14592
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Descobrir as rimas em cantigas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Descobrir as rimas em cantigas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Nadia Camargo

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das atividades e respectivas orientações;
Texto da canção impresso, para que seja retirado na escola pelas famílias ou enviado digitalmente.

- Opcional:
Canal para aulas online, como o Google Meet ou Google Jamboard (tutoriais disponíveis aqui e aqui).

Introdução
Envie uma mensagem de áudio, vídeo ou texto dirigida às crianças e às famílias, explicando que hoje a aula será sobre rimas e a turma deve procurá-las em uma canção. Pergunte se sabem o que é rima e, se possível, conversem com alguém da família sobre rimas. Sugira que encontrem uma palavra que rime com queijo. Siga as orientações do slide Introdução do plano de aula. As crianças podem enviar áudio das palavras a você ou no grupo de WhatsApp. Se realizar a aula online, proceda como se estivesse em sala de aula, utilizando um dos canais sugeridos.

Desenvolvimento
Envie o link do videoclipe com a canção, disponível aqui. Prossiga observando os itens 3 e 4 da orientação no slide Desenvolvimento do plano de aula. Se possível, oriente a família a acompanhar esse momento. Para tanto, será necessário explicar como devem fazê-lo (orientações escritas junto com o impresso disponibilizado na escola ou enviadas por WhatsApp ou e-mail).

Fechamento
Siga a 1ª orientação do slide Fechamento do plano de aula para concluir a atividade. Solicite que cada aluno digite a rima proposta ou envie um áudio a você ou no grupo. Socialize as rimas propostas com todos da turma. Também será pertinente que você elabore uma lista com as palavras sugeridas por você e, abaixo, as palavras que rimam indicadas pela turma. Se vários alunos utilizarem a mesma palavra, escreva-a apenas uma vez.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar a criança nessa atividade, bem como realizar o mesmo procedimento com outros textos.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_01SQA07

(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas