Plano de aula: Revisão de texto

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação Vida Cotidiana / Artístico literário / Todo os campos. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Para que esta aula aconteça, é necessário que os alunos tenham passado por uma aula de produção de textos. É preciso que você tenha lido todas as produções e escolha um que represente alguma dificuldade encontrada no grupo. Você precisará de quadro e giz ou data show e computador para projetar o texto a ser revisado.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Por se tratar de uma turma de 1º ano, talvez os alunos tenham dificuldade em compreender o foco da revisão textual, principalmente porque nesta aula, o foco da revisão será a composição textual e não a ortografia. Portanto, preocupe-se em ensinar procedimentos de revisão e os motivos que nos levam a revisar um texto. Dessa forma as crianças irão desenvolvendo, desde cedo, o hábito de reler aquilo que escrevem com o objetivo de aprimorar a comunicação escrita.

Referências sobre o assunto:

A chave para o bom texto: revisão. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2565/a-chave-para-o-bom-texto-revisao>. Acesso em: 12 dez. 2018.

BRANDÃO, A. C.P. A revisão textual na sala de aula: Reflexões e possibilidades de ensino. In: LEAL, T.F.; BRANDÃO, A. C. P. (orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp. 119-134.

SPINILLO, Alina Galvão; CORREA, Jane. A revisão textual na perspectiva de professoras do ensino fundamental. Educ. rev. (online). 2016, n. 62, pp. 107-123. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602016000400107&script=sci_abstract>. Acesso em: 12 dez. 2018.

VILARINHO, Sabrina. Produção textual e revisão coletiva. Canal do Educador. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/producao-textual-revisao-coletiva.htm>. Acesso em: 12 dez. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Nesta aula será feita uma revisão textual coletiva de uma das produções dos alunos. O foco da revisão será na composição textual do gênero Cantigas e Canções. Os alunos deverão ter passado por uma aula de produção textual na qual, baseada em uma cantiga conhecida (sugestão: “Dona baratinha” - disponível em: https://www.letras.com.br/cantigas-populares/a-barata-diz-que-tem, acesso em 26 nov. 2018.) eles tenham produzido uma estrofe modificando o nome do animal e o que ele diz que tem.
  • Para esta atividade os alunos deverão estar organizados de forma que todos possam visualizar o texto que está sendo compartilhado pelo data show ou no quadro.
  • Após ler todas as produções, o professor deverá escolher um ou dois textos que apresentem problemas referentes à estrutura composicional do texto (que é uma estrofe de uma cantiga). Dessa forma, o texto poderá apresentar problemas em: quebra de linha de acordo com os versos da estrofe; falta de ritmo ao ser cantada; aglutinação de palavras; ausência de rimas; ausência de coerência decorrente da troca de palavras para constituir-se em um novo texto.
  • Para esta aula foi escolhida a questão da quebra de linhas, ou seja, a estruturação do texto em versos.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência