14641
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Comparando campanhas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Comparando campanhas

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Erika Christian Fernandes Pettersen

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).

Características do gênero: Frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.

O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.

Materiais necessários: cartazes das campanhas, lápis, borracha e matrizes xerocadas.

Link para acesso à atividade de impressão aqui

Dificuldades antecipadas:

Ler os textos e escrevê-los considerando os aspectos da cultura escrita (segmentação e orientação na página escrita).

Referências sobre o assunto:

https://www.significados.com.br/slogan/

LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CAVALCANTI, M.; Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. ELIAS, V.M. (org). São Paulo: Contexto, 2011.

BRASIL, L. F. O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma qual é a proposta da aula, em que será feita uma atividade de estudo sobre SLOGAN e CAMPANHA PUBLICITÁRIA.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos de quatro integrantes ou forme cinco grupos em sua sala. Esse agrupamento pode ser formado com alunos em diferentes níveis de escrita e leitura, de forma que uns possam ajudar os outros no processo da leitura dos textos e registro das observações.
  • Utilize nessa aula as campanhas já trabalhadas: “Higienize as mãos” e “Afaste os bichos, lave as mãos”, pois tratam do mesmo tema de conscientização sobre a saúde.
  • Diga às crianças que a proposta da aula será ler as campanhas novamente para agora observarem o que há de semelhanças ou diferenças entre elas.
  • Explique que após as observações feitas por todos do grupo, eles irão registrá-las em um quadro específico.

Observações:

  • As cópias de cada campanha devem ser providenciadas para que todos os grupos tenham as suas. Podem ser produzidas em tamanho de meia folha A4.
  • Utilize o arquivo de impressão para acessar as imagens e o quadro para anotação das observações.
  • Deve-se ter também disponível uma cópia de cada campanha completa para ser afixada no quadro ao término da atividade, ou seja, no momento do fechamento da aula.

Materiais necessários: cartazes das campanhas, lápis, borracha e matrizes xerocadas.

Link para acesso à atividade de impressão aqui

Dificuldades antecipadas: Ler os textos e perceberem as diferenças e semelhanças quanto aos aspectos da estrutura do gênero. Grafar as observações feitas, utilizando-se da escrita convencional para o registro.

Referências sobre o assunto:

LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola:reflexões e práticas no Ensino Fundamental. (org) LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos.

Orientações:

  • Após a explicação do que será a atividade e a distribuição dos materiais para os grupos peça aos alunos que iniciem o processo de leitura e observação de cada campanha.
  • Ande pela sala e observe como o grupo está participando, o professor precisa ser o mediador nesse momento ajudando os alunos a realizarem a leitura dos textos, sua compreensão e o que podem observar nessa comparação.
  • Quando perceber que todos os grupos já fizeram a leitura dos textos e as observações quanto às suas semelhanças e diferenças, entregue para cada grupo a matriz impressa do quadro “Registro das comparações”, onde eles poderão anotar o que observaram nos cartazes. Esse quadro irá orientar e chamar a atenção para o que deve constar em uma campanha, sua composição textual.
  • Será um momento de discussão entre os integrantes do grupo para fazerem as observações e comparações entre os cartazes da campanha.

Os alunos trocam as informações de forma oral e se ajudam no momento da escrita para o registro do que foi observado.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Utilize os momentos finais da aula para que cada grupo apresente rapidamente o que observou sobre os diferentes cartazes.
  • É um momento para levá-los a perceber o que é básico em cada campanha, mas que pode variar quanto a sua imagem, o tipo de letra em sua formatação, cor e tamanho, a disposição do texto e imagem no cartaz, etc.

Dificuldades encontradas e possíveis intervenções:

  • Atentar para o que é possível observar durante as comparações entre as campanhas, ou seja, para os aspectos composicionais do gênero.
  • Escrever o que foi discutido pelo grupo. Por isso, nesse momento, é importante a sugestão da formatação inicial de cada grupo, em que crianças com diferentes níveis de escrita podem se ajudar no processo de escolha das letras e como se deve escrevê-las para compor as palavras necessárias no registro das observações.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).

Características do gênero: Frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.

O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.

Materiais necessários: cartazes das campanhas, lápis, borracha e matrizes xerocadas.

Link para acesso à atividade de impressão aqui

Dificuldades antecipadas:

Ler os textos e escrevê-los considerando os aspectos da cultura escrita (segmentação e orientação na página escrita).

Referências sobre o assunto:

https://www.significados.com.br/slogan/

LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CAVALCANTI, M.; Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. ELIAS, V.M. (org). São Paulo: Contexto, 2011.

BRASIL, L. F. O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma qual é a proposta da aula, em que será feita uma atividade de estudo sobre SLOGAN e CAMPANHA PUBLICITÁRIA.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos de quatro integrantes ou forme cinco grupos em sua sala. Esse agrupamento pode ser formado com alunos em diferentes níveis de escrita e leitura, de forma que uns possam ajudar os outros no processo da leitura dos textos e registro das observações.
  • Utilize nessa aula as campanhas já trabalhadas: “Higienize as mãos” e “Afaste os bichos, lave as mãos”, pois tratam do mesmo tema de conscientização sobre a saúde.
  • Diga às crianças que a proposta da aula será ler as campanhas novamente para agora observarem o que há de semelhanças ou diferenças entre elas.
  • Explique que após as observações feitas por todos do grupo, eles irão registrá-las em um quadro específico.

Observações:

  • As cópias de cada campanha devem ser providenciadas para que todos os grupos tenham as suas. Podem ser produzidas em tamanho de meia folha A4.
  • Utilize o arquivo de impressão para acessar as imagens e o quadro para anotação das observações.
  • Deve-se ter também disponível uma cópia de cada campanha completa para ser afixada no quadro ao término da atividade, ou seja, no momento do fechamento da aula.

Materiais necessários: cartazes das campanhas, lápis, borracha e matrizes xerocadas.

Link para acesso à atividade de impressão aqui

Dificuldades antecipadas: Ler os textos e perceberem as diferenças e semelhanças quanto aos aspectos da estrutura do gênero. Grafar as observações feitas, utilizando-se da escrita convencional para o registro.

Referências sobre o assunto:

LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola:reflexões e práticas no Ensino Fundamental. (org) LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos.

Orientações:

  • Após a explicação do que será a atividade e a distribuição dos materiais para os grupos peça aos alunos que iniciem o processo de leitura e observação de cada campanha.
  • Ande pela sala e observe como o grupo está participando, o professor precisa ser o mediador nesse momento ajudando os alunos a realizarem a leitura dos textos, sua compreensão e o que podem observar nessa comparação.
  • Quando perceber que todos os grupos já fizeram a leitura dos textos e as observações quanto às suas semelhanças e diferenças, entregue para cada grupo a matriz impressa do quadro “Registro das comparações”, onde eles poderão anotar o que observaram nos cartazes. Esse quadro irá orientar e chamar a atenção para o que deve constar em uma campanha, sua composição textual.
  • Será um momento de discussão entre os integrantes do grupo para fazerem as observações e comparações entre os cartazes da campanha.

Os alunos trocam as informações de forma oral e se ajudam no momento da escrita para o registro do que foi observado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Utilize os momentos finais da aula para que cada grupo apresente rapidamente o que observou sobre os diferentes cartazes.
  • É um momento para levá-los a perceber o que é básico em cada campanha, mas que pode variar quanto a sua imagem, o tipo de letra em sua formatação, cor e tamanho, a disposição do texto e imagem no cartaz, etc.

Dificuldades encontradas e possíveis intervenções:

  • Atentar para o que é possível observar durante as comparações entre as campanhas, ou seja, para os aspectos composicionais do gênero.
  • Escrever o que foi discutido pelo grupo. Por isso, nesse momento, é importante a sugestão da formatação inicial de cada grupo, em que crianças com diferentes níveis de escrita podem se ajudar no processo de escolha das letras e como se deve escrevê-las para compor as palavras necessárias no registro das observações.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano