Plano de Aula

Plano de aula: Agrupamento de palavras com a mesma letra inicial

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Um pomar de A a Z

mais ações

Descrição

Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso desse plano em sequência. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablets ou Celular com acesso à Internet, projetor

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Assistir ao vídeo e completar a letra da música com os nomes das frutas: https://learningapps.org/37778589

  • Materiais diversos:
    Impressão das cartas do jogo. É interessante imprimir as cartas em papel mais resistente e, se possível, plastificá-las para que possam resistir a várias rodadas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético e da ortografia; conhecimento do alfabeto do português do Brasil

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar a letra inicial de palavras e agrupá-las por meio de jogo.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 min

Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.

Dificuldades antecipadas: Como muitas crianças no início da alfabetização não decodificam palavras, é preciso contar com um leitor experiente para ler e explicar as regras do jogo. No baralho, há frutas de diversos cantos do Brasil e do mundo, por isso é necessário que alguém leia para elas. Além disso, podem ter dificuldade de lidar com as regras do jogo, caso as desconheçam.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 15 min

Mico das frutas: agrupar palavras que começam com a mesma letra

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.

Imagem de cartas com a letra A, B, D, F e Mico.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Antes da aula, imprima as cartas do Mico das Frutas, disponíveis no material complementar.

Leia as regras do jogo e tente antecipar como ele funciona, para se preparar para as dúvidas das crianças.

Convide as crianças a jogar o Mico das Frutas e divida a turma em quartetos.

Organize baralhos suficientes para que todos possam jogar: um conjunto para cada quarteto.

Num envelope, distribua as cartas e o breve texto contendo as regras do jogo.

Antes de iniciar o jogo, mostre as cartas para as crianças e explore o conteúdo delas:

- No centro há uma fotografia; no lado esquerdo acima, há uma letra; abaixo o nome da fruta. Há 14 pares de frutas no baralho e somente uma carta com a imagem do mico.

Leia o objetivo do jogo:

- Formar o maior números de pares e não terminar com o mico na mão.

Explique que, nesse jogo, se forma um par quando se tem duas frutas que começam com a mesma letra.

Leia as regras e forneça as explicações necessárias sobre como jogar. As regras são:

- Embaralhe e distribua todas as cartas. Uma ou mais pessoas poderão receber uma carta a menos que as demais.

- Antes de iniciar a partida, todos os participantes devem verificar se têm pares, formá-los e colocá-los na mesa à sua frente.

- O primeiro jogador deverá pegar uma das cartas na mão de quem estiver à sua esquerda, sem olhar a figura. Se formar algum par, deverá colocá-lo na mesa, junto com outros pares já formados.

- O jogo continua com cada jogador retirando uma carta por vez de quem estiver à esquerda.

- O jogo termina quando sobrar apenas o mico com um dos jogadores. Quem conseguir formar o maior número de pares será o vencedor.

Você pode fazer o jogo uma vez com um grupo e todos assistindo, para treinarem e tirarem dúvidas.

Material complementar: Clique aqui para acessar as cartas do Mico das Frutas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados