Plano de Aula

Plano de aula: Alfabetização: analisando e escrevendo legendas

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fotolegendas

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

Computador e projetor. Folhas avulsas pautadas. Impressões coloridas dos materiais complementares.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: No processo de alfabetização, as crianças estão sendo introduzidas na leitura e da escrita. Mesmo as que já estão alfabéticas decodificam lentamente os textos e necessitam da ajuda de um leitor proficiente para compreender e observar elementos que os compõem. No caso da escrita, propor momentos de escrita em duplas - alunos com diferentes níveis de aprendizagem do SEA - auxilia os alunos a refletirem acerca do sistema de escrita alfabética e de elementos próprios do gênero abordado.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize o ambiente em um ou dois semicírculos voltados para o quadro.
  • Recupere, oralmente, a função das legendas e suas características: são textos curtos, que acompanham as fotografias e servem para esclarecer, orientar, situar, localizar, nomear algo que está na imagem.
  • Informe que, nesta aula, vão analisar mais outras fotografias veiculadas em uma notícia e trabalhar a escrita de legendas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos