Plano de Aula

Plano de aula: Minisseminários

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. O campo de atuação priorizado nessa atividade é a oralidade, marcada por um viés investigativo e utilizando gêneros textuais do campo investigativo, não o tema em si.

Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é, ainda, uma realidade distante dos ambientes escolares. Pensar a oralidade é aproximar as aulas das práticas sociais vigentes. Sob essa perspectiva, espera-se promover ações que se voltem para a busca da autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção, comunicação e participação coletiva, primando pelo campo investigativo. Acresce-se que, apesar do foco estar sobre o gênero oral, considera-se para essa idade a necessidade de consolidação da base ortográfica e de determinadas regras básicas da gramática. Na perspectiva da oralidade, estruturar a interação entre o observador e o apresentador (formulação de perguntas, solicitação de esclarecimentos).

Materiais necessários: cartolina, pincéis, revistas para recorte e uso de computadores conectados à internet.

Dificuldades antecipadas: A dificuldade encontrada pode se dar em função de se começar a lidar com textos científicos e a transformação deles em infográficos, haja vista que o universo dos anos iniciais se passa muito pelo caminho dos textos de ficção. Outro aspecto a ser levantado é a finalidade comunicativa: “do que, por que e para quem fala”. Então, é momento de começar a lidar com essas questões da língua relacionadas à intenção comunicativa.

Referências sobre o assunto:

MARTINS NETO, Irando Alves. A importância do ensino de gêneros orais na formação do aluno como sujeito ativo na sociedade. In: Ave Palavra. Edição Especial do Ensino de Língua Portuguesa. Agosto, 2012. Disponível em <http://www2.unemat.br/avepalavra/EDICOES/Esp0812/artigos/irando.pdf>. Acesso em Jul. 2018.

GOMES-SANTOS, S. A exposição oral nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012.

VIEIRA, Ana Regina Ferraz. Seminário escolar. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 275-290. Disponível em <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>. Acesso em Jul. 2018.

ZANI, Juliana Bacan & BUENO, Luzia. Os gêneros orais no programa ler e escrever do Estado de São Paulo. Revista Intercâmbio, v. XXVI: 114-128, 2012. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x. Disponível em <https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/viewFile/15179/11321> . Acesso em Jul. 2018.

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: variável, anterior à exposição

Preparação: O trabalho com gêneros orais traz uma demanda anterior ao momento em que ele se efetiva. Faz-se necessário uma preparação.

Assim, além de orientar sobre as demandas da oralidade, trazidas pelas habilidades: EF15LP09,EF15LP09, EF15LP10, EF15LP11, EF15LP12, EF15LP13 (considerando a interação entre apresentador e ouvinte, elementos paralinguísticos como riso, gestos, mímica etc. e outros recursos da oralidade), deve-se também considerar o tipo expositivo de textos, combinados pela habilidade EF35LP20. (imagens, gráficos, tabelas…)

  • Converse com os alunos sobre possíveis temas para pesquisa.

2. Peça que busquem textos midiáticos que tenham artigos de divulgação científica (converse sobre esse gênero com os alunos: https://www.todamateria.com.br/texto-de-divulgacao-cientifica/, conforme explicita a habilidade EF35LP17 da BNCC. Recomenda-se a busca em sites voltados para a criança como em http://chc.org.br/, http://exploradormirim.blogspot.com/, por exemplo), definindo por um texto que contemple a temática escolhida pela criança. Oriente os alunos a pesquisarem textos do campo investigativo: artigos de divulgação científica. O tempo de estudo e a coleta de informação pode ser decidido com a turma. Organize a sala em grupos de até 5 crianças.

3. Peça aos alunos que, nos grupos já formados, façam uma leitura atenta do texto que escolheram e selecionem informação que julgarem importante para a produção do gênero textual em questão, pois esse será o suporte para a apresentação. Nesse sentido, converse sobre como curar e selecionar informações: marcá-las, criar palavras-chave, marginálias, grifar números e percentuais, se aparecerem, etc.

4. Converse com os alunos sobre o texto, instigando-lhes a transformar o texto em um infográfico e a utilidade desse recurso em uma apresentação. Veja sobre infográfico em https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volume4-grafico-e-in.

Assim, oriente-os para a produção do infográfico. Instigue-os a refletir:

  • Vamos fazer um infográfico com os textos científicos que pesquisamos?
  • Qual é a função de recursos como: tabelas, gráficos, imagens, resumo das informações, lista de itens dentro do infográfico?
  • O texto temos em mãos, ajuda na produção de quais desses recursos?
  • Que design nosso infográfico vai ter?
  • Como vamos estabelecer a formatação deles dentro do infográfico?
  • Que ordem vamos estabelecer na colocação das informações produzidas dentro do infográfico?

OBS: Recomenda-se que cada criança tenha em mãos uma cópia do texto.