Plano de aula: Interpretação de uma canção com o corpo

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação da vida cotidiana e artístico literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: aparelho de áudio, música gravada ou acesso à internet com caixa de som, espaço para que as crianças possam dançar.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Alunos mais tímidos talvez tenham dificuldade em se expressar no início da atividade. Procure criar um ambiente em que a criança se sinta à vontade e não pressionada a fazer a atividade.

Referências sobre o assunto: SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Revista Presença Pedagógica. (Disponível em http://www.presencape-dagógica.com.br/capa6/artigos/52.pdf). LERNER,Delia.Ler e escrever na escola, o real, o possível e o necessário.Porto Alegre: Artmed,2002. Sobre a importância da expressão corporal no desenvolvimento infantil: https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-educacao/3023620 acessado em 14/10/2018.

Tema da aula

Orientações: Diga aos alunos que hoje aprenderão uma nova música e que essa é uma ótima música para ser acompanhada por mímicas. Diga que, todos juntos, irão escutar a música e pensar em quais movimentos poderão fazer para representar, fazendo mímicas, aquilo que está sendo dito na letra. E que após essa primeira etapa, vocês irão dançá-la.

A música sugerida para esta aula é Tumbalacatumba. Existem várias versões desta canção, segue o link de duas destas versões:

Versão Palavra Cantada - Pandalelê - Brinquedos Cantados

Versão Xuxa - Tumbalacatumba

ambos acessado em 14/10/2018.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência