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Plano de aula: Descrição de fotos por legendas

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fotolegendas

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de abertura

Materiais necessários:

Infelizmente, boa parte dos suplementos infantis dos grandes jornais foi descontinuada. Caso os jornais de seu estado ou município mantenham esses suplementos, reúna alguns exemplares. Se possível, reúna exemplares do Jornal Joca, um jornal dirigido a crianças e jovens, de revistas de informação voltadas ao público infanto-juvenil (Ciência Hoje para Crianças, Mundo Estranho etc.), álbuns ou livros de fotografia (por exemplo, A vida em sociedade: olhar a África e ver o Brasil, de Pierre Verger, Editora Companhia Nacional, distribuído paras as escolas públicas por meio Programa Nacional da Biblioteca Escolar). Será necessário pelo menos um exemplar de cada um desses materiais para cada grupo.

Computador, tela e projetor multimídia se for usar os slides para guiar sua aula.

Quadro para registrar problematizações e as respostas das crianças no caso de não ter disponíveis esses equipamentos.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não estar familiarizados com o gênero focalizado e com os suportes que vão manusear, tais como revistas, jornais e álbuns.

As legendas são textos de curta extensão associados a imagens, o que colabora para a antecipação de seu conteúdo, mas as crianças encontram-se em processo de alfabetização e, por essa razão, precisarão ativar diferentes estratégias para decifrar o que está escrito.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

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