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Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação “vida pública”. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização).
Materiais necessários: Panfletos de campanhas de conscientização diversas. Poderão ser utilizados panfletos de campanhas educativas disponíveis em sua cidade.
Dificuldades antecipadas: Familiarização com determinados tipos de slogans, conhecimento de mundo.
Referências sobre o assunto:
Significado de Slogan, disponível em: https://www.significados.com.br/slogan/. Acesso em 21 de novembro de 2018.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
CAVALCANTI, M. Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS, V.M. São Paulo: Contexto, 2011
BRASIL, L. F. O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F; BRANDÃO, A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006 .
Características do gênero: frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.
Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a
atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.
Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma qual é a proposta da aula, em que será feita uma atividade de selecionar textos de campanha publicitária dentre outros para a montagem de um MURAL PUBLICITÁRIO.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Observações: As imagens deverão ser selecionadas pelo professor com antecedência, de preferência que sejam textos originais e reais encontrados e usados no dia a dia.
Materiais necessários: Panfletos de campanhas publicitárias, bilhetes, receitas, convites e outros diferentes gêneros textuais já selecionados pelo professor.
Dificuldades antecipadas: Selecionar o que é um texto de uma campanha publicitária diferenciando-o de outros gêneros textuais
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Características do gênero:
Constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço. Sua estrutura composicional geralmente contém:
(Fonte: Dissertação de mestrado por Caroline Costa Silva - Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda : uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica- Uberlândia/MG - 2015).
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Dificuldades encontradas e possíveis intervenções :
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui); Loom (tutorial disponível aqui) e Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Marque um encontro pelo Google Meet ou outro canal de comunicação que permita o compartilhamento de tela.
Acesse o arquivo contendo os textos de diferentes gêneros textuais, disponível aqui, compartilhe a tela com a turma e siga as orientações do plano.
Caso a sua aula seja assíncrona, envie o link do arquivo às crianças, junto a um áudio ou vídeo contendo as orientações de análise dos textos propostas no plano. Solicite que anotem quantos e quais são os textos de campanha publicitária, e respondam a você através de áudio.
Desenvolvimento
Siga as orientações do plano.
Para aulas assíncronas, grave e envie à turma um vídeo com as orientações propostas.
Fechamento
Antecipadamente, acesse as imagens das campanhas publicitárias apresentadas: Slide 2, disponível aqui; Slide 4, disponível aqui; Slide 7, disponível aqui; Slide 9, disponível aqui; Slide 11, disponível aqui; Slide 12, disponível aqui; Slide 14, disponível aqui; Slide 16, disponível aqui, e Slide 17, disponível aqui.
Crie um mural no Padlet e siga as orientações do plano. Em aulas síncronas, compartilhe a sua tela com o mural durante o encontro.
Caso você esteja seguindo esta sequência de planos, acesse o mural criado por você no Padlet (veja orientações no plano LPO1_05SQA03, disponível aqui) e, junto com as crianças, complete-o com as imagens de campanhas publicitárias analisadas nesta aula.
Caso a sua aula seja assíncrona, grave um vídeo organizando o mural no Padlet enquanto faz as intervenções propostas no plano e envie-o às crianças. Você pode finalizá-lo solicitando às crianças que enviem a você uma imagem, áudio ou vídeo com algum retorno sobre o conteúdo da aula.
Convite às famílias
Você pode desenvolver esse assunto em casa, brincando de mímica. Selecione algumas imagens de campanhas publicitárias adequadas à faixa etária das crianças, elabore fichas imprimindo-as ou representando-as manualmente (desenho e slogan), organize-as em pilha, viradas para baixo, e inicie a brincadeira: um participante por vez vira a ficha e encena o seu conteúdo; os demais terão um tempo para adivinhar qual é a mensagem da campanha.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Erika Pettersen
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Organizando um mural só de campanhas publicitárias.
Finalidade da aula: Compreender as particularidades dos textos desse gênero, observando sua estrutura e características.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Slogans
Objetos do conhecimento: Forma de composição dos textos .
Prática de linguagem: Análise Linguística /Semiótica (alfabetização)
Habilidade da BNCC: EF12LP15
Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação “vida pública”. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização).
Materiais necessários: Panfletos de campanhas de conscientização diversas. Poderão ser utilizados panfletos de campanhas educativas disponíveis em sua cidade.
Dificuldades antecipadas: Familiarização com determinados tipos de slogans, conhecimento de mundo.
Referências sobre o assunto:
Significado de Slogan, disponível em: https://www.significados.com.br/slogan/. Acesso em 21 de novembro de 2018.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
CAVALCANTI, M. Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS, V.M. São Paulo: Contexto, 2011
BRASIL, L. F. O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F; BRANDÃO, A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006 .
Características do gênero: frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.
Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a
atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.
Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.
Alfabetização
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