Plano de aula: Brincadeira com rimas

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção

Sobre esta aula: esta é a 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literário/todo os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: Cartões com imagens que apresentem pares de rimas ou jogos prontos industrializados que apresentem o desafio de encontrar rimas. Sugere-se que imprima o seguinte jogo (acesse aqui)

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ter uma letra simples de memorizar, apresentam rimas, repetições e trocadilhos, fazendo destas uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades poderão ser conceituais, como:
1. achar que rimas são duas figuras pertencentes ao mesmo campo semântico e não que são palavras com o mesmo som final, por exemplo: BANANA e ABACAXI;

2. achar que o solicitado é que o início da palavra seja igual, e não o final, por exemplo: BANANA e BONECA.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. p. 36. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 36.

FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, volume 2, Revista 19, Jul-Dez 2017, pp. 11-26.

LEAL, T.F.; MELO, K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental. (org) BARBOSA, M.L.F.F.; SOUZA, I.P. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Tema da aula

Tempo sugerido: 01 minuto

Orientações:

• Antes de jogar: Imprima o jogo em papel de gramatura mais firme, como papel canson, cartolina ou colorset. Se preferir, imprima em folha sulfite e cole em uma folha mais firme. Se for possível, plastifique o jogo com contact para que ele dure mais. A quantidade de jogos a serem impressos dependerá da quantidade de alunos. Calcule 1 kit de jogo para cada grupo de 4 alunos. Eles poderão jogar uma dupla contra outra dupla, assim as crianças poderão colaborar durante o jogo.
  • Apresente a proposta aos alunos, dizendo que vão brincar com um jogo de rimas.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência