13838
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Elementos textuais de uma cantiga: título, versos e estrofes

POR: Nadia Camargo 27/11/2018
Código: LPO1_01SQA06

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre aprender sobre a composição do gênero textual cantiga: a escrita em versos (que são frases curtas), a organização em estrofes

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística / semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: Fichas com as palavras da letra de uma cantiga, fita dupla face ou fita crepe ou cola, cartaz. Sugestão de música: “A casa” - Toquinho.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Fazer a leitura das palavras escritas nos cartões. A criança pode achar que a cantiga inteira poderá ser escrita em uma única frase. Identificar o início e o final de cada verso.

Referências sobre o assunto:

FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 p. 11-26, Jul-Dez 2017. LEAL.;T.F.;MELO.;K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental (org) BARBOSA.;M.L.F.F.;SOUZA.;I.P. Belo Horizonte: Autêntica,2006.

Ler e escrever - Guia de planejamento e orientações didáticas. Governo do Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf; Acesso em 12 de Agosto de 2018.

Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente. Tadeu Breda. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 12 de Agosto de 2018.

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que vocês irão escrever um texto de forma coletiva. Explique o que isso significa: que todos irão colaborar para a escrita desse texto.
  • Explique o tema da aula: o texto que será escrito já é conhecido pelos alunos, ou seja, eles sabem o texto de cor oralmente. Dessa forma, não esquecerão nenhuma parte do texto. Sugerimos a canção “A casa”, de Vinícius de Moraes e Toquinho, no entanto você poderá escolher outra música que os alunos estejam familiarizados. É imprescindível que as crianças conheçam o texto de memória.

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas com hipóteses de escrita próximas. Com isso, você permitirá que as crianças avancem de acordo com os níveis de conhecimento sobre a escrita próximos.
  • Cole o cartaz, no qual vocês irão reproduzir a letra da música, já com o título e o nome do autor colados ou escritos, no quadro ou na parede.
  • Pergunte se alguém sabe o que está escrito no cartaz. Diga que trata-se do nome da canção que irão escrever. Caso ninguém saiba o que está escrito, informe que a música que irão escrever coletivamente chama-se “A casa” escrita por Vinícius de Moraes, musicada e cantada por Toquinho. Seria interessante você mostrar onde está escrito a palavra “casa”. Pergunte se todos se lembram da música e como se canta.
  • Convide os alunos a cantarem a música uma ou duas vezes para que todos se recordem bem.

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que esta será uma escrita diferente, pois eles não irão utilizar nem lápis, nem borracha. Diga que as palavras já estão escritas em tiras de papel que você irá entregar. Cada dupla deverá tentar ler o que está escrito nas tiras de papel. Informe aos alunos que cada dupla receberá uma tira referente a um verso da música. É provável que alguns alunos não saibam o que significa a para “verso”. Pergunte a eles se já ouviram falar dessa palavra e o que acham que seja.
  • Caso seja necessário, explique o que é um verso: uma frase da música ou poema, formada por algumas palavras, e que cada verso deve ser escrito em uma linha, ou seja, cada dupla receberá então uma linha da música que vocês irão escrever.
  • Entregue então as tiras de papel para as duplas de dê um tempo para que os alunos leiam o que está escrito. Circule pela sala ajudando as duplas que estiverem com dificuldade na leitura. Em cada dupla faça perguntas referente ao verso que receberam: quantas palavras tem, quais são as palavras, o que marca o fim de uma palavra e o início da outra (que são os espaços em branco). Certifique-se de que todas as duplas conseguiram realizar a leitura e sabem com qual verso estão.
  • Diga que agora vocês irão organizar todos aqueles versos na ordem correta em que a música é cantada colando-os no cartaz.
  • Pergunte: “Como a canção começa? Era uma casa muito engraçada. Quem está com este verso? Por que vocês acham que é isto que está escrito aí?”. A ideia é que as crianças se apoiem nas letras inicial e final, o som inicial das palavras (pois muitas vezes, as crianças nos níveis iniciais, sabem o som inicial e não conseguem identificar a letra que corresponde ao som), ou alguma palavra que saiba de cor para confirmar a pergunta caso ainda não estejam lendo convencionalmente. Solicite que a dupla traga a tira para que você cole-a no cartaz utilizando cola, fita crepe ou dupla face.
  • Prossiga da mesma maneira com os demais versos da canção até finalizar.
  • Após concluir a escrita da música toda, chame a atenção para a necessidade de trocar de linha a cada verso. Cante a música junto com as crianças e pergunte se notam alguma relação entre o ritmo da canção e o fato da mudança de linha (a ideia é que percebam que a cada final de verso, uma determinada ideia também é finalizada, caso não percebam ajude-os a perceberem). Comente novamente que cada frase recebe o nome de verso, e isso é uma característica da letras de canção e poemas. Comente que em algumas letras de música e/ou poemas, pula-se uma linha entre um conjunto de versos e outro conjunto e que a isso damos o nome de estrofe. Mostre alguma música que esteja dividida em estrofes como explicado. Poemas também poderão ser mostrados como exemplo (visto ambos os gêneros - letra de canção e poemas - são escritos em versos), se possível em seus portadores originais, como livros de poemas.

Adequações da atividade:

  • De acordo com as hipóteses de escrita da sua turma, você poderá deixar a atividade mais ou menos complexa. Por exemplo: caso você tenha alunos já alfabéticos você poderá propor a escrita da canção utilizando o alfabeto móvel ou mesmo com papel e lápis.
  • Os alunos que encontram-se na hipótese pré-silábica terão dificuldade em participar da atividade lendo as tiras. Uma sugestão de trabalho com esses alunos é: entregue a tira para a dupla dizendo o que está escrito nela. Por exemplo: nesta tira está escrito ‘era uma casa muito engraçada’. Pergunte: “Quantas palavras tem nesse verso? Onde está a palavra casa? E a palavra engraçada? Com que letra começa? Com que letra termina?”. Alerte-os para levarem a tira para colar no cartaz quando chegar essa parte da canção. Leia novamente o verso com as crianças mostrando as palavras sendo lidas.

Materiais complementares: Para impressão dos versos em tiras clicar no link

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Convide as crianças a observarem a letra da música pronta. Leve-os a notarem algumas características, como os parágrafos em todos os versos. Diga: “Estão vendo esse espaço que deixei para colar cada um dos versos? Isso se chama parágrafo”.
  • Pergunte: “Quantos versos tem nossa canção? O que é verso mesmo?”
  • Nesta aula é esperado que as crianças percebam que:
  • as letras de canção são escritas em versos;
  • cada verso é marcado pela sonoridade e melodia;
  • a um conjunto de versos damos o nome de estrofes.
  • Para isso, faça perguntas como as do item 2 para que as crianças cheguem às conclusões acima descritas. Exemplo de perguntas: “Esta letra de canção parece com algum outro texto que vocês conhecem? Por que esta palavra vai na segunda linha, e não na primeira?”
  • Sistematize a fala das crianças registrando as conclusões em um cartaz ou no próprio slide se houver o recurso na sala.
  • Retome as anotações do cartaz em outros momentos.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nadia Camargo
Mentor:  Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Elementos textuais de uma cantiga: título, versos e estrofesF

inalidade da aula: Aprender sobre a composição do gênero textual cantiga: a escrita em versos (que são frases curtas), a organização em estrofes; a possível existência de refrão e como essa organização textual contribui para articular o ritmo de fala à melodia.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Letra de canção / cantigas

Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de textos poéticos

Prática de linguagem:Análise Linguística /Semiótica (alfabetização)

Habilidade(s) da BNCC: EF12LP07

Sobre esta aula: esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística / semiótica (alfabetização).

 

Materiais necessários: Fichas com as palavras da letra de uma cantiga, fita dupla face ou fita crepe ou cola, cartaz. Sugestão de música: “A casa” - Toquinho.

 

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

 

Dificuldades antecipadas: Fazer a leitura das palavras escritas nos cartões. A criança pode achar que a cantiga inteira poderá ser escrita em uma única frase. Identificar o início e o final de cada verso.

 

Referências sobre o assunto:

FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 p. 11-26, Jul-Dez 2017. LEAL.;T.F.;MELO.;K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental (org) BARBOSA.;M.L.F.F.;SOUZA.;I.P. Belo Horizonte: Autêntica,2006.

Ler e escrever - Guia de planejamento e orientações didáticas. Governo do Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf; Acesso em 12 de Agosto de 2018.

Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente. Tadeu Breda. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 12 de Agosto de 2018.





Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes