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Plano de aula: Preparando um reconto oral

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Lenda indígena

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero lendas indígenas e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides. Vídeo Bia Bedran - O lago Palaná. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qEEmmguGPuI. Acesso em 12 de novembro de 2018. Vídeo Nauã, a estrela das águas - Varal de Histórias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2bmNuhwnGR0. Acesso em 13 de novembro de 2018. Quadro comparativo impresso disponível nos materiais complementares. Textos: Kanata Wenjausu - A origem da noite, A história dos cachorros - Como os cachorros perderam o dom da fala, Juruá vira peixe, Iauaretê-mirim e o rio, O saber dos avós (disponíveis nos materiais complementares). Roteiro para contação de histórias impresso (disponível nos materiais complementares). Cinco caixas médias ou sacos plásticos com os materiais descritos no slide 7. Papel Kraft ou metro, caneta hidrocor. Papel sulfite.

Informações sobre o gênero: Lendas indígenas são narrativas de tradição oral que tratam sobre questões vinculadas à existência e a sentimentos como o medo, a coragem, a dúvida, o amor, falam sobre erros, acertos e sobre os enfrentamentos da vida, questões nem sempre fáceis de serem elaboradas. No Brasil, essas lendas inicialmente foram escritas por não indígenas, no intuito de fazer conhecer essa cultura, em um momento histórico em que se buscava construir uma identidade nacional. Entretanto, esses primeiros escritos, de caráter folclórico, muitas vezes trouxeram ideias genéricas sobre os índios. Desde os anos 90, a literatura indígena, escrita pelos próprios índios, vem ganhando força, e é por meio dela que buscaremos proporcionar aos alunos o conhecimento da pluralidade cultural do país, além do distanciamento de pré-julgamentos baseados em visões estereotipadas e pejorativas. Portanto, a leitura desses textos deve proporcionar a reflexão sobre como o outro vê e lê o mundo e como conta suas histórias. Nessas obras o texto é interativo e multimodal: as narrativas são permeadas de referências a sons, olfato, tato e sensações que podem ser mais bem descritas por quem de fato viveu ou esteve mais próximo dessas experiências...além de geralmente conter desenhos tradicionais (como os grafismos) e paratextos com informações adicionais relacionadas à cultura, língua e localização da etnia em questão. Esses textos literários provocam o imaginário e a fantasia, a curiosidade, sentido de descoberta e ao mesmo tempo promovem aprendizagens e questionamentos.

Dificuldades antecipadas: Muitos alunos podem apresentar dificuldades para organizar um reconto oral. Isso pode ocorrer devido à falta de repertórios e também de um planejamento adequado. É possível que não se atentem para a organização temporal dos fatos ou articulação de acontecimentos da narrativa, causando falta de coesão e coerência textual.

Referências sobre o assunto: THIEL, Janice Cristina. A Literatura dos Povos Indígenas e a Formação do Leitor Multicultural. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1175-1189, out./dez. 2013. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/edreal/v38n4/09.pdf

GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Ed. ática, 2002

FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009

KITHÃULU, Renê. IRAKISU, o menino criador. São Paulo: Editora Peirópolis, 2002

YAMÃ, Y. Sehaypóri - O Livro Sagrado do Povo Saterê – Mawé. Ed. Peirópolis. 2007

JECUPÉ. Kaká Werá. As fabulosas fábulas de IAUARETÊ. São Paulo: Peirópolis, 2007

MUNDURUKU, Daniel. Catando piolhos Contando histórias. São Paulo: Escarlate, 2014

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos.
  • Os textos selecionados para o planejamento de reconto oral dessa aula, foram tema de estudo de aulas anteriores dessa sequência. É muito importante que os alunos tenham familiaridade com as narrativas para poderem ter mais desenvoltura na contação da história. Por isso, caso não estejam seguindo essa sequência de aulas, reserve um tempo ao longo da semana para ler ou contar essas 5 histórias:
  • Kanata Wenjausu - A origem da noite
  • A história dos cachorros - Como os cachorros perderam o dom da fala
  • Juruá vira peixe
  • Iauaretê-mirim e o rio
  • O saber dos avós
  • As histórias são breves e estão disponíveis nos materiais complementares. Sugerimos que reserve 10 minutos por dia para compartilhar cada uma dessas histórias com os alunos antes de realizar o plano.

Materiais complementares:

Textos para impressão:

“Kanata Wenjausu - A origem da noite”: aqui

“A história dos cachorros”: aqui

“Juruá vira peixe”: aqui

“Iauaretê-mirim e o rio”: aqui

“O saber dos avós”: aqui

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