Atividade para impressão - Letra da música - LPO1_01SQA06
Plano de Aula
Plano de aula: Elementos textuais de uma cantiga: título, versos e estrofes
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção
Por: Nadia Camargo
Descrição
Esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística / semiótica (alfabetização).
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablets ou Celular com acesso à Internet, projetor - Recursos Educacionais Digitais:
Sugestão de música: “A casa” - Toquinho
Jogo: A casa: https://learningapps.org/37788854 - Materiais diversos:
Fichas com as palavras da letra de uma cantiga, fita dupla face ou fita crepe ou cola, cartaz.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Forma de composição de textos poéticos
Prática de Linguagem
- Análise Linguística/Semiótica (alfabetização)
Objetivos de aprendizagem
- Identificar a composição do gênero textual cantiga: a escrita em versos (que são frases curtas), a organização em estrofes; a possível existência de refrão e como essa organização textual contribui para articular o ritmo de fala à melodia.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 65 min
Esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística / semiótica (alfabetização).
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
Dificuldades antecipadas: Fazer a leitura das palavras escritas nos cartões. A criança pode achar que a cantiga inteira poderá ser escrita em uma única frase. Identificar o início e o final de cada verso.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 min
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações: Diga aos alunos que vocês irão escrever um texto de forma coletiva. Explique o que isso significa: que todos irão colaborar para a escrita desse texto.
Explique o tema da aula: o texto que será escrito já é conhecido pelos alunos, ou seja, eles sabem o texto de cor oralmente. Dessa forma, não esquecerão nenhuma parte do texto. Sugerimos a canção “A casa”, de Vinícius de Moraes e Toquinho, no entanto você poderá escolher outra música que os alunos estejam familiarizados. É imprescindível que as crianças conheçam o texto de memória.
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações: Organize os alunos em duplas com hipóteses de escrita próximas. Com isso, você permitirá que as crianças avancem de acordo com os níveis de conhecimento sobre a escrita próximos.
Cole o cartaz, no qual vocês irão reproduzir a letra da música, já com o título e o nome do autor colados ou escritos, no quadro ou na parede.
Pergunte se alguém sabe o que está escrito no cartaz. Diga que trata-se do nome da canção que irão escrever. Caso ninguém saiba o que está escrito, informe que a música que irão escrever coletivamente chama-se “A casa” escrita por Vinícius de Moraes, musicada e cantada por Toquinho. Seria interessante você mostrar onde está escrito a palavra “casa”. Pergunte se todos se lembram da música e como se canta.
Convide os alunos a cantarem a música uma ou duas vezes para que todos se recordem bem.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA