Plano de aula: Produção de Texto - estrofe de canção

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação Vida Cotidiana / Artístico literário / Todo os campos. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Folha de sulfite, lápis, borracha.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Ter esquecido a letra da música que planejou (por isso é necessário que na etapa do planejamento a professora tenha anotado as criações); dificuldade com a língua escrita (aglutinação/segmentação das palavras, ortografia, quebra do texto em versos).

Referências sobre o assunto:

QUEIROZ, B.C. Manifesto por um Brasil Literário. Parati - RJ, 2009. Disponível em: <http://www.brasilliterario.org.br/wp-content/uploads/2015/09/manifesto_brasil_literario.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Projete o tema da aula e diga aos alunos que hoje vocês irão registrar no papel a estrofe que criaram na aula passada, para não esquecerem mais.
  • Nesta aula os alunos irão realizar a escrita de uma estrofe para uma cantiga conhecida. Para esta aula sugerimos a cantiga “Dona baratinha” - disponível em: https://www.letras.com.br/cantigas-populares/a-barata-diz-que-tem, acesso em 26/11/2018.
  • Como suporte para esta aula, seria interessante uma aula anterior de planejamento como a sugerida nesta sequência de atividades da qual esta aula faz parte.
  • É importante que as duplas sejam organizadas de forma que um dos integrantes tenha conhecimentos mais avançadas sobre a língua escrita para garantir o êxito no registro da estrofe criada. O foco desta aula é a composição textual do gênero cantigas, sendo a reflexão sobre o Sistema de Escrita Alfabética um objetivo secundário, o que justifica a composição das duplas conforme descrito.
  • Apesar de um dos integrantes da dupla ter maior responsabilidade no registro da estrofe, ambos serão responsáveis pelo processo de criação.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência