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Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública/Vida cotidiana/ Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: Computador com mídia, lápis, borracha, quadro com giz (ou caneta) ou folha grande de papel para registro no painel.
Informações sobre o gênero: Cada vez mais valorizada no mundo atual, a expressão oral tem sido também considerada um critério de seleção na escolha de profissionais das mais variadas áreas de atuação. No entanto, sabemos que a desenvoltura na expressão oral espontânea não garante, necessariamente, o desenvolvimento de habilidades que favoreçam a atuação dos alunos em situações que contemplem as diversas práticas sociais e culturais de uso da fala. Deste modo, cabe à escola oferecer-lhes vivências que os ajudem a conhecer e se apropriar de gêneros orais que possuem estrutura, regras e procedimentos próprios, como a entrevista.
Como sabemos, uma entrevista consiste em uma série de perguntas dirigidas a uma pessoa ou a um grupo. Quem faz as perguntas é chamado de entrevistador e quem responde é o entrevistado. Porém, diferentemente das conversas informais, que ocorrem sem maiores preocupações com o uso das palavras, uma entrevista exige preparação, tanto em relação ao conhecimento prévio sobre o assunto ou pessoa a ser a ser entrevistada quanto ao fazer a escolha das palavras, de forma que as perguntas estejam de acordo com o objetivo pretendido, sejam coerentes e façam sentido.
Mesmo quando apresentada oralmente, a entrevista tem sempre como apoio um texto escrito (um roteiro de perguntas e anotações durante as respostas do entrevistado).
Apenas para complementar, uma questão ainda a ser ressaltada diz respeito à publicação de uma entrevista: a divulgação das declarações do entrevistado precisam ser autorizadas por ele, logo, é importante orientar os alunos em relação à responsabilidade do entrevistador quanto aos direitos do entrevistado na divulgação do conteúdo de uma entrevista.
Dificuldades antecipadas: As crianças que apresentam timidez em situações de exposição oral ou dificuldade de expressão podem, eventualmente, necessitar de apoio nas aulas propostas neste módulo, que aborda a oralidade. Algumas estratégias podem ser eficientes no planejamento das aulas, como:
Outra questão que deve ser levada em consideração: é importante lembrar de priorizar as crianças que apresentam dificuldade auditiva ao organizar os lugares para assistir às entrevistas.
Referências sobre o assunto:
Fonte: Fala e escrita, Luiz Antônio Marcuschi e Angela Paiva Dionísio, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf Acesso em: 4 de novembro de 2018.
Fonte: Comunicação oral: gênero entrevista, Claudio Bazzoni, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IopYU9RQID4. Acesso em: 4 de novembro de 2018.
Fonte: Produção de textos orais, Cecília M.A. Goulart, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/producao-de-textos-orais. Acesso em: 4 de novembro de 2018.
Fonte: Interação verbal, Luiz Carlos Travaglia, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/interacao-verbal. Acesso