Exemplo de registro da produção
Plano de Aula
Plano de aula: Criando legendas
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fotolegendas
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de produção escrita.
Materiais necessários:
- Cópias de fotografias de brincadeiras que as crianças realizam na escola. Uma opção é fotografar as crianças em momentos de recreação ou durante a aula de Educação Física, por exemplo. Ou, ainda, solicitar aos pais fotografias de brincadeiras que realizam em casa. É necessária uma fotografia para cada dupla de crianças. As imagens devem ser providenciadas antecipadamente.
Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando
Dificuldades antecipadas: Planejar a escrita de textos tendo em vista os leitores, o que se pretende dizer, para que e de que modo é um grande desafio para alunos em processo de alfabetização. Também pode ser complicado selecionar o que dizer e como dizer de modo sucinto.
Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA