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale qual é a proposta da aula: atividade de estudo sobre campanhas publicitárias.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
- Organize a turma em uma grande roda ou semicírculo e diga que será uma videoaula.
- Explique para os alunos que serão apresentados diversos vídeos de campanhas educativas para que analisem as condições de produção deles, tais como: onde circulam, para quem foram feitos, como foi feito, como a mensagem é transmitida etc.
Observações:
- Para esta aula serão selecionadas três campanhas educativas disponibilizadas em vídeos.
- A abordagem do texto se dará sob a perspectiva de uma alfabetização multimodal, em que existem diversas possibilidades de trabalhar o texto (verbal e não verbal) simultaneamente com outros modos de abordagem, como a interação com vários formatos de impressão, imagem, movimento, animação, som, músicas, gestos, diferentes mídias e tecnologias etc.
- Todos estes elementos estão também presentes em vídeos nos quais a comunicação pode ocorrer por meio de textos multimodais (“consistem em textos que têm mais de um modo, como impressão e imagem, impressão, imagem, som e movimento. Geralmente, trata-se de um texto digital, mas também pode ser um livro com imagens, textos ou gráficos, ou seja, um texto de informação que requer o processamento de mais do que um modo”.) (Ver Moran, 1995.)
- Moran (1995, p. 27) trouxe contribuições relacionadas à possibilidade de utilização dos vídeos para o ensino de um modo geral, relatando como imagens e músicas podem despertar sentimentos: O vídeo é sensorial, visual, linguagem falada, linguagem musical e escrita. Linguagens que interagem superpostas, interligadas, somadas, não separadas. Daí sua força. Somos atingidos por todos os sentidos e de todas as maneiras. O vídeo nos seduz, informa, entretém, projeta em outras realidades (no imaginário), em outros tempos e espaços.
Links para acesso aos vídeos das campanhas:
Campanha 1: https://vimeo.com/95853115 ou https://youtu.be/Z_7SD3Iw2Mw
Campanha 2: https://www.youtube.com/watch?v=RRfsDVZsqLQ
Campanha 3: https://www.youtube.com/watch?v=qm_H_AhJkMg
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações:
- Após a explicação do que serão a atividade e a organização da turma inicie a apresentação da cada vídeo.
- É importante que o professor, após a apresentação do primeiro vídeo, converse com a turma sobre o mesmo: o que acharam, que recursos foram utilizados para chamar a atenção de quem assiste (aspectos relacionados à sonoridade do vídeo, imagens, movimento, texto oralizado, textos escritos etc).
- Siga para a apresentação do segundo vídeo e proponha a mesma intervenção.
- Da mesma forma, utilize este procedimento para o último vídeo a ser apresentado.
- Será um momento de reflexão e discussão sobre os aspectos multissemióticos das campanhas mostradas.
- Amplie a discussão levando os alunos a perceber que, apesar de se tratar do mesmo tema nas três campanhas, elas utilizam formas diferentes para a apresentação. Portanto, o que perceberam de diferenças ou semelhanças nestes vídeos? - discuta com a turma.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Utilize os momentos finais da aula para que a turma tire algumas conclusões sobre as três campanhas apresentadas referentes aos aspectos analisados anteriormente.
Dificuldades encontradas e possíveis intervenções:
- Planejar a fala e argumentar sobre a função de determinado slogan e os recursos utilizados na campanha.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Marque um encontro pelo Google Meet ou outro canal de comunicação que permita o compartilhamento de tela e siga as orientações do plano.
Os vídeos estão disponíveis aqui, aqui e aqui.
Desenvolvimento
Compartilhe a tela com a apresentação dos vídeos e siga as orientações do plano.
Caso a sua aula seja assíncrona, envie as orientações iniciais para as crianças e, em seguida, os vídeos. Atente para a orientação do plano a respeito das intervenções que devem ser feitas após a conclusão de cada um dos vídeos.
Solicite que as crianças enviem um áudio a você com as percepções delas sobre as suas intervenções.
Fechamento
Siga as orientações do plano.
Convite às famílias
Você pode convidar as crianças para assistirem ao vídeo do Palavra Cantada disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Erika Pettersen
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Apreciação de textos orais em campanhas educativas
Finalidade da aula: Conversar sobre a finalidade de algumas campanhas de conscientização provenientes de vídeos educativos discutindo sobre o objetivo de cada uma, os slogans, os recursos utilizados, as condições de produção, onde circulam, para quem foram feitos, como foram feitos, como a mensagem é transmitida etc.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Slogans
Objetos do conhecimento:Produção de texto oral
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade da BNCC: EF12LP13
Título: Apreciação de textos orais em campanhas educativas
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Slogan e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: Data show, notebook, vídeo de campanhas educativas como “ Afaste os bichos, lave as mãos” e outros semelhantes.
Links para acesso aos vídeos das campanhas:
https://www.youtube.com/watch?v=RRfsDVZsqLQ
https://www.youtube.com/watch?v=qm_H_AhJkMg
Materiais complementares - referência bibliográfica:
LELO.;K.L.R.;SILVA.;A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL.;T.F.;BRANDÃO.; A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LINK para acesso ao material elaborado pelo CEALE - PNAIC sobre chaves de correção de diversos gêneros textuais:
MORAN, J. M. Atividades & Experiências: As múltiplas formas do aprender, p. 11-13. São Paulo: 2005.
Domingues, Nilton Silveira O papel do vídeo nas aulas multimodais de matemática aplicada: uma análise do ponto de vista dos alunos/Nilton Silveira Domingues. - Rio Claro, 2014 125 f. : il., figs., quadros Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas Orientador: Marcelo de Carvalho Borba.