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Plano de aula: Assembleia

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar assembleia. O campo de atuação priorizado nessa atividade é oralidade.

Justificativa: Na necessidade de se discutir as relações interpessoais, na busca de uma convivência positiva e democrática, a ASSEMBLEIA é um espaço que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, que se exercita a capacidade de argumentar oralmente e que se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. Nos 1º e 2º anos do ensino fundamental, a pauta temática é construída a partir das necessidades específicas da sala de aula.

Materiais necessários:

Cartolina ou papel kraft e canetas hidrográficas.

Dificuldades antecipadas:

Referir-se a pessoas e não a temas ou conflitos.

Apresentar dificuldades de respeitar a fala do colega sem interrompê-la.

Repetir ideias já mencionadas.

Falta de concentração nos assuntos discutidos.

Relatar fatos que não estão relacionados à pauta.

Medo ou vergonha de expor as ideias.

Centralizar a discussão em apenas algumas crianças.

Referências sobre o assunto:

Assembleias Escolares - MEC TV Escola: https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE

ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015.

JEONG, Choi yun; YEONG, Kim Sun. Fugindo das garras do gato. São Paulo: Callis, 2009.

PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005.

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Preparação: ·

Sensibilização sobre a definição de uma assembleia:

  • Antecede o início das assembleias e acontece apenas uma vez.
  • Explique o que é uma assembleia, mostre exemplos, estabeleça a periodicidade e construa as regras básicas. Na assembleia, por exemplo, as sessões acontecem regularmente em datas programadas (sugestão - um vez por mês) que devem ser respeitadas para que este momento não seja desvalorizado. Por ser um espaço de discussões que envolve emoções, sentimentos, ideologias, culturas, é necessário escutar e respeitar as diferentes vozes que ali estão.

Elaboração da pauta:

  • Acontece durante as semanas que antecedem o dia da assembleia e é de extrema importância para o sucesso deste momento.
  • Os assuntos debatidos estão relacionados ao dia a dia da turma: ora por indicação da professora, ora por situações trazidas pelas crianças com ênfase, neste ciclo, para as necessidades específicas da sala de aula.
  • Confeccione um cartaz com três partes: Que bom, Que pena e Que tal. Para diferenciar cada parte, insira uma carinha feliz, uma carinha triste e uma carinha com uma lâmpada representando uma ideia. A pauta é registrada neste cartaz.
  • Tanto os conflitos quanto os pontos positivos são construídos no dia a dia a partir das diferentes situações apresentadas pelos alunos.
  • Como muitos ainda não dominam a modalidade escrita da língua, o professor torna-se o escriba e registra os conflitos nesse cartaz, entretanto, o cartaz deve estar ao alcance das crianças para que elas possam, sozinhas, acrescentar suas ideias.
  • No início, o professor, ao mediar uma situação de conflito, pergunta aos alunos se pode incluí-la na pauta. Aos poucos, os alunos percebem quais assuntos permeiam uma assembleia.
  • Devido à importância de se incluir na discussão temas originários de qualquer interação dos alunos em diversos ambientes da escola, questione-os após atividades que nem sempre são supervisionadas pelo professor regente, como a hora do intervalo ou a aula com um professor especialista, se houve alguma situação que necessite ser incluída na pauta.
  • Não esqueça das felicitações, momentos prazerosos que precisam ser destacados.
  • No dia que antecede a assembleia, o professor agrupa os assuntos para que a pauta não se torne exaustiva para as crianças. No decorrer das sessões, esta organização pode ser feita com os alunos para que eles decidam a hierarquia e agrupamento temático.

Orientações: Assembleia

Tempo sugerido: 10 minutos.

1. Organização do espaço: Por ser uma discussão em que todos devem ser ouvidos, qualquer obstáculo que prejudique a interlocução dos alunos precisa ser eliminado, por isso, o círculo, como acontece nas rodas de conversa, torna-se primordial nas assembleias.

2. Combinados: Relembre as regras básicas que foram construídas com o grupo.

2. 3. Revisão da pauta da semana anterior: Recorde os combinados e as regras decididas pelo grupo e repense se devem constar na discussão da pauta atual.

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