Plano de Aula

Plano de aula: Revisando e ampliando a campanha

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização) .

Materiais necessários: Cópias das campanhas “Afaste os bichos , lave as mãos”, “Higienize as mãos”, “Hoje é o dia mundial de lavar as mãos” e “Suas mãos levam à saúde” (Anexo 1), cartazes produzidos pelos alunos, matriz do quadro/tabela (Anexo 2) xerocado para cada grupo e papéis diversos.

Links para acesso às campanhas:

https://estado.rs.gov.br/campanha-infantil-promove-higiene-das-maos-no-combate-a-gripe-a. Acesso em 11/12/2018.

http://cromg.org.br/oms-e-anvisa-lancam-campanha-3/. Acesso em 11/12/2018.

http://www.hospitalviladaserra.com.br/dia-mundial-de-lavar-as-maos/. Acesso em 11/12/2018.

https://elosdasaude.files.wordpress.com/2013/05/higienizac3a7c3a3o-das-mc3a3os.jpg. Acesso em 11/12/2018.

Link para acesso às atividades de impressão:

ANEXO 1 - cartazes das campanhas: acesse aqui

ANEXO 2 - matriz quadro/tabela para análise do gênero: acesse aqui

Materiais complementares - referência bibliográfica:

LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola:reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Sobre chaves de correção de diversos gêneros textuais:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf. Acesso em 11/12/2018.

Características do gênero: Frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.

O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma qual é a proposta da aula: realizar uma atividade de estudo sobre SLOGAN e CAMPANHA PUBLICITÁRIA.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados