Plano de Aula

Plano de aula: Revisando e ampliando a campanha

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização) .

Materiais necessários: Cópias das campanhas “Afaste os bichos , lave as mãos”, “Higienize as mãos”, “Hoje é o dia mundial de lavar as mãos” e “Suas mãos levam à saúde” (Anexo 1), cartazes produzidos pelos alunos, matriz do quadro/tabela (Anexo 2) xerocado para cada grupo e papéis diversos.

Links para acesso às campanhas:

https://estado.rs.gov.br/campanha-infantil-promove-higiene-das-maos-no-combate-a-gripe-a. Acesso em 11/12/2018.

http://cromg.org.br/oms-e-anvisa-lancam-campanha-3/. Acesso em 11/12/2018.

http://www.hospitalviladaserra.com.br/dia-mundial-de-lavar-as-maos/. Acesso em 11/12/2018.

https://elosdasaude.files.wordpress.com/2013/05/higienizac3a7c3a3o-das-mc3a3os.jpg. Acesso em 11/12/2018.

Link para acesso às atividades de impressão:

ANEXO 1 - cartazes das campanhas: acesse aqui

ANEXO 2 - matriz quadro/tabela para análise do gênero: acesse aqui

Materiais complementares - referência bibliográfica:

LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola:reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Sobre chaves de correção de diversos gêneros textuais:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf. Acesso em 11/12/2018.

Características do gênero: Frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.

O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma qual é a proposta da aula: realizar uma atividade de estudo sobre SLOGAN e CAMPANHA PUBLICITÁRIA.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados