Plano de aula: Sarau de canções

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção

Sobre esta aula: esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação Vida Cotidiana / Artístico literário / Todo os campos. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Para esta aula deverá ser providenciado um local para a apresentação do Sarau. Deverá haver um local específico para as crianças se apresentarem como um palco e um local para a plateia se acomodar para assistir.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Timidez. Ausência de alguns alunos no dia da apresentação.

Referências sobre o assunto: BRANDÃO.; A.C.P.; SELVA.; A.C.V.; COUTINHO.; M.L. O trabalho com projetos didáticos: integrando a leitura e a produção de textos. In: Ler e Escrever na Educação Infantil. (org). BRANDÃO.; A.C.P. ;ROSA.; E.C.S. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

Tema da aula

Tempo sugerido:

Orientações:

Hoje é o grande dia da apresentação das canções ensaiadas. O local da apresentação deverá estar antecipadamente organizado com um espaço reservado para as crianças apresentarem e o espaço para a platéia assistir.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência