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Plano de aula - Organizando um mural só de campanhas publicitárias.

POR: Erika Christian Fernandes Pettersen 25/11/2018
Código: LPO1_05SQA04

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF12LP15) Identificar a forma de composição de slogans publicitários.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre compreender as particularidades dos textos do gênero slogan, observando sua estrutura e características.

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação “vida pública”. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: Panfletos de campanhas de conscientização diversas. Poderão ser utilizados panfletos de campanhas educativas disponíveis em sua cidade.

Dificuldades antecipadas: Familiarização com determinados tipos de slogans, conhecimento de mundo.

Referências sobre o assunto:

Significado de Slogan, disponível em: https://www.significados.com.br/slogan/. Acesso em 21 de novembro de 2018.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CAVALCANTI, M. Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS, V.M. São Paulo: Contexto, 2011

BRASIL, L. F. O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F; BRANDÃO, A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006 .

Características do gênero: frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma qual é a proposta da aula, em que será feita uma atividade de selecionar textos de campanha publicitária dentre outros para a montagem de um MURAL PUBLICITÁRIO.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a turma numa grande roda.
  • Disponha no centro da roda uma caixa surpresa com o título CORREIO, contendo textos de diferentes gêneros textuais, tais como: bilhetes, receitas, convites, campanhas educativas publicitárias, histórias em quadrinhos, contos, poemas, etc. ( de preferência que estejam em seu respectivo suporte).
  • Converse com as crianças explicando o que será a atividade da aula, ou seja, que nesta caixa existem diferentes de gêneros textuais, mas que devemos selecionar somente os que são de campanha publicitária.
  • Abuse um pouco da criatividade e diga que nesta caixa do correio o carteiro deixou vários textos para o dono da casa, porém como ele precisa montar um mural somente com CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS para levar ao seu trabalho, nós vamos ajudá-lo nesta tarefa separando os textos e organizando-os para ele.

Observações: As imagens deverão ser selecionadas pelo professor com antecedência, de preferência que sejam textos originais e reais encontrados e usados no dia a dia.

Materiais necessários: Panfletos de campanhas publicitárias, bilhetes, receitas, convites e outros diferentes gêneros textuais já selecionados pelo professor.

Dificuldades antecipadas: Selecionar o que é um texto de uma campanha publicitária diferenciando-o de outros gêneros textuais

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Após a explicação do que será a atividade, balance a caixa e solicite à uma criança por vez que retire um texto de dentro dela.
  • Peça à criança para mostrar o texto a todos na roda.
  • Ao mesmo tempo, faça as seguintes perguntas para a turma: “alguém já viu um texto como este? Observando o seu formato conseguem imaginar do que se trata, qual será o assunto e para que serve, onde pode ser encontrado, será que é uma campanha publicitária, etc?”.
  • Faça a leitura do que está contido no primeiro texto retirado da caixa. Caso este seja de uma campanha publicitária, chame a atenção para suas características, do contrário, relembre com a turma como deve ser um texto de campanha educativa publicitária e o que deve conter (sua estrutura composicional). Converse também sobre cada gênero retirado da caixa, explorando conhecimentos prévios a respeito de onde pode ser encontrado, para que serve, quais são as características desse gênero, se conhecem ou já viu algum deles.
  • Será preciso, neste momento, conversar sobre as características do gênero campanha publicitária de forma a contribuir para a diferenciação dele, dentre os demais gêneros. Retome o que já foi tratado nas aulas anteriores (com o vídeo, os cartazes de campanhas educativas e seus slogans) para favorecer uma melhor compreensão das particularidades dos textos desse gênero, observando sua estrutura e características.
  • Caso seja necessário, ajude a fazer a leitura dos textos.

Características do gênero:

Constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço. Sua estrutura composicional geralmente contém:

  • Título (apresenta a ideia principal),
  • Subtítulo (apresenta uma idéia complementar ao título),
  • Logomarca (junção do símbolo da empresa e seu nome,
  • Logotipo (representação gráfica que representa o nome de uma empresa, instituição, marca),
  • Slogan (frase curta, de fácil memorização).

