Plano de aula: Elementos textuais de uma cantiga: título, versos e estrofes

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção

Sobre esta aula: esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística / semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: Fichas com as palavras da letra de uma cantiga, fita dupla face ou fita crepe ou cola, cartaz. Sugestão de música: “A casa” - Toquinho.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Fazer a leitura das palavras escritas nos cartões. A criança pode achar que a cantiga inteira poderá ser escrita em uma única frase. Identificar o início e o final de cada verso.

Referências sobre o assunto:

FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 p. 11-26, Jul-Dez 2017. LEAL.;T.F.;MELO.;K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental (org) BARBOSA.;M.L.F.F.;SOUZA.;I.P. Belo Horizonte: Autêntica,2006.

Ler e escrever - Guia de planejamento e orientações didáticas. Governo do Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf; Acesso em 12 de Agosto de 2018.

Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente. Tadeu Breda. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 12 de Agosto de 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Diga aos alunos que vocês irão escrever um texto de forma coletiva. Explique o que isso significa: que todos irão colaborar para a escrita desse texto.
  • Explique o tema da aula: o texto que será escrito já é conhecido pelos alunos, ou seja, eles sabem o texto de cor oralmente. Dessa forma, não esquecerão nenhuma parte do texto. Sugerimos a canção “A casa”, de Vinícius de Moraes e Toquinho, no entanto você poderá escolher outra música que os alunos estejam familiarizados. É imprescindível que as crianças conheçam o texto de memória.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência