Planos de aula de Ensino Fundamental 1 para trabalhar higiene a distância

Confira uma sequência de atividades para orientar as crianças sobre a importância de lavar as mãos e de se cuidar em tempos de isolamento social

PorCamila Cecílio

23/04/2020

Foto: Getty Images

Lavar as mãos: uma ação tão simples e, mesmo tempo, tão importante, ainda mais em tempos de pandemia do novo coronavírus. Nesse momento em que o mundo todo vem tomando uma série de medidas preventivas, como o isolamento social, manter uma rotina de higiene pessoal é crucial para evitar doenças como a covid-19.

Uma das principais formas de prevenção é lavar as mãos com água e sabão, realizando uma série de movimentos que devem durar por, ao menos, 20 segundos.

Confira planos de aula para uso a distância
alinhados à BNCC de Ensino Fundamental 1

Essa e outras dicas sobre higiene pessoal podem ser encontradas nos planos de aula adaptados por Nova Escola para serem colocados em prática em casa, com o apoio da família das crianças. A coordenadora de Planos de Aula de NOVA ESCOLA, Carol Miranda, afirma que a intenção é apoiar professores e gestores durante a quarentena que vigora em todo o país.

“Criamos uma nova aba nos planos de aula, que se chama Nova Escola em Casa, com dicas de como aquele plano pode ser desenvolvido com as crianças em suas casas”, explica.

Em uma sequência de planos de aula, a professora Eliane de Siqueira, integrante do Time de Autores de NOVA ESCOLA, propõe repensar a higiene do dia a dia em casa, a fim de sensibilizar toda a família. Os focos dos planos são: higiene do corpo e cuidados com a pele; higiene o dia todo; higiene bucal para um sorriso saudável e higiene da cabeça aos pés.

Como encontrar os planos atualizados?

Você pode encontrar os planos que já passaram pelas adaptações pelo endereço www.novaescola.org.br/plano-de-aula/busca-em-casa. Selecione entre os planos listados, o que deseja utilizar ou use a barra de pesquisa “Buscar planos de aula” para encontrar o plano que mais se adequa ao seu planejamento. Clique no plano escolhido.

Depois de abrir o plano e fazer a leitura da atividade proposta, clique na aba #NovaEscolaEmCasa. Nela, você encontrará dicas de como colocar as atividades em prática, levando em consideração o período de isolamento social em virtude do coronavírus.

Ao incluir a nova aba, Carolina Miranda, coordenadora de Planos de Aula de NOVA ESCOLA, explica que a ideia é apoiar professores e gestores durante esse período. “É um momento bastante desafiador para todos, mas NOVA ESCOLA vai continuar ao lado dos profissionais da Educação. Não vamos abandonar ninguém. Nossa equipe continua trabalhando, repensando e buscando soluções para ajudar a todos”, enfatiza.

Para desenvolver as atividades em casa, a educadora sugere brincar de forca com todos os familiares e colocar palavras relacionadas com a importância da higiene das mãos, os potenciais riscos da sujeira e ainda estimular a criatividade de todos com o que eles imaginam que temos na palma das nossas mãos. Tudo isso pode ser registrado em vídeo.

Mas, em vez de um vídeo, outra dica é pedir que todos façam um desenho com o que não podemos ver, mas que está espalhado na nossa mão e que pode causar doenças, de acordo com Eliane. Outra sugestão divertida é um caça ao tesouro onde quem encontrar, em casa, mais produtos usados para higiene do corpo, vence. Veja mais detalhes neste plano e neste aqui

No plano Higiene o Dia Todo, há a proposta de um jogo que pode ser desenvolvido por toda a família e, no final, a dica é os adultos conversarem com a criança sobre o que pode ser melhorado em casa. “É uma excelente oportunidade de compartilhar conhecimento”, afirma a professora.

Para os dois últimos planos, a dica é espalhar pistas pela casa com a importância dos hábitos de higiene, incluindo a higiene bucal. Em uma caixa, coloque as perguntas ou objetos, conforme é explicado no plano. A cada objeto ou pergunta sorteada, os envolvidos devem ir buscar a resposta no cômodo correspondente.

“O professor pode colocar desafios enfrentados pela família na construção desses hábitos e, dessa forma, todos se envolvem nas melhorias”, afirma Eliane de Siqueira. Saiba mais neste plano

Acesse aqui os planos mencionados nesta matéria:

Higiene do corpo e cuidados com a pele
Higiene o dia todo
Higiene bucal para um sorriso saudável
Higiene da cabeça aos pés

Ensine hábitos de higiene
às crianças a distância