Cartas do jogo Mico das frutas
Plano de Aula
Plano de aula: Agrupamento de palavras com a mesma letra inicial
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Um pomar de A a Z
Descrição
Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso desse plano em sequência. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablets ou Celular com acesso à Internet, projetor - Recursos Educacionais Digitais:
Assistir ao vídeo e completar a letra da música com os nomes das frutas: https://learningapps.org/37778589 - Materiais diversos:
Impressão das cartas do jogo. É interessante imprimir as cartas em papel mais resistente e, se possível, plastificá-las para que possam resistir a várias rodadas.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Construção do sistema alfabético e da ortografia; conhecimento do alfabeto do português do Brasil
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Identificar a letra inicial de palavras e agrupá-las por meio de jogo.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 60 min
Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.
Dificuldades antecipadas: Como muitas crianças no início da alfabetização não decodificam palavras, é preciso contar com um leitor experiente para ler e explicar as regras do jogo. No baralho, há frutas de diversos cantos do Brasil e do mundo, por isso é necessário que alguém leia para elas. Além disso, podem ter dificuldade de lidar com as regras do jogo, caso as desconheçam.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 15 min
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Antes da aula, imprima as cartas do Mico das Frutas, disponíveis no material complementar.
Leia as regras do jogo e tente antecipar como ele funciona, para se preparar para as dúvidas das crianças.
Convide as crianças a jogar o Mico das Frutas e divida a turma em quartetos.
Organize baralhos suficientes para que todos possam jogar: um conjunto para cada quarteto.
Num envelope, distribua as cartas e o breve texto contendo as regras do jogo.
Antes de iniciar o jogo, mostre as cartas para as crianças e explore o conteúdo delas:
- No centro há uma fotografia; no lado esquerdo acima, há uma letra; abaixo o nome da fruta. Há 14 pares de frutas no baralho e somente uma carta com a imagem do mico.
Leia o objetivo do jogo:
- Formar o maior números de pares e não terminar com o mico na mão.
Explique que, nesse jogo, se forma um par quando se tem duas frutas que começam com a mesma letra.
Leia as regras e forneça as explicações necessárias sobre como jogar. As regras são:
- Embaralhe e distribua todas as cartas. Uma ou mais pessoas poderão receber uma carta a menos que as demais.
- Antes de iniciar a partida, todos os participantes devem verificar se têm pares, formá-los e colocá-los na mesa à sua frente.
- O primeiro jogador deverá pegar uma das cartas na mão de quem estiver à sua esquerda, sem olhar a figura. Se formar algum par, deverá colocá-lo na mesa, junto com outros pares já formados.
- O jogo continua com cada jogador retirando uma carta por vez de quem estiver à esquerda.
- O jogo termina quando sobrar apenas o mico com um dos jogadores. Quem conseguir formar o maior número de pares será o vencedor.
Você pode fazer o jogo uma vez com um grupo e todos assistindo, para treinarem e tirarem dúvidas.
Material complementar: Clique aqui para acessar as cartas do Mico das Frutas.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA