Plano de Aula
Plano de aula: Minisseminários
Por: Ana Pena
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. O campo de atuação priorizado nessa atividade é a oralidade, marcada por um viés investigativo e utilizando gêneros textuais do campo investigativo, não o tema em si.
Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é, ainda, uma realidade distante dos ambientes escolares. Pensar a oralidade é aproximar as aulas das práticas sociais vigentes. Sob essa perspectiva, espera-se promover ações que se voltem para a busca da autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção, comunicação e participação coletiva, primando pelo campo investigativo. Acresce-se que, apesar do foco estar sobre o gênero oral, considera-se para essa idade a necessidade de consolidação da base ortográfica e de determinadas regras básicas da gramática. Na perspectiva da oralidade, estruturar a interação entre o observador e o apresentador (formulação de perguntas, solicitação de esclarecimentos).
Materiais necessários: cartolina, pincéis, revistas para recorte e uso de computadores conectados à internet.
Dificuldades antecipadas: A dificuldade encontrada pode se dar em função de se começar a lidar com textos científicos e a transformação deles em infográficos, haja vista que o universo dos anos iniciais se passa muito pelo caminho dos textos de ficção. Outro aspecto a ser levantado é a finalidade comunicativa: “do que, por que e para quem fala”. Então, é momento de começar a lidar com essas questões da língua relacionadas à intenção comunicativa.
Referências sobre o assunto:
MARTINS NETO, Irando Alves. A importância do ensino de gêneros orais na formação do aluno como sujeito ativo na sociedade. In: Ave Palavra. Edição Especial do Ensino de Língua Portuguesa. Agosto, 2012. Disponível em <http://www2.unemat.br/avepalavra/EDICOES/Esp0812/artigos/irando.pdf>. Acesso em Jul. 2018.
GOMES-SANTOS, S. A exposição oral nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012.
VIEIRA, Ana Regina Ferraz. Seminário escolar. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 275-290. Disponível em <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>. Acesso em Jul. 2018.
ZANI, Juliana Bacan & BUENO, Luzia. Os gêneros orais no programa ler e escrever do Estado de São Paulo. Revista Intercâmbio, v. XXVI: 114-128, 2012. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x. Disponível em <https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/viewFile/15179/11321> . Acesso em Jul. 2018.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: variável, anterior à exposição
Preparação: O trabalho com gêneros orais traz uma demanda anterior ao momento em que ele se efetiva. Faz-se necessário uma preparação.
Assim, além de orientar sobre as demandas da oralidade, trazidas pelas habilidades: EF15LP09,EF15LP09, EF15LP10, EF15LP11, EF15LP12, EF15LP13 (considerando a interação entre apresentador e ouvinte, elementos paralinguísticos como riso, gestos, mímica etc. e outros recursos da oralidade), deve-se também considerar o tipo expositivo de textos, combinados pela habilidade EF35LP20. (imagens, gráficos, tabelas…)
- Converse com os alunos sobre possíveis temas para pesquisa.
2. Peça que busquem textos midiáticos que tenham artigos de divulgação científica (converse sobre esse gênero com os alunos: https://www.todamateria.com.br/texto-de-divulgacao-cientifica/, conforme explicita a habilidade EF35LP17 da BNCC. Recomenda-se a busca em sites voltados para a criança como em http://chc.org.br/, http://exploradormirim.blogspot.com/, por exemplo), definindo por um texto que contemple a temática escolhida pela criança. Oriente os alunos a pesquisarem textos do campo investigativo: artigos de divulgação científica. O tempo de estudo e a coleta de informação pode ser decidido com a turma. Organize a sala em grupos de até 5 crianças.
3. Peça aos alunos que, nos grupos já formados, façam uma leitura atenta do texto que escolheram e selecionem informação que julgarem importante para a produção do gênero textual em questão, pois esse será o suporte para a apresentação. Nesse sentido, converse sobre como curar e selecionar informações: marcá-las, criar palavras-chave, marginálias, grifar números e percentuais, se aparecerem, etc.
4. Converse com os alunos sobre o texto, instigando-lhes a transformar o texto em um infográfico e a utilidade desse recurso em uma apresentação. Veja sobre infográfico em https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volume4-grafico-e-in.
Assim, oriente-os para a produção do infográfico. Instigue-os a refletir:
- Vamos fazer um infográfico com os textos científicos que pesquisamos?
- Qual é a função de recursos como: tabelas, gráficos, imagens, resumo das informações, lista de itens dentro do infográfico?
- O texto temos em mãos, ajuda na produção de quais desses recursos?
- Que design nosso infográfico vai ter?
- Como vamos estabelecer a formatação deles dentro do infográfico?
- Que ordem vamos estabelecer na colocação das informações produzidas dentro do infográfico?
OBS: Recomenda-se que cada criança tenha em mãos uma cópia do texto.