Veja como trabalhar a escrita coletiva, prática alinhada à Base para a Alfabetização

Vídeo mostra atividade do início ao fim com uma turma de crianças do 1º ano

POR:
NOVA ESCOLA
O professor Jonathan José dos Santos, da EMEF Jornalista Paulo Patara, de São Paulo, faz uma atividade de escrita coletiva com crianças do 1º ano    Foto: Reprodução/YouTube

Pensando no que a Base Nacional Comum Curricular propõe para Língua Portuguesa, NOVA ESCOLA, produz com o apoio da Fundação Lemann, vídeos que mostram práticas alinhadas ao documento. No primeiro episódio desta série, vemos como o professor Jonathan José dos Santos, da EMEF Jornalista Paulo Patara, de São Paulo, faz uma atividade de escrita coletiva com crianças do 1º ano. Vemos, em sala de aula, como ele alia práticas sociais de leitura e escrita à reflexão sobre o sistema de escrita alfabética.

Sonia Madi, especialista no ensino da leitura e da escrita e formadora de professores, comenta o trabalho do professor e explica as habilidade a atividade inclui. Assim, qualquer professora pode se inspirar para fazer uma atividade parecida com os seus próprios alunos da Alfabetização.

Veja o episódio:

Veja como colocar as legendas no vídeo
Clique no símbolo das legendas no canto inferior direito da tela, como mostra a imagem abaixo.

Sobre a Série BNCC na Prática

Nesta série em vídeo, BNCC na Prática, produzida por NOVA ESCOLA com a Fundação Lemann, você vai acompanhar, do começo ao fim, atividades e práticas feitas por professores pelo Brasil para entender, com exemplos reais, como trabalhar o que a Base propõe para Língua Portuguesa.

Toda quinta-feira, NOVA ESCOLA lança um episódio da série BNCC na Prática. Na próxima semana, vamos mostrar uma prática de Gramática para o 9º ano.