Língua Portuguesa: veja como trabalhar Gramática com o Fundamental 2

Prática engloba conteúdos, objetivos, habilidades e procedimentos que partem do trabalho com texto

POR:
NOVA ESCOLA

No segundo episódio da série em vídeo BNCC na Prática de Língua Portuguesa, mostramos como ensinar Gramática de forma contextualizada. A professora Jaqueline Fiorelli, do 9º ano, do Colégio Santa Clara, de São Paulo, usa o texto como elemento central para a atividade: “Não dá para pensar num ensino de Gramática que seja estanque, em que o aluno vai aprender regras de concordância sem utiliza-las na sua produção”, diz.

Leia mais: saiba tudo sobre a BNCC para Língua Portuguesa

No vídeo, você pode ver como preparar a atividade, escolher os gêneros textuais e orientar os alunos. Sonia Madi, especialista no ensino da leitura e da escrita e formadora de professores comenta cada parte da prática para entender os conceitos da Base Nacional Comum Curricular. “Todos os conteúdos, objetivos, habilidades, procedimentos partem de um trabalho com texto, em que a língua se concretiza”, diz.

Veja algumas habilidades que são trabalhadas na prática:

Prática de linguagem: Análise linguística/Semiótica
Objetos de conhecimento: efeitos de sentido e modalização
Campo de atuação: jornalístico/midiático

 Veja como colocar as legendas no vídeo
Clique no símbolo das legendas no canto inferior direito da tela, como mostra a imagem abaixo.

 Sobre a Série BNCC na Prática

Nesta série em vídeo, BNCC na Prática, produzida por NOVA ESCOLA com a Fundação Lemann, você vai acompanhar, do começo ao fim, atividades e práticas feitas por professores pelo Brasil para entender, com exemplos reais, como trabalhar o que a Base propõe para Língua Portuguesa.

Veja o primeiro episódio: escrita coletiva com alunos da Alfabetização