Plano de aula: Encontrar/formar rimas em cantigas conhecidas

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção

Sobre esta aula: esta é a 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literário/todo os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: Cartaz com a letra da cantiga, letras de cantigas (disponíveis aqui) impressas para distribuir entre as crianças, lápis, borracha.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte da cultura popular brasileira. Além de ter uma letra simples de memorizar, apresentam rimas, repetições e trocadilhos, fazendo destas uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Alunos que se encontram no processo inicial de compreensão da leitura e escrita terão dificuldade em fazer o ajuste da pauta sonora à forma gráfica para encontrar as palavras.

Referências sobre o assunto: FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 pp. 11-26, Jul-Dez 2017.

LEAL, T.F.; MELO, K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental. (org) BARBOSA, M.L.F.F.; SOUZA, I.P. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Materiais complementares:

Outras informações sobre o trabalho com rimas em canções: C122 Caderno de orientações: canções. São Paulo, Ministério da Educação, 2011. 24 p. Disponível em: <https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/cancoes-efund-b-20150712180414.pdf>. Acesso em: 11/12/2018.

Tema da aula

Orientações:

Esta aula é composta por duas atividades, uma de leitura e outra de escrita (com ou sem banco de palavras) com foco em análise linguística.

Os alunos deverão ser organizados em duplas formadas por crianças com hipóteses de escrita próximas, possibilitando a troca de ideias e informações.

• Diga aos alunos que hoje farão duas atividades sobre rimas e que para realizá-las precisarão prestar muita atenção e pensar bastante nas palavras que conferem ritmo e sonoridade às canções - as palavras que rimam.
  • Explique que o foco das atividades é encontrar ou escrever rimas dentro das canções que eles já conhecem. Comente que a rima é uma característica do gênero textual que estão estudando: cantigas e canções.
  • Oriente os alunos que nem todos farão a mesma atividade ao mesmo tempo. Metade da sala estará fazendo a atividade de leitura, procurando e circulando as palavras que rimam enquanto a outra metade da sala estará fazendo a atividade de escrita (que consiste na letra de uma canção com algumas lacunas que o aluno deverá completar, consultando um banco de palavras).

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência