13828
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Leitura de cantigas respeitando o ritmo e a melodia

POR: Nadia Camargo 27/11/2018
Código: LPO1_01SQA04

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre forma de composição de textos poéticos

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Letra de cantiga em um cartaz, quadro, giz, folhas sulfites (uma por aluno).

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Uma possível dificuldade é se recusar a fazer a leitura dizendo que ainda não sabe ler, no entanto a letra da música já deve ser conhecida e memorizada anteriormente, o que facilitará o trabalho de “leitura”. Também poderá acontecer da criança não realizar a relação correta entre o som e a forma gráfica da palavras, oralizando uma determinada parte da canção e apontando para outra. Poderá ter dificuldade em identificar a palavra como uma unidade, realizando a leitura globalmente.

Referências sobre o assunto: LEAL,Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de.; MORAIS, Artur Gomes de. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica.In: Org.BEAUCHAM, Janete; PAGEL, Denise; NASCIMENTO, Aricélia R. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB,2007. SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Programa Ler e Escrever Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 1o ano. 4. ed. rev. e atual. - São Paulo: FDE, 2014. p. 84-89 (Disponível em http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf Acesso em 15/11/2018).

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que vocês farão a leitura da música “A casa” de Toquinho.

Obs: É importante que as crianças já conheçam a letra, já tenham cantado várias vezes e feito atividades com essa música em outros momentos. Principalmente os alunos que ainda não sabem ler, precisam saber de memória a letra da música a fim de que possam participar da atividade lendo mesmo sem saber ler convencionalmente.

(Sobre a importância dos textos memorizados ler o texto disponível em http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf; https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente Acesso em 15/11)

Introdução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize as crianças numa posição confortável para cantar uma música que já sabem de cor, pode ser em roda. Diga que você irá colocar a música “A casa” para tocar para todos cantar juntos.
  • Coloque a música duas ou três vezes para que todos cantem e se lembrem da letra.
  • Distribua folhas sulfites e peça para que os alunos façam um desenho de como seria essa casa. Essa atividade tem como objetivo ver o que os alunos compreenderam da música, explorando suas imaginações. Guarde os desenhos para expor no quadro ao final da aula e abrir uma discussão sobre as percepções de cada um.

Materiais complementares: você pode acessar um vídeo da música em A casa

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Apresente a letra em um cartaz ou projetada e faça a leitura apontando cada palavra que você está lendo. É importante que a crianças vejam a relação que você estabelece entre a pauta sonora a parte gráfica, ou seja, a letra cantada da música escrita.
  • Pergunte quem gostaria de fazer a leitura primeiro. Peça para que o aluno venha próximo ao cartaz onde a letra da canção está escrita. Pergunte onde está o título da música e o que está escrito.
  • Diga para que faça a leitura da música como se fosse um texto (sem cantar). Peça para que a criança mostre cada pedaço que está sendo lido (verso, palavra, sílaba) com o dedo. O objetivo é sincronizar a pauta sonora com a pauta escrita.
  • Chame outras crianças para fazer a leitura da música. Caso não seja possível que todos os alunos participem, diga que você irá repetir a atividade em outro dia.

Atenção:

  • Quando a criança fizer a leitura globalmente, ou seja, não apontar especificamente para a palavra que está pronunciando, intervenha de modo que o aluno ajuste o falado ao escrito. Diga: Leia apenas o primeiro verso. Mostre onde ele está. Qual a primeira palavra do verso? Qual a última palavra? Onde está a palavra ‘casa’ no primeiro verso? Mostre-a. Agora leia novamente o primeiro verso apontada cada palavra lida com o dedo.

Obs: Caso esta atividade esteja muito penosa para o aluno, faça a leitura de parte da música como os três primeiros versos por exemplo, e repita essa atividade em outros dias. Isso provavelmente acontecerá com os alunos que apresentem uma hipótese pré-silábica de escrita.

Variação na organização para realizar a atividade:

Em vez de realizar a atividade no coletivo, você poderá organizar as crianças em pequenos grupos ou em duplas e providenciar a letra da música impressa em folha sulfite. Com esta organização de sala você fará as intervenções nas duplas. As demais duplas poderão estar lendo a cantiga ou realizando uma outra atividade mais autonomamente.

Materiais complementares: Imprima a letra da música clicando no link: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/casa.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que vocês farão a leitura mais uma vez da letra da música, agora cantando todos juntos. E que você irá mostrar, na letra escrita em um cartaz ou projetada, as palavras que vocês estão pronunciando.
  • Após cantar a música, exponha os desenhos que os alunos fizeram no início da aula no quadro ou no mural, utilizando fita adesiva. Inicie uma discussão e apreciação dos desenhos, destacando alguns detalhes das produções que mais lhe chamou atenção. Convide os alunos a destacarem o que acharam de mais interessante nos desenhos dos outros colegas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Letra de cantiga em um cartaz, quadro, giz, folhas sulfites (uma por aluno).

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Uma possível dificuldade é se recusar a fazer a leitura dizendo que ainda não sabe ler, no entanto a letra da música já deve ser conhecida e memorizada anteriormente, o que facilitará o trabalho de “leitura”. Também poderá acontecer da criança não realizar a relação correta entre o som e a forma gráfica da palavras, oralizando uma determinada parte da canção e apontando para outra. Poderá ter dificuldade em identificar a palavra como uma unidade, realizando a leitura globalmente.

Referências sobre o assunto: LEAL,Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de.; MORAIS, Artur Gomes de. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica.In: Org.BEAUCHAM, Janete; PAGEL, Denise; NASCIMENTO, Aricélia R. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB,2007. SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Programa Ler e Escrever Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 1o ano. 4. ed. rev. e atual. - São Paulo: FDE, 2014. p. 84-89 (Disponível em http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf Acesso em 15/11/2018).

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que vocês farão a leitura da música “A casa” de Toquinho.

Obs: É importante que as crianças já conheçam a letra, já tenham cantado várias vezes e feito atividades com essa música em outros momentos. Principalmente os alunos que ainda não sabem ler, precisam saber de memória a letra da música a fim de que possam participar da atividade lendo mesmo sem saber ler convencionalmente.

(Sobre a importância dos textos memorizados ler o texto disponível em http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf; https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente Acesso em 15/11)

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize as crianças numa posição confortável para cantar uma música que já sabem de cor, pode ser em roda. Diga que você irá colocar a música “A casa” para tocar para todos cantar juntos.
  • Coloque a música duas ou três vezes para que todos cantem e se lembrem da letra.
  • Distribua folhas sulfites e peça para que os alunos façam um desenho de como seria essa casa. Essa atividade tem como objetivo ver o que os alunos compreenderam da música, explorando suas imaginações. Guarde os desenhos para expor no quadro ao final da aula e abrir uma discussão sobre as percepções de cada um.

Materiais complementares: você pode acessar um vídeo da música em A casa

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Apresente a letra em um cartaz ou projetada e faça a leitura apontando cada palavra que você está lendo. É importante que a crianças vejam a relação que você estabelece entre a pauta sonora a parte gráfica, ou seja, a letra cantada da música escrita.
  • Pergunte quem gostaria de fazer a leitura primeiro. Peça para que o aluno venha próximo ao cartaz onde a letra da canção está escrita. Pergunte onde está o título da música e o que está escrito.
  • Diga para que faça a leitura da música como se fosse um texto (sem cantar). Peça para que a criança mostre cada pedaço que está sendo lido (verso, palavra, sílaba) com o dedo. O objetivo é sincronizar a pauta sonora com a pauta escrita.
  • Chame outras crianças para fazer a leitura da música. Caso não seja possível que todos os alunos participem, diga que você irá repetir a atividade em outro dia.

Atenção:

  • Quando a criança fizer a leitura globalmente, ou seja, não apontar especificamente para a palavra que está pronunciando, intervenha de modo que o aluno ajuste o falado ao escrito. Diga: Leia apenas o primeiro verso. Mostre onde ele está. Qual a primeira palavra do verso? Qual a última palavra? Onde está a palavra ‘casa’ no primeiro verso? Mostre-a. Agora leia novamente o primeiro verso apontada cada palavra lida com o dedo.

Obs: Caso esta atividade esteja muito penosa para o aluno, faça a leitura de parte da música como os três primeiros versos por exemplo, e repita essa atividade em outros dias. Isso provavelmente acontecerá com os alunos que apresentem uma hipótese pré-silábica de escrita.

Variação na organização para realizar a atividade:

Em vez de realizar a atividade no coletivo, você poderá organizar as crianças em pequenos grupos ou em duplas e providenciar a letra da música impressa em folha sulfite. Com esta organização de sala você fará as intervenções nas duplas. As demais duplas poderão estar lendo a cantiga ou realizando uma outra atividade mais autonomamente.

Materiais complementares: Imprima a letra da música clicando no link: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/casa.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que vocês farão a leitura mais uma vez da letra da música, agora cantando todos juntos. E que você irá mostrar, na letra escrita em um cartaz ou projetada, as palavras que vocês estão pronunciando.
  • Após cantar a música, exponha os desenhos que os alunos fizeram no início da aula no quadro ou no mural, utilizando fita adesiva. Inicie uma discussão e apreciação dos desenhos, destacando alguns detalhes das produções que mais lhe chamou atenção. Convide os alunos a destacarem o que acharam de mais interessante nos desenhos dos outros colegas.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nadia Camargo
Mentor:  Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Leitura de cantigas respeitando o ritmo e a melodia

Finalidade da aula: Ajustar a pauta sonora ao texto escrito na leitura de uma cantiga que se sabe de cor

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Letra de canção / cantigas

Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de textos poéticos

Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (alfabetização)

Habilidade(s) da BNCC: EF12LP07

Sobre esta aula: esta é a 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

 

Materiais necessários: Letra de cantiga em um cartaz, quadro, giz, folhas sulfites (uma por aluno).

 

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

 

Dificuldades antecipadas: Uma possível dificuldade é se recusar a fazer a leitura dizendo que ainda não sabe ler, no entanto a letra da música já deve ser conhecida e memorizada anteriormente, o que facilitará o trabalho de “leitura”. Também poderá acontecer da criança não realizar a relação correta entre o som e a forma gráfica da palavras, oralizando uma determinada parte da canção e apontando para outra. Poderá ter dificuldade em identificar a palavra como uma unidade, realizando a leitura globalmente.

 

Referências sobre o assunto: LEAL,Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de.; MORAIS, Artur Gomes de. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica.In: Org.BEAUCHAM, Janete; PAGEL, Denise; NASCIMENTO, Aricélia R. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB,2007. SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Programa Ler e Escrever Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 1o ano. 4. ed. rev. e atual. - São Paulo: FDE, 2014. p. 84-89 (Disponível em http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf Acesso em 15/11/2018).

 


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes