Plano de aula: Criando legendas

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fotolegendas

Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de produção escrita.

Materiais necessários:

• Cópias de fotografias de brincadeiras que as crianças realizam na escola. Uma opção é fotografar as crianças em momentos de recreação ou durante a aula de Educação Física, por exemplo. Ou, ainda, solicitar aos pais fotografias de brincadeiras que realizam em casa. É necessária uma fotografia para cada dupla de crianças. As imagens devem ser providenciadas antecipadamente.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Planejar a escrita de textos tendo em vista os leitores, o que se pretende dizer, para que e de que modo é um grande desafio para alunos em processo de alfabetização. Também pode ser complicado selecionar o que dizer e como dizer de modo sucinto.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Tema da aula

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência