Habilidades focais relacionadas
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
(EF01LP18) Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Objetos de conhecimento relacionados
- Decodificação/Fluência de leitura.
- Correspondência fonema-grafema.
- Forma de composição do texto.
- Escrita autônoma e compartilhada.
Objetivos de aprendizagem
- Ler palavras novas, decodificando-as.
- Ler globalmente palavras conhecidas.
- Escrever palavras espontaneamente ou quando ditadas pelo professor, respeitando as regularidades do sistema de escrita convencional (de forma alfabética).
- Escrever frases espontaneamente ou quando ditadas pelo professor de forma alfabética, empregando noções básicas de segmentação.
- Identificar, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias.
- Relacionar o ritmo de fala desses textos ao ritmo e à melodia das músicas.
- Construir sentidos nesses textos relacionando-os aos aspectos da sonoridade.
- Memorizar e recitar quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
- Registrar de forma colaborativa esses textos.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- Embora o contrário não seja um impeditivo para o trabalho na alfabetização, é importante que o estudante tenha desenvolvido, em alguma medida, consciência fonológica, reconheça que letras representam sons e reconheça que palavras comunicam ideias e são formadas por letras.
Comentários para os professores
O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui está situado no campo de atuação de práticas da vida cotidiana. Para desenvolvê-las, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir do gênero cantiga ao longo de três etapas interdependentes. Na primeira delas, propomos o contato dos estudantes, de maneira contextualizada, ou seja, com a centralidade no texto e socialmente situada, com o campo, o gênero e o tema. A ideia nessa primeira parte é, de maneira mediada e com intencionalidade pedagógica, aproximar os estudantes dos objetos de conhecimentos participantes da sequência de atividades que eles estudarão, além de mobilizar seus conhecimentos prévios.
Em seguida, na segunda etapa, a proposta é construir coletivamente um painel e uma produção escrita coletiva, em que os aspectos composicionais da linguagem e do gênero deverão ser levantados. Durante o trabalho, pretende-se conduzir uma conversa em grupo sobre o contexto das cantigas em nossa cultura, além de sua forma composicional. A terceira e última etapa é a de produção textual, na qual as crianças, em duplas, representarão por meio de desenho e escrita as cantigas escolhidas. Ao final, oferecemos aos professores e professoras uma maneira de avaliar e sistematizar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes.
Sugestões de atividades
Sequência de Atividades - Gênero: Cantigas
Conjunto de atividades organizadas em três etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero Cantigas. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.