Plano de Aula

Plano de aula: Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica e Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de prática de linguagem Oralidade.

Nesta aula será utilizado um Vlog de crítica infantil. Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que o autor fala de assuntos variados e depois o vlogueiro ou vlogger hospeda o vídeo em sites na internet. O foco desta aula é que os alunos identifiquem o Vlog como gênero do discurso oral, utilizado em diferentes situações e contextos comunicativos, além de reconhecerem suas características expressivas e composicionais.

Nas aulas anteriores foram trabalhadas resenhas críticas escritas, nesta aula os alunos assistirão ao vídeo com a resenha crítica ao filme O Touro Ferdinando e poderão comparar os dois meios de produção desse gênero textual.

O acesso ao texto divulgado em meios digitais auxilia na compreensão da função social do gênero Vlog de crítica, do seu meio de circulação e do seu contexto de produção, contribuindo para que o aluno possa também produzir, de forma crítica, reflexiva e ética, textos para divulgação em meios digitais. A habilidade de uso ético, crítico e reflexivo de tecnologias digitais nas diversas práticas sociais é uma das competências gerais da BNCC.

Materiais necessários:

Computador com acesso à internet

Telão ou televisão

Se na sua escola não for possível utilizar a internet em sala de aula ou sala de informática, você pode baixar o vídeo no link:

Vídeo: O Touro Ferdinando (6’30”).

https://www.youtube.com/watch?v=x4cTBnVUmkw. Acesso em 22/07/2018.

Informações sobre o gênero:

Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que o autor fala de assuntos variados e depois o vlogueiro ou vlogger hospeda o vídeo em sites na internet. No Vlog há predominância do gênero oral. Há planejamento do que será apresentado, por isso pode-se dizer que o Vlog apresenta uma escrita oralizada.

O trabalho com gêneros orais na escola é fundamental para que o aluno compreenda os diferentes contextos e situações sociais em que se produz textos orais, como pedido de informações, rodas de conversa, seminários, entre outros. Assim como os textos escritos, os gêneros apresentados em meio de produção sonoro apresentam uma comunicação multimodal, como tons da fala, expressões faciais, gestos, direção do olhar.

É importante distinguir oralidade de oralização da escrita. Segundo Marcuschi, “a oralidade seria uma prática social interativa para fins comunicativos que se apresenta sob várias formas ou gêneros textuais fundados na realidade sonora: ela vai desde uma realização mais informal à mais formal nos vários contextos de uso”, enquanto oralização é uma escrita oralizada, pois parte de um texto escrito, como as notícias em rádio e televisão. Assim, conversas espontâneas entre alunos ou entre alunos e professores, rodas de conversa sobre determinado assunto, relato de experiências vividas, improvisação de cenas em textos dramáticos são exemplos de oralidade. Leitura de textos em voz alta para toda a turma, recitação de poemas, interpretação de canções populares, encenação de peças de teatro são exemplos de oralização da escrita.

Para saber mais sobre o assunto, você pode consultar o texto abaixo.

Fonte: Fala e escrita, Luiz Antonio Marcuschi et al, Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 208 p., disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf. Acesso em 06/11/2018.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem desconhecer o que é um Vlog de crítica. Também podem acreditar que não é necessário planejar o texto oral ou mesmo acreditar que o trabalho com a oralidade é “menos importante”, pois geralmente as escolas oferecem pouco espaço para atividades dessa natureza..

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 15/09/2018.

MARCUSCHI, Beth. Avaliação em língua portuguesa: contribuições para prática pedagógica / organizado por Beth Marcuschi e Lívia Suassuna. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 144p., disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/8.pdf. Acesso em 01/11/2018.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Fala e escrita / Luiz Antonio Marcuschi e Angela Paiva Dionisio. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 208p., disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf. Acesso em 24/10/2018.

ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. - Belo Horizonte: Ceale, 2006. 60 p., disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2013%20Relacoes_Fala_Escrita.pdf.Acesso em 01/11/2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias durante a aula.
  • Explique aos alunos que nesta aula será trabalhado um Vlog infantil de crítica ao filme O Touro Ferdinando.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos