Pesquisa aos pais - LPO1_01SQA01
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo o gênero “cantiga”
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Letra de canção/cantigas e no campo de atuação da vida cotidiana e artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura e escuta (compartilhada e autônoma.
Materiais necessários: A cantiga “Pai Francisco” gravada em CD, pen drive ou outra mídia, aparelho de som para reprodução das músicas.
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
Dificuldades antecipadas: Talvez alguns nunca tenham brincado ao som de uma cantiga antes. Pode haver casos de timidez e alguma criança não queira participar. Achar que qualquer tipo de música é uma cantiga.
Referências sobre o assunto: TEBEROSKY,Ana;COLOMER,Teresa. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre:ArtMed,2003. SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al.Os generos escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino.In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. CASCUDO, Câmara. Antologia do folclore brasileiro. Vol 1 e 2. Brasil: Global editora, 2001.https://www.portaltrilhas.org.br/biblioteca-publica/654/texto.html
https://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/; https://www.letras.com.br/biografia/cantigas-populares
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Conte para a turma sobre o que será a aula.
- Pergunte se eles já ouviram a palavra “cantiga” e se sabem o que é.
- Diga que cantiga é um tipo de música e que vocês irão aprender uma cantiga hoje.
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em roda.
- Pergunte às crianças: “Vocês conhecem alguma cantiga/música que além de cantar parece ser uma brincadeira também?”.
- Conforme as crianças forem respondendo, questione: “Quem lhe ensinou essa música?”; “Onde você aprendeu?”; “Em que momentos você costuma cantá-la?”; “Por que podemos dizer que essa música também pode ser considerada uma brincadeira?”.
- Deixe as crianças se expressarem e intervenha quando necessário.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Diga às crianças que você também conhece algumas cantigas e escolheu uma para eles aprenderem a cantar e a dançar.
- Diga que primeiro vocês irão apenas ouvi-la num áudio que você trouxe, sentados em roda mesmo. Compartilhe o título da cantiga “O Pai Francisco” e coloque o áudio. Você poderá encontrar a música no link https://www.youtube.com/watch?v=ZJlSI10bZoM
- Após ouvir o áudio, sugira que todos cantem juntos a música. Ensine a cantiga por partes, fazendo-os repetí-la verso por verso. Depois amplie para a estrofe: cante a estrofe e peça que repitam. Por fim cante a música toda junto com a classe uma duas ou três vezes.
- Aprendida a cantiga, peça para que fiquem de pé, em roda mesmo, e ensine a coreografia (no caso desta música, a coreografia pode se resumir à simulação de alguém tocando um violão e no final da música “Como ele vem todo requebrado, Parece um boneco desengonçado” as crianças poderão brincar com o corpo simulando um boneco desengonçado- explique o significado da palavra ‘desengonçado’). Faça a sequência passo a passo a fim de que todos possam acompanhar.
- Coloque o áudio da cantiga e repitam a coreografia algumas vezes.
Fechamento
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Organize novamente os alunos em roda.
- Com as crianças sentadas conversem sobre a aula realizada. Pergunte:: “O que vocês acharam dessa cantiga?”; “ Ela combina com os movimentos que fizemos com o corpo?”; “ Vocês gostaram da brincadeira? Por quê?”; “Já tinham brincado de algo parecido?”
- Permita que as crianças se expressem.
- Sugestões de atividades complementares:
- Enviar uma pesquisa aos pais sobre cantigas com o objetivo de ampliar o repertório da turma. A pesquisa deverá ser compartilhada posteriormente.
- Em uma outra aula o professor poderá colocar uma coletânea de cantigas para tocar e deixar as crianças brincando livremente por alguns minutos.
Materiais complementares:
Para imprimir o modelo de pesquisa a ser enviada aos pais clique aqui.
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail) para envio das sugestões de atividades e das orientações.
Se possível, disponibilize cópias impressas da letra da canção na escola, para que as famílias retirem.
- Opcional: canal para aulas online, como Google Meet, Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui) ou Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, uma mensagem dirigida às crianças, dizendo que a atividade desta aula será aprender uma cantiga. Se possível, utilize um dos canais online com grupos reduzidos de alunos (8 de cada vez); não havendo essa possibilidade, crie pequenos grupos no WhatsApp, com até 3 crianças. Considere as afinidades entre as crianças para criar os grupinhos. A comunicação no WhatsApp será realizada através de áudios. Siga as orientações da introdução do plano de aula.
Desenvolvimento
Prossiga efetuando as orientações do slide de desenvolvimento. Se for possível utilizar um dos canais online, realize através dele esta etapa da aula ou use o WhatsApp, promovendo chamadas de vídeo ou criando novos grupos.
Fechamento
Considere as observações e siga as orientações do slide fechamento do plano de aula.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a participar da pesquisa sugerida no fechamento da aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nadia Camargo
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Conhecendo o gênero “cantiga”
Finalidade da aula: Que os alunos reconheçam as cantigas como uma canção popular que faz parte de alguns enredos de brincadeiras, que talvez eles já tenham participado, e que é passada de geração a geração através da oralidade. Aprender a letra e coreografia de uma cantiga
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Letra de canção / Cantigas
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
Prática de linguagem:Leitura e escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Letra de canção/cantigas e no campo de atuação da vida cotidiana e artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura e escuta (compartilhada e autônoma.
Materiais necessários: A cantiga “Pai Francisco” gravada em CD, pen drive ou outra mídia, aparelho de som para reprodução das músicas.
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
Dificuldades antecipadas: Talvez alguns nunca tenham brincado ao som de uma cantiga antes. Pode haver casos de timidez e alguma criança não queira participar. Achar que qualquer tipo de música é uma cantiga.
Referências sobre o assunto: TEBEROSKY,Ana;COLOMER,Teresa. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre:ArtMed,2003. SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al.Os generos escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino.In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. CASCUDO, Câmara. Antologia do folclore brasileiro. Vol 1 e 2. Brasil: Global editora, 2001.https://www.portaltrilhas.org.br/biblioteca-publica/654/texto.html