Plano de aula: Produção de convite oral

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção

Sobre esta aula: Esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção/cantigas e no campo de atuação Vida Cotidiana/Artístico literário/Todo os campos. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Equipamento para transmissão de vídeo da internet (data show, smart TV ou computador), cartolina ou folha de papel pardo para confecção de cartaz e caneta piloto.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Expor as ideias oralmente de forma clara. Apresentar comportamento adequado em uma gravação.

Referências sobre o assunto: BRANDÃO.;A.C.P.;SELVA.;A.C.V.;COUTINHO.;M.L. O trabalho com projetos didáticos: integrando a leitura e a produção de textos. In:Ler e Escrever na Educação Infantil. (org). BRANDÃO.;A.C.P.;ROSA.;E.C.S.. Belo Horizonte:Autêntica,2011. Você sabe o que é um sarau?. Disponível em: http://biblioteca.pucrs.br/curiosidades-literarias/voce-sabe-o-que-e-um-sarau/. Acesso em 05 de Novembro de 2018.

Significado de Sarau. Dicionário online de português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/sarau/. Acesso em 05 de Novembro de 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Nesta aula, os alunos irão elaborar um convite oral para os demais alunos da escola (ou apenas alunos de outras classes do mesmo ano) irem assistir a uma apresentação de algumas canções e cantigas que aprenderam e que aqui iremos chamar de “Sarau”. Irão discutir questões de postura e comportamento no momento do convite oral, como deverão proceder para entrar na sala de outra turma, como introduzirão o tema, quais informações não poderão faltar (data, hora e local da apresentação).
  • Organize as crianças em roda para uma conversa inicial.
  • Pergunte aos alunos se eles estão gostando das canções e cantigas que estão aprendendo a cantar (é importante que, para realizar essa pergunta, os alunos de fato estejam estudando e aprendendo sobre canções e cantigas há algum tempo, como proposto na sequência de atividades na qual esta aula está inserida). Pergunte: “Será que as outras crianças das outras salas gostariam de aprender algumas dessas canções também? O que vocês acham?”. Uma conclusão possível é que se eles estão gostando de aprender, outras crianças também irão gostar.
  • Prossiga, dizendo aos alunos: “Eu tive uma ideia bem bacana para compartilharmos algumas das canções que estamos aprendendo com os alunos das outras turmas. A ideia é de realizarmos um “Sarau”. Vocês sabem o que é um Sarau?” Permita que as crianças falem. Complete: “Para nós entendermos bem o que significa um Sarau, vamos assistir um pequeno vídeo, onde as crianças de uma outra escola estão apresentando um sarau. Nós iremos assistir e vamos prestar bastante atenção para entendermos o que é isso, combinado?”.
  • Passe, então, o vídeo contido no link: https://www.youtube.com/watch?v=7xXGmrBJzQk (acesso em 29/10/2018). Esta é uma sugestão. Você poderá utilizar outro exemplo de Sarau, caso ache mais oportuno.
  • Após assistirem ao vídeo, pergunte: “E então, deu para entendermos o que significa um Sarau?”. Deixe que as crianças falem, o objetivo é que percebam a ideia de que sarau é uma apresentação, no caso, de músicas.
  • Conduza a conversa para o significado de um Sarau (reunião festiva, de finalidade literária, para ouvir música, cantar ou dançar, segundo definição encontrada em https://www.dicio.com.br/sarau/ - acesso em 29/10/2018.
  • Observação: Caso não disponha de equipamento para a reprodução do vídeo, você poderá optar pela explicação do que é um Sarau simplesmente. Pergunte aos alunos: “E então? O que acharam da minha ideia? Vamos fazer um Sarau?”. Espera-se que a resposta seja positiva para então dar prosseguimento a aula.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência