Atividade para impressão - fotos - LPO1_04SQA10
Plano de Aula
Plano de aula: Produção de descrições orais com base em imagens
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fotolegendas
Por: Heloísa Jordão Tania Rios
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários:
- Cópias das fotografias ampliadas para expor no mural
- Cópias de fotografias para distribuir para a turma
Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando
Dificuldades antecipadas: Como se trata da leitura de imagens recolhidas previamente, algumas crianças podem ter dificuldade de inferir informações. Selecionamos imagens de brincadeiras e brinquedos que podem ser desconhecidas por elas, então, é importante apoiá-las nesse sentido. Outra dificuldade talvez seja a de produzir, para os colegas, descrições com coerência, selecionando as informações e explicitando-as de modo a que o outro construa uma imagem mental da cena.
Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA