Atividade para impressão - canções - LPO1_01SQA09
Plano de Aula
Plano de aula: Encontrar/formar rimas em cantigas conhecidas
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literário/todo os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).
Materiais necessários: Cartaz com a letra da cantiga, letras de cantigas (disponíveis aqui) impressas para distribuir entre as crianças, lápis, borracha.
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte da cultura popular brasileira. Além de ter uma letra simples de memorizar, apresentam rimas, repetições e trocadilhos, fazendo destas uma brincadeira.
Dificuldades antecipadas: Alunos que se encontram no processo inicial de compreensão da leitura e escrita terão dificuldade em fazer o ajuste da pauta sonora à forma gráfica para encontrar as palavras.
Referências sobre o assunto: FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 pp. 11-26, Jul-Dez 2017.
LEAL, T.F.; MELO, K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental. (org) BARBOSA, M.L.F.F.; SOUZA, I.P. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
Materiais complementares:
Outras informações sobre o trabalho com rimas em canções: C122 Caderno de orientações: canções. São Paulo, Ministério da Educação, 2011. 24 p. Disponível em: <https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/cancoes-efund-b-20150712180414.pdf>. Acesso em: 11/12/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
Esta aula é composta por duas atividades, uma de leitura e outra de escrita (com ou sem banco de palavras) com foco em análise linguística.
Os alunos deverão ser organizados em duplas formadas por crianças com hipóteses de escrita próximas, possibilitando a troca de ideias e informações.
- Diga aos alunos que hoje farão duas atividades sobre rimas e que para realizá-las precisarão prestar muita atenção e pensar bastante nas palavras que conferem ritmo e sonoridade às canções - as palavras que rimam.
- Explique que o foco das atividades é encontrar ou escrever rimas dentro das canções que eles já conhecem. Comente que a rima é uma característica do gênero textual que estão estudando: cantigas e canções.
- Oriente os alunos que nem todos farão a mesma atividade ao mesmo tempo. Metade da sala estará fazendo a atividade de leitura, procurando e circulando as palavras que rimam enquanto a outra metade da sala estará fazendo a atividade de escrita (que consiste na letra de uma canção com algumas lacunas que o aluno deverá completar, consultando um banco de palavras).
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Organize os alunos nas duplas e defina qual grupo irá fazer qual atividade (uma outra opção é deixar as crianças escolherem qual atividade elas gostariam de fazer primeiro, deixando claro que todos farão as duas atividades).
- Reproduza as duas propostas de atividades cada uma em um cartaz ou slide e explique como proceder em cada uma. Lembre-se que, por serem cantigas do universo infantil, elas podem ser apresentadas e cantadas, para não perder a dimensão lúdica e afetiva do texto. Nesse momento, você pode pensar em organizar o espaço de outra forma, dando espaço para circularem e dançarem, caso ache pertinente:
- PROCURANDO RIMAS ATRAVÉS DA LEITURA DE UMA CANÇÃO - pergunte se eles sabem qual é a música que está escrita no cartaz (aqui sugerimos a canção “Fui no Itororó” - cantigas populares). Ouça a música clicando AQUI. Convide os alunos a cantarem para recordar. Explique que nessa atividade eles deverão procurar as palavras que formam rimas e circular.
- ESCREVENDO PALAVRAS QUE RIMAM EM UMA CANÇÃO - apresente o cartaz com a música “Rosa amarela” sem as palavras BELA/FORMOSA/CHORAR. Pergunte: O que está acontecendo com a letra desta canção? (espera-se que os alunos digam que estão faltando palavras). Convide-os a cantar a música uma vez para relembrar. Ouça a música clicando AQUI. Diga que cada dupla receberá uma folha igual ao cartaz na qual deverão descobrir quais palavras estão faltando para completá-las.
Recurso do Banco de Palavras: o banco de palavras serve como apoio aos alunos no momento de escrita. No banco de palavras existente na atividade proposta, o aluno encontrará duas opções para cada palavra faltante. O aluno deverá mobilizar seus conhecimentos sobre o sistema de Escrita Alfabético para decidir por uma das duas opções de palavras. No caso de crianças com hipóteses muito iniciais sobre como se escreve, o banco de palavras deverá conter apenas uma palavra para cada palavra faltante, o desafio será escolher a palavra correta para cada lacuna. Para os alunos mais avançados em suas hipóteses de escrita, o banco de palavras poderá ser eliminado.
- Lembre os alunos que, para realizar a atividade, eles deverão cantar a música buscando acompanhá-la em sua pauta escrita, a fim de identificar a sonoridade das rimas e sua localização na letra escrita.
- Para acessar as atividades para impressão clicar AQUI.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações:
- Após explicar as atividades e tirar as dúvidas, entregue as cópias de acordo com a definição anterior ou permita que as duplas escolham qual atividade querem realizar primeiro.
- Circule pelas duplas esclarecendo eventuais dúvidas que possam surgir e realizando intervenções quando necessário. Provavelmente, seja necessário ajudá-los a localizar algumas palavras, fazendo correspondência da pauta sonora à escrita.
- Conforme as duplas forem acabando, oriente-os para que peguem a outra atividade. Caso você sinta que as crianças tiveram alguma dificuldade para resolver as atividades ou estejam muito cansadas, proponha que façam em outra aula a atividade que está faltando.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Reorganize as crianças em um semicírculo, de modo que todas possam visualizar os dois cartazes colados na parede ou no quadro.
- Socialize a resolução das atividades propostas: circule na música “Fui no Itororó” as palavras que rimam e complete com as palavras que faltam a canção “Rosa amarela”.
- Diga que vocês irão cantar a música “Fui no Itororó” prestando bastante atenção nas palavras circuladas.
- Após cantarem juntos, pergunte aos alunos se perceberam alguma relação entre o ritmo/melodia da canção e a localização das palavras circuladas na letra. O objetivo é perceber que as rimas encontram-se no final dos versos e que, após cantar a palavra circulada, realizamos uma pausa para iniciarmos o próximo verso. Faça questionamentos para que as crianças percebam essa relação entre pausa na melodia e troca de linhas na escrita.
- Registre no quadro os dois primeiros versos da canção em uma única linha. Mostre para os alunos a parte da música que você escreveu no quadro e comparem perguntando o que há de diferente. Proponha que cantem essa parte que você escreveu. Vá apontando com os dedos as partes que estão sendo cantadas. Em seguida, cantem novamente mas agora acompanhando na letra escrita no cartaz (com dois versos). Pergunte: vocês notaram alguma diferença? Por que será que a forma correta de escrever a letra da canção é esta (em duas linhas - versos) e não esta (tudo em uma única linha)? Permita que as crianças se expressem.
- Questione: será que isso acontece com o restante da canção? Deixe que falem. É possível que alguém relacione as palavras que estão circuladas com a quebra de linhas. Caso isso não aconteça, proponha que cantem o restante da música mais uma vez, prestando atenção para verificar se o ritmo da música continua influenciando na troca de linhas.
- Pergunte: e então? O que acham? O ritmo e a forma de registrarmos a música por escrito tem alguma relação? Chame a atenção das crianças para isso.
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das atividades e respectivas orientações;
Atividades impressas, para que sejam retiradas na escola pelas famílias ou enviadas digitalmente, para que as imprimam.
- Opcional:
Canal para aulas online, como o Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Professor, observe a orientação Recurso do Banco de Palavras, do slide Introdução do plano de aula, para elaborar as atividades conforme os saberes de cada aluno.
Envie uma mensagem de áudio, vídeo ou texto dirigida às crianças e às famílias, explicando que hoje encontrarão rimas em cantigas conhecidas. Lembre-os de que a rima é uma característica do gênero textual que estão estudando: cantigas e canções. Solicite que as crianças peguem as atividades impressas; a primeira é a música “Fui no Itororó”, na qual o texto está todo escrito.
Desenvolvimento
Professor, este plano propõe 2 atividades. Analise se é pertinente realizá-las na mesma aula ou uma em cada dia.
Envie o link da primeira canção, disponível aqui. Explique que nessa atividade eles deverão procurar as palavras que formam rimas e circulá-las.
Envie o link da segunda canção, disponível aqui. Explique que nessa atividade estão faltando algumas palavras, mas elas estão escritas na parte de baixo. Professor, observe a orientação Recurso do Banco de Palavras, do slide Introdução do plano de aula.
Lembre os alunos de que, para realizar cada atividade, eles deverão cantar a música buscando acompanhá-la em sua pauta escrita, a fim de identificar a sonoridade das rimas e sua localização na letra escrita. Provavelmente, precisarão de ajuda para localizar as palavras. Se possível, oriente a família a acompanhar esse momento. Para tanto, será necessário explicar como devem fazê-lo (orientações escritas junto com o impresso disponibilizado na escola ou enviadas por WhatsApp ou e-mail).
Fechamento
Socialize a resolução das atividades propostas: circule, na música “Fui no Itororó”, as palavras que rimam e complete com as palavras que faltam a canção “Rosa amarela”, através do canal de comunicação.
Envie um áudio propondo que cantem a música “Fui no Itororó”, acompanhando a escrita e prestando bastante atenção nas palavras circuladas. O objetivo é perceber que as rimas encontram-se no final dos versos e que, após cantar a palavra circulada, realizamos uma pausa para iniciarmos o próximo verso.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar a criança nas atividades, bem como buscar outras canções ou poemas com rimas para brincar com os filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nadia Camargo
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Encontrar/formar rimas em cantigas conhecidas
Finalidade da aula: Encontrar na letra impressa de uma cantiga que sabe de memória, as palavras que rimam.Escrever palavras que faltam em uma cantiga que se sabe de cor formando rimas.
Ano:1º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Letra de canção/cantigas
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de textos poéticos
Prática de linguagem:Análise Linguística /Semiótica (alfabetização)
Habilidade(s) da BNCC: EF12LP19
Sobre esta aula: esta é a 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literário/todo os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).
Materiais necessários: Cartaz com a letra da cantiga, letras de cantigas (disponíveis aqui) impressas para distribuir entre as crianças, lápis, borracha.
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte da cultura popular brasileira. Além de ter uma letra simples de memorizar, apresentam rimas, repetições e trocadilhos, fazendo destas uma brincadeira.
Dificuldades antecipadas: Alunos que se encontram no processo inicial de compreensão da leitura e escrita terão dificuldade em fazer o ajuste da pauta sonora à forma gráfica para encontrar as palavras.
Referências sobre o assunto: FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 pp. 11-26, Jul-Dez 2017.
LEAL, T.F.; MELO, K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental. (org) BARBOSA, M.L.F.F.; SOUZA, I.P. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
Materiais complementares:
Outras informações sobre o trabalho com rimas em canções: C122 Caderno de orientações: canções. São Paulo, Ministério da Educação, 2011. 24 p. Disponível em: <https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/cancoes-efund-b-20150712180414.pdf>. Acesso em: 11/12/2018.