Atividade para impressão - Letra da música - LPO1_01SQA06
Plano de Aula
Plano de aula: Elementos textuais de uma cantiga: título, versos e estrofes
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção
Por: Nadia Camargo
Descrição
Esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística / semiótica (alfabetização).
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablets ou Celular com acesso à Internet, projetor - Recursos Educacionais Digitais:
Sugestão de música: “A casa” - Toquinho
Jogo: A casa: https://learningapps.org/37788854 - Materiais diversos:
Fichas com as palavras da letra de uma cantiga, fita dupla face ou fita crepe ou cola, cartaz.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Forma de composição de textos poéticos
Prática de Linguagem
- Análise Linguística/Semiótica (alfabetização)
Objetivos de aprendizagem
- Identificar a composição do gênero textual cantiga: a escrita em versos (que são frases curtas), a organização em estrofes; a possível existência de refrão e como essa organização textual contribui para articular o ritmo de fala à melodia.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Bibliografia
- FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 p. 11-26, Jul-Dez 2017. LEAL.;T.F.;MELO.;K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental (org) BARBOSA.;M.L.F.F.;SOUZA.;I.P. Belo Horizonte: Autêntica,2006.
- FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FDE). Ler e Escrever: Guia de planejamento e orientações didáticas - Professor Alfabetizador - 1º ano. Disponível em: https://lereescrever.fde.sp.gov.br/Handler/ExibImagem.ashx?isnsaj=399&arq=S. Acesso em: 2 dez. 2024.
- Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente. Tadeu Breda. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 12 de Agosto de 2018.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 65 min
Esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística / semiótica (alfabetização).
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
Dificuldades antecipadas: Fazer a leitura das palavras escritas nos cartões. A criança pode achar que a cantiga inteira poderá ser escrita em uma única frase. Identificar o início e o final de cada verso.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 min
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações: Diga aos alunos que vocês irão escrever um texto de forma coletiva. Explique o que isso significa: que todos irão colaborar para a escrita desse texto.
Explique o tema da aula: o texto que será escrito já é conhecido pelos alunos, ou seja, eles sabem o texto de cor oralmente. Dessa forma, não esquecerão nenhuma parte do texto. Sugerimos a canção “A casa”, de Vinícius de Moraes e Toquinho, no entanto você poderá escolher outra música que os alunos estejam familiarizados. É imprescindível que as crianças conheçam o texto de memória.
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações: Organize os alunos em duplas com hipóteses de escrita próximas. Com isso, você permitirá que as crianças avancem de acordo com os níveis de conhecimento sobre a escrita próximos.
Cole o cartaz, no qual vocês irão reproduzir a letra da música, já com o título e o nome do autor colados ou escritos, no quadro ou na parede.
Pergunte se alguém sabe o que está escrito no cartaz. Diga que trata-se do nome da canção que irão escrever. Caso ninguém saiba o que está escrito, informe que a música que irão escrever coletivamente chama-se “A casa” escrita por Vinícius de Moraes, musicada e cantada por Toquinho. Seria interessante você mostrar onde está escrito a palavra “casa”. Pergunte se todos se lembram da música e como se canta.
Convide os alunos a cantarem a música uma ou duas vezes para que todos se recordem bem.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA