13836
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Relacionar a pauta sonora à grafia de uma cantiga

POR: Nadia Camargo 27/11/2018
Código: LPO1_01SQA05

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre como acompanhar, através da leitura, uma canção tocada.

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: Texto da canção impresso (um para cada criança), aparelho de som, áudio da cantiga escolhida, lápis grafite, borracha. Sugestão de canção: “A casa” - Vinícius de Moraes e Toquinho.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Acompanhar a música tocada com atenção. Alunos que se encontram no processo inicial de compreensão da leitura e escrita provavelmente farão a leitura globalmente, tendo dificuldade em reconhecer a palavra como unidade e identificar a palavra ouvida.

Referências sobre o assunto: FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 p. 11-26, Jul-Dez 2017. LEAL.;T.F.;MELO.;K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental (org)BARBOSA,;M.L.F.F.;SOUZA.;I.P. Belo Horizonte: Autêntica,2006.

SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Programa Ler e Escrever Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 1o ano. 4. ed. rev. e atual. - São Paulo: FDE, 2014. p. 84-89 (Disponível em http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf. Acesso em 15/11/2018).

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • As crianças deverão ser organizadas em suas mesas.
  • Cada uma deverá receber a letra da música impressa.
  • É importante que as crianças conheçam a música de memória. Para que os alunos conheçam a música de memória ela deverá ser trabalhada em diferentes momentos nos quais as crianças cantem, dancem e brinquem com a letra da música.
  • Para esta atividade sugerimos a música “A casa” de Vinícius de Moraes e Toquinho. Para imprimir a letra clique no link: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/casa

Introdução select-down

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Diga que o texto escrito que você entregou é a letra de uma canção que eles já conhecem. Pergunte se alguém sabe que letra é. Pergunte sobre quais pistas o texto oferece para que possamos descobrir de que texto se trata. Deixe que as crianças falem. Faça as intervenções necessárias para que descubram a música.
  • Diga que você colocará a música para tocar e que todos deverão acompanhar as palavras faladas com o dedo no texto impresso. Primeiro vocês farão o acompanhamento no cartaz a fim de que todos compreendam a comanda da atividade. Você pode fixar o cartaz com a letra da música na lousa ou projetá-lo com o auxílio de um data-show.
  • Diga que eles deverão ouvir a música atentamente a acompanhar a leitura do cartaz junto com você.
  • Coloque a música para tocar e vá apontando palavra por palavra no cartaz, acompanhando a música.
  • Texto disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/casa

.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Diga que agora cada um deverá acompanhar a música tocada na sua própria folha. Pergunte se sabem identificar qual palavra do texto inicia a canção (o objetivo é que saibam que a letra não começa no título). Peça para que numerem os versos da canção (isso poderá facilitar a localização das palavras solicitadas). Coloque a música para tocar e circule pela sala para observar como as crianças estão se saindo nesse acompanhamento.
  • Diga que você irá colocar a canção uma segunda vez. Explique aos alunos que, agora, você irá parar a música algumas vezes e, quando você parar, a última palavra cantada deverá ser circulada na folha. Faça um exemplo no cartaz para que todos compreendam o que você está propondo. Coloque a música para tocar e pause na palavra ‘ENGRAÇADA’. Pergunte aos alunos: “Qual foi a última palavra cantada antes de eu parar a música?”, provavelmente eles dirão a palavra ‘engraçada’. Pergunte: “Onde está esta palavra no texto? Como vocês sabem?”. A ideia é que concluam que, se estiverem acompanhando a música com o dedo palavra por palavra, ficará mais fácil encontrá-la ao pausar a canção. Circule então a palavra ‘engraçada’ no cartaz. Diga que é isso que eles deverão fazer todas as vezes que você parar a música.
  • Coloque a música e pare na palavra ‘TETO’. Pergunte aos alunos: “Em qual palavra eu pausei a música? Com que letra começa? Que letra termina? Todos conseguiram encontrar? Vamos circular a palavra TETO?”. Circule pela sala verificando o desempenho das crianças na atividade. Caso algum aluno esteja com muita dificuldade, procure ajudá-lo relendo a parte que foi tocada, perguntando sobre a letra inicial e final da palavra. Uma outra possibilidade é colocar esse aluno em dupla com outro que tenha um conhecimento um pouco maior sobre o sistema de escrita.
  • Continue com a atividade. Como sugestão você poderá parar nas seguintes palavras: TETO, CHÃO, CASA, REDE, PAREDE, PIPI, PENICO, ESMERO, BOBOS, ZERO.
  • Pause a canção em mais ou menos palavras de acordo com o desempenho e disposição da turma.
  • Caso note que está muito difícil para a maioria dos alunos, opte por realizar a atividade de forma coletiva.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Exponha novamente o cartaz com a letra da canção.
  • Leia verso por verso perguntando qual palavra de cada verso foi circulada e circule as palavras no cartaz para ficar igual ao texto das crianças.
  • Esclareça eventuais dúvidas sobre as palavras que deveriam ter sido circuladas.
  • Coloque a música para tocar uma última vez e peça para que acompanhem em suas folhas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: Texto da canção impresso (um para cada criança), aparelho de som, áudio da cantiga escolhida, lápis grafite, borracha. Sugestão de canção: “A casa” - Vinícius de Moraes e Toquinho.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Acompanhar a música tocada com atenção. Alunos que se encontram no processo inicial de compreensão da leitura e escrita provavelmente farão a leitura globalmente, tendo dificuldade em reconhecer a palavra como unidade e identificar a palavra ouvida.

Referências sobre o assunto: FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 p. 11-26, Jul-Dez 2017. LEAL.;T.F.;MELO.;K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental (org)BARBOSA,;M.L.F.F.;SOUZA.;I.P. Belo Horizonte: Autêntica,2006.

SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Programa Ler e Escrever Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 1o ano. 4. ed. rev. e atual. - São Paulo: FDE, 2014. p. 84-89 (Disponível em http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf. Acesso em 15/11/2018).

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • As crianças deverão ser organizadas em suas mesas.
  • Cada uma deverá receber a letra da música impressa.
  • É importante que as crianças conheçam a música de memória. Para que os alunos conheçam a música de memória ela deverá ser trabalhada em diferentes momentos nos quais as crianças cantem, dancem e brinquem com a letra da música.
  • Para esta atividade sugerimos a música “A casa” de Vinícius de Moraes e Toquinho. Para imprimir a letra clique no link: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/casa

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Diga que o texto escrito que você entregou é a letra de uma canção que eles já conhecem. Pergunte se alguém sabe que letra é. Pergunte sobre quais pistas o texto oferece para que possamos descobrir de que texto se trata. Deixe que as crianças falem. Faça as intervenções necessárias para que descubram a música.
  • Diga que você colocará a música para tocar e que todos deverão acompanhar as palavras faladas com o dedo no texto impresso. Primeiro vocês farão o acompanhamento no cartaz a fim de que todos compreendam a comanda da atividade. Você pode fixar o cartaz com a letra da música na lousa ou projetá-lo com o auxílio de um data-show.
  • Diga que eles deverão ouvir a música atentamente a acompanhar a leitura do cartaz junto com você.
  • Coloque a música para tocar e vá apontando palavra por palavra no cartaz, acompanhando a música.
  • Texto disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/casa

.

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Diga que agora cada um deverá acompanhar a música tocada na sua própria folha. Pergunte se sabem identificar qual palavra do texto inicia a canção (o objetivo é que saibam que a letra não começa no título). Peça para que numerem os versos da canção (isso poderá facilitar a localização das palavras solicitadas). Coloque a música para tocar e circule pela sala para observar como as crianças estão se saindo nesse acompanhamento.
  • Diga que você irá colocar a canção uma segunda vez. Explique aos alunos que, agora, você irá parar a música algumas vezes e, quando você parar, a última palavra cantada deverá ser circulada na folha. Faça um exemplo no cartaz para que todos compreendam o que você está propondo. Coloque a música para tocar e pause na palavra ‘ENGRAÇADA’. Pergunte aos alunos: “Qual foi a última palavra cantada antes de eu parar a música?”, provavelmente eles dirão a palavra ‘engraçada’. Pergunte: “Onde está esta palavra no texto? Como vocês sabem?”. A ideia é que concluam que, se estiverem acompanhando a música com o dedo palavra por palavra, ficará mais fácil encontrá-la ao pausar a canção. Circule então a palavra ‘engraçada’ no cartaz. Diga que é isso que eles deverão fazer todas as vezes que você parar a música.
  • Coloque a música e pare na palavra ‘TETO’. Pergunte aos alunos: “Em qual palavra eu pausei a música? Com que letra começa? Que letra termina? Todos conseguiram encontrar? Vamos circular a palavra TETO?”. Circule pela sala verificando o desempenho das crianças na atividade. Caso algum aluno esteja com muita dificuldade, procure ajudá-lo relendo a parte que foi tocada, perguntando sobre a letra inicial e final da palavra. Uma outra possibilidade é colocar esse aluno em dupla com outro que tenha um conhecimento um pouco maior sobre o sistema de escrita.
  • Continue com a atividade. Como sugestão você poderá parar nas seguintes palavras: TETO, CHÃO, CASA, REDE, PAREDE, PIPI, PENICO, ESMERO, BOBOS, ZERO.
  • Pause a canção em mais ou menos palavras de acordo com o desempenho e disposição da turma.
  • Caso note que está muito difícil para a maioria dos alunos, opte por realizar a atividade de forma coletiva.

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Exponha novamente o cartaz com a letra da canção.
  • Leia verso por verso perguntando qual palavra de cada verso foi circulada e circule as palavras no cartaz para ficar igual ao texto das crianças.
  • Esclareça eventuais dúvidas sobre as palavras que deveriam ter sido circuladas.
  • Coloque a música para tocar uma última vez e peça para que acompanhem em suas folhas.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nadia Camargo
Mentor:  Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Relacionar a pauta sonora à grafia de uma cantiga

Finalidade da aula: Acompanhar, através da leitura, uma canção tocada.Ouvir com atenção e identificar uma determinada palavra quando, vez ou outra, a música for interrompida pelo professor. Em seguida, circular a palavra na letra impressa da canção.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Letra de canção / cantigas

Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de textos poéticos 

Prática de linguagem: Análise Linguística /Semiótica (alfabetização)

Habilidade(s) da BNCC: EF12LP07

Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica (alfabetização).

 

Materiais necessários: Texto da canção impresso (um para cada criança), aparelho de som, áudio da cantiga escolhida, lápis grafite, borracha. Sugestão de canção: “A casa” - Vinícius de Moraes e Toquinho.

 

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

 

Dificuldades antecipadas: Acompanhar a música tocada com atenção. Alunos que se encontram no processo inicial de compreensão da leitura e escrita provavelmente farão a leitura globalmente, tendo dificuldade em reconhecer a palavra como unidade e identificar a palavra ouvida.

 

Referências sobre o assunto: FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 p. 11-26, Jul-Dez 2017. LEAL.;T.F.;MELO.;K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental (org)BARBOSA,;M.L.F.F.;SOUZA.;I.P. Belo Horizonte: Autêntica,2006.

SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Programa Ler e Escrever Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 1o ano. 4. ed. rev. e atual. - São Paulo: FDE, 2014. p. 84-89 (Disponível em http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf. Acesso em 15/11/2018).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes