Plano de aula: Criando legendas

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fotolegendas

Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de produção de texto

Materiais necessários:

• Cópias de fotografias que constarão no álbum.
  • Cartaz com o registro do planejamento da legenda.
  • Folha pautada.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Turmas de alfabetização são bastante heterogêneas em relação ao domínio do sistema de escrita alfabética. Crianças não alfabéticas, em suas escritas espontâneas, podem produzir registros que ofereçam grande dificuldade para serem lidos por outros. Apenas com o monitoramento de um adulto, que pode solicitar explicações sobre o que elas escreveram, torna-se possível compreender esses textos.

Mesmo na escrita de textos breves, as crianças podem ter dificuldade para construir uma estrutura em que fiquem explícitos os elementos de composição de uma legenda, como dados espaciais, temporais e outros ligados à cena registrada na fotografia.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Tema da aula

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência