Língua Portuguesa: como trabalhar textos multissemióticos

Assista ao vídeo e acompanhe uma atividade alinhada à Base para o componente

POR:
NOVA ESCOLA

A Base para Língua Portuguesa não só inclui o trabalho com textos multissemióticos, mas estimula seu estudo e produção em classe. Pensando em como os professores podem traze-los para a sala de aula, mostramos no terceiro capítulo da série BNCC na Prática de Língua Portuguesa, uma atividade com alunos do 4º ano. Multissemióticos são os textos com muitos elementos, como imagens, ícones e desenhos.

A professora Ana Luiza Tayar Lima, do 4º ano, da escola E.E. Professor Idalina Caldeira de Souza Pereira, de Campinas, SP, abre sua sala de aula durante a prática com os estudantes para explicar como ela desenvolve uma atividade com tirinhas. “A escola sempre privilegiou o letramento impresso. Com a desenvolvimento das novas tecnologias, entrou no cenário a necessidade de desenvolver outras habilidades”, explica Sônia Madi, especialista em alfabetização, leitura e escritura.

Leia mais: saiba tudo sobre a BNCC para Língua Portuguesa

Veja como colocar as legendas no vídeo
Clique no símbolo das legendas no canto inferior direito da tela, como mostra a imagem abaixo.

Confira esse Plano de aula - Leitura e análise de textos multissemióticos

 Sobre a Série BNCC na Prática

Nesta série em vídeo, BNCC na Prática, produzida por NOVA ESCOLA com a Fundação Lemann, você vai acompanhar, do começo ao fim, atividades e práticas feitas por professores pelo Brasil para entender, com exemplos reais, como trabalhar o que a Base propõe para Língua Portuguesa.

Veja o primeiro episódio: escrita coletiva com alunos da Alfabetização

Segundo epísódio: como ensinar Gramática Contextualizada