(Fonte: Dissertação de mestrado por Caroline Costa Silva - Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda : uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica- Uberlândia/MG - 2015).

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Utilize os momentos finais da aula para organizar um mural com as imagens e seus SLOGANS. Peça a ajuda das crianças para essa tarefa, onde deverão colar a imagem junto ao seu texto, plaquinha com o slogan.
  • Reflita com a turma sobre as características desse gênero, sua estrutura e composição. Observem as partes básicas de cada campanha, levando os alunos a perceberem como as imagens estão relacionadas ao texto ou vice-versa: “só a imagem seria suficiente para tratar o assunto, o que mais foi preciso ter no cartaz para que as pessoas pudessem entender do que trata a campanha (relacionar a imagem com o texto escrito - slogan)?”.

Dificuldades encontradas e possíveis intervenções :

  • No momento da introdução, é importante lembrar o que é mesmo uma campanha educativa. Recorde com as crianças sobre a campanha estudada “Afaste os bichos, lave as mãos”, para que possam perceber a existência das imagens, textos ( títulos, slogans) e sua função.
  • No ato da leitura dos textos, muitos alunos podem ainda não dominar o processo de decodificação da escrita, por isso, é importante a ajuda do professor e dos colegas que estão mais avançados na leitura. Reflita sobre palavras que conhecem no texto, onde começamos a ler, que letra está neste início, quantas palavras tem no texto, etc.
  • Diferencie o gênero estudado dos demais, para contribuir nesse processo, retome as características do gênero campanha publicitária.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação “vida pública”. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: Panfletos de campanhas de conscientização diversas. Poderão ser utilizados panfletos de campanhas educativas disponíveis em sua cidade.

Dificuldades antecipadas: Familiarização com determinados tipos de slogans, conhecimento de mundo.

Referências sobre o assunto:

Significado de Slogan, disponível em: https://www.significados.com.br/slogan/. Acesso em 21 de novembro de 2018.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CAVALCANTI, M. Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS, V.M. São Paulo: Contexto, 2011

BRASIL, L. F. O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F; BRANDÃO, A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006 .

Características do gênero: frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma qual é a proposta da aula, em que será feita uma atividade de selecionar textos de campanha publicitária dentre outros para a montagem de um MURAL PUBLICITÁRIO.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a turma numa grande roda.
  • Disponha no centro da roda uma caixa surpresa com o título CORREIO, contendo textos de diferentes gêneros textuais, tais como: bilhetes, receitas, convites, campanhas educativas publicitárias, histórias em quadrinhos, contos, poemas, etc. ( de preferência que estejam em seu respectivo suporte).
  • Converse com as crianças explicando o que será a atividade da aula, ou seja, que nesta caixa existem diferentes de gêneros textuais, mas que devemos selecionar somente os que são de campanha publicitária.
  • Abuse um pouco da criatividade e diga que nesta caixa do correio o carteiro deixou vários textos para o dono da casa, porém como ele precisa montar um mural somente com CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS para levar ao seu trabalho, nós vamos ajudá-lo nesta tarefa separando os textos e organizando-os para ele.

Observações: As imagens deverão ser selecionadas pelo professor com antecedência, de preferência que sejam textos originais e reais encontrados e usados no dia a dia.

Materiais necessários: Panfletos de campanhas publicitárias, bilhetes, receitas, convites e outros diferentes gêneros textuais já selecionados pelo professor.

Dificuldades antecipadas: Selecionar o que é um texto de uma campanha publicitária diferenciando-o de outros gêneros textuais

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Após a explicação do que será a atividade, balance a caixa e solicite à uma criança por vez que retire um texto de dentro dela.
  • Peça à criança para mostrar o texto a todos na roda.
  • Ao mesmo tempo, faça as seguintes perguntas para a turma: “alguém já viu um texto como este? Observando o seu formato conseguem imaginar do que se trata, qual será o assunto e para que serve, onde pode ser encontrado, será que é uma campanha publicitária, etc?”.
  • Faça a leitura do que está contido no primeiro texto retirado da caixa. Caso este seja de uma campanha publicitária, chame a atenção para suas características, do contrário, relembre com a turma como deve ser um texto de campanha educativa publicitária e o que deve conter (sua estrutura composicional). Converse também sobre cada gênero retirado da caixa, explorando conhecimentos prévios a respeito de onde pode ser encontrado, para que serve, quais são as características desse gênero, se conhecem ou já viu algum deles.
  • Será preciso, neste momento, conversar sobre as características do gênero campanha publicitária de forma a contribuir para a diferenciação dele, dentre os demais gêneros. Retome o que já foi tratado nas aulas anteriores (com o vídeo, os cartazes de campanhas educativas e seus slogans) para favorecer uma melhor compreensão das particularidades dos textos desse gênero, observando sua estrutura e características.
  • Caso seja necessário, ajude a fazer a leitura dos textos.

Características do gênero:

Constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço. Sua estrutura composicional geralmente contém:

  • Título (apresenta a ideia principal),
  • Subtítulo (apresenta uma idéia complementar ao título),
  • Logomarca (junção do símbolo da empresa e seu nome,
  • Logotipo (representação gráfica que representa o nome de uma empresa, instituição, marca),
  • Slogan (frase curta, de fácil memorização).

(Fonte: Dissertação de mestrado por Caroline Costa Silva - Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda : uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica- Uberlândia/MG - 2015).

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Utilize os momentos finais da aula para organizar um mural com as imagens e seus SLOGANS. Peça a ajuda das crianças para essa tarefa, onde deverão colar a imagem junto ao seu texto, plaquinha com o slogan.
  • Reflita com a turma sobre as características desse gênero, sua estrutura e composição. Observem as partes básicas de cada campanha, levando os alunos a perceberem como as imagens estão relacionadas ao texto ou vice-versa: “só a imagem seria suficiente para tratar o assunto, o que mais foi preciso ter no cartaz para que as pessoas pudessem entender do que trata a campanha (relacionar a imagem com o texto escrito - slogan)?”.

Dificuldades encontradas e possíveis intervenções :

  • No momento da introdução, é importante lembrar o que é mesmo uma campanha educativa. Recorde com as crianças sobre a campanha estudada “Afaste os bichos, lave as mãos”, para que possam perceber a existência das imagens, textos ( títulos, slogans) e sua função.
  • No ato da leitura dos textos, muitos alunos podem ainda não dominar o processo de decodificação da escrita, por isso, é importante a ajuda do professor e dos colegas que estão mais avançados na leitura. Reflita sobre palavras que conhecem no texto, onde começamos a ler, que letra está neste início, quantas palavras tem no texto, etc.
  • Diferencie o gênero estudado dos demais, para contribuir nesse processo, retome as características do gênero campanha publicitária.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Erika Pettersen
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Organizando um mural só de campanhas publicitárias.

Finalidade da aula: Compreender  as particularidades dos textos desse gênero, observando sua estrutura e características.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Slogans

Objetos do conhecimento: Forma de composição dos textos .

Prática de linguagem: Análise Linguística /Semiótica (alfabetização)

Habilidade da BNCC: EF12LP15

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação “vida pública”. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: Panfletos de campanhas de conscientização diversas. Poderão ser utilizados panfletos de campanhas educativas disponíveis em sua cidade.

 

Dificuldades antecipadas: Familiarização com determinados tipos de slogans, conhecimento de mundo.

 

Referências sobre o assunto:

 

Significado de Slogan, disponível em: https://www.significados.com.br/slogan/. Acesso em 21 de novembro de 2018.

 

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CAVALCANTI, M. Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS, V.M. São Paulo: Contexto, 2011

BRASIL, L. F. O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F; BRANDÃO, A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006 .   



Características do gênero: frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

 

Seu significado varia de autor para autor,  entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

 

Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.


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