Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Descrição de fotos por legendas
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fotolegendas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários:
- Giz colorido. Caderno, lápis.
- Cópias das imagens disponíveis no seguinte link:
(1) Crianças jogam bola em Madalena (CE), de Jarbas Oliveira - 18.out.2007/Folhapress http://f.i.uol.com.br/folha/mapadobrincar/images/11333769.jpeg Acesso em 6 de fevereiro de 2019
(2) Garoto roda pião na unha do dedão, em Nova Olinda (CE), João Paulo Marôpo - mai.2009 http://f.i.uol.com.br/folha/mapadobrincar/images/11333375.jpeg Acesso em 6 de fevereiro de 2019
(3) Menino brinca de corda em Nova Lima (MG), de Renato Stockler - set.2009/Na Lata http://f.i.uol.com.br/folha/mapadobrincar/images/11333361.jpeg Acesso em 6 de fevereiro de 2019
(4) Crianças brincam de corre, cutia em Nova Lima (MG), de Renato Stockler - set.2009/Na Lata http://f.i.uol.com.br/folha/mapadobrincar/images/11333355.jpeg Acesso em 6 de fevereiro de 2019
Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando
Dificuldades antecipadas: O primeiro ano envolve a aprendizagem tanto das convenções da língua escrita bem como do uso adequado do caderno e de outros instrumentos típicos da organização escolar. Essa característica demanda que sejam observados, com atenção, os procedimentos relacionados ao ensino da cópia de modo que ocorram, ao longo do desenvolvimento da aula, de maneira organizada e sequencial.
Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Organize a sala em um ou dois semicírculos (dependendo do número de alunos) voltados para o quadro.
- Informe que, nesta aula, vão retornar à página do “Mapa do brincar”: https://mapadobrincar.folha.com.br/ para explorar outras seções. Clique em “galerias” e selecione “fotos”. Antecipe que hoje vão ver uma galeria de fotografias de crianças de duas regiões do Brasil participando de jogos e brincadeiras.
- Caso não disponha de equipamento de multimídia conectado à internet, imprima as imagens disponíveis nos seguintes links:
(1) Crianças jogam bola em Madalena (CE), de Jarbas Oliveira - 18.out.2007/Folhapress http://f.i.uol.com.br/folha/mapadobrincar/images/11333769.jpeg Acesso em 6 de fevereiro de 2019
(2) Garoto roda pião na unha do dedão, em Nova Olinda (CE), João Paulo Marôpo - mai.2009 http://f.i.uol.com.br/folha/mapadobrincar/images/11333375.jpeg Acesso em 6 de fevereiro de 2019
(3) Menino brinca de corda em Nova Lima (MG), de Renato Stockler - set.2009/Na Lata http://f.i.uol.com.br/folha/mapadobrincar/images/11333361.jpeg Acesso em 6 de fevereiro de 2019
(4) Crianças brincam de corre, cutia em Nova Lima (MG), de Renato Stockler - set.2009/Na Lata http://f.i.uol.com.br/folha/mapadobrincar/images/11333355.jpeg Acesso em 6 de fevereiro de 2019
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Exiba o quadro do slide ou copie-o no quadro.
- Leia a instrução e as perguntas e explique que as respostas devem ser encontradas nas legendas das fotos que vão ver. A finalidade da atividade é fazer com que as crianças observem as palavras e prestem atenção ao modo como são escritas. Essa observação pode reduzir o número de erros que, eventualmente, possam cometer ao copiar as legendas.
- Afixe, no quadro, as imagens disponíveis aqui nos links abaixo e realize a leitura da imagem e da legenda, seguindo as orientações abaixo:
- Explore a fotografia antes da leitura da legenda. Solicite aos alunos que descrevam os detalhes da imagem. Acolha a contribuição da turma, de modo que todos se sintam valorizados.
- Proponha que os alunos leiam a legenda de maneira autônoma. Saliente que muitas palavras empregadas são bastante familiares. Outras são novas: trata-se dos nomes das cidades em que vivem as crianças fotografadas. Reflita com os alunos que a informação sobre o lugar em que as fotos foram feitas não é identificável pela simples observação da imagem. Essa é uma das funções importantes da legenda: fornecer informações que não podem ser vistas.
- Proponha que respondam às quatro perguntas apoiando-se na primeira foto. Convide uma criança, a cada pergunta, para apontar no texto onde está escrito:
- Quem aparece na foto? MENINO
- O que essa criança faz? BRINCA
- Do que ela brinca? CORDA
- Onde a foto foi tirada? NOVA LIMA.
Conforme localizam a palavra, registre-a no quadro na célula correspondente.
- Ao localizar o nome da cidade, mostre que, ao lado dele, há uma sigla (MG ou CE) que representa o estado em que se localiza aquela cidade. A cidade de Nova Lima, por exemplo, fica em Minas Gerais (Região Sudeste).
Ao final da análise dos quatro slides, conclua com os alunos que há duas fotos da cidade de Nova Lima, Minas Gerais (MG) e duas fotos do estado do Ceará (CE), mas de cidades diferentes: Madalena e Nova Olinda.
Materiais complementares:
(1) Crianças jogam bola em Madalena (CE), de Jarbas Oliveira - 18.out.2007/Folhapress http://f.i.uol.com.br/folha/mapadobrincar/images/11333769.jpeg Acesso em 6 de fevereiro de 2019
(2) Garoto roda pião na unha do dedão, em Nova Olinda (CE), João Paulo Marôpo - mai.2009 http://f.i.uol.com.br/folha/mapadobrincar/images/11333375.jpeg Acesso em 6 de fevereiro de 2019
(3) Menino brinca de corda em Nova Lima (MG), de Renato Stockler - set.2009/Na Lata http://f.i.uol.com.br/folha/mapadobrincar/images/11333361.jpeg Acesso em 6 de fevereiro de 2019
(4) Crianças brincam de corre, cutia em Nova Lima (MG), de Renato Stockler - set.2009/Na Lata http://f.i.uol.com.br/folha/mapadobrincar/images/11333355.jpeg Acesso em 6 de fevereiro de 2019
Desenvolvimento
Orientações:
- Finalizada a primeira etapa da atividade, proponha a leitura as palavras da primeira coluna apontando a cada uma delas. Pergunte:
- Que palavra aparece repetida?
- Há diferença de sentido entre as palavras MENINO e GAROTO?
- Qual das três palavras é a mais difícil de se escrever? Por quê?
- Leia as palavras da segunda coluna, apontando cada uma delas. Pergunte:
- Qual a diferença entre BRINCA e BRINCAM? Podem dizer que é a letra M. Caso seja essa a resposta, questione: quando se usa uma ou outra forma? Veja se percebem que o verbo precisa concordar com a palavra que vem antes: um menino brinca / dois meninos brincam; uma criança brinca / duas crianças brincam.
- Qual dessas palavras é a mais difícil de escrever? Por quê?
- Leia as palavras da terceira coluna, apontando cada uma delas. Pergunte:
- Que nome de brincadeira é formado por duas palavras?
- Qual dessas palavras é a mais difícil de escrever? Por quê?
- Leia as palavras da quarta coluna, apontando cada uma delas. Pergunte:
- Que nome de cidade é formado por duas palavras?
- Qual nome de cidade pode ser também o nome de uma pessoa?
- A finalidade dessa etapa é fazer com que as crianças tenham uma experiência de observar como as palavras são escritas e refletir sobre sua forma gráfica.
Fechamento
Orientações:
- Distribua as folhas com as quatro imagens para que as crianças escrevam as legendas apoiadas no quadro.
- Leia as palavras que compõem a primeira legenda como aparecem no quadro: MENINO BRINCA CORDA NOVA LIMA. Informe que, para a legenda ficar completa, estão faltando duas pequenas palavras: DE e EM. Explique que essas palavrinhas ligam as palavras para a legenda não ficar esquisita. Caso esteja usando a lousa, acrescente mais uma coluna à direita e escreva as palavras DE e EM.
- Peça para uma criança falar em voz alta como fica a legenda completa: MENINO BRINCA DE CORDA EM NOVA LIMA.
As crianças em fase de alfabetização têm muita dificuldade para aceitar que essas palavras pequenas são mesmo palavras. Fazem isso porque artigos, preposições e conjunções cumprem apenas uma função gramatical, sem se referir a uma noção ou ideia. Por causa dessa crença, cometem muitos erros de segmentação, escrevendo junto o que deveria ser separado.
4. Proceda da mesma maneira em relação às três últimas legendas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Marque uma reunião pelo Google Meet ou por outro canal de comunicação que permita o compartilhamento de tela e acesse o site indicado no plano, disponível aqui. Você também pode visualizar as imagens e legendas na apresentação disponível aqui.
Desenvolvimento
Deixe aberta a aba com as imagens, compartilhe a tela com o quadro que você preencherá com as respostas das crianças (disponível aqui) e siga as orientações do plano.
Fechamento
Ainda no mesmo arquivo, compartilhe com as crianças a partir da segunda página e siga as orientações do plano.
Convite às famílias
Convide a criança para explorar outras brincadeiras no site indicado no plano e, se possível, para colocá-las em prática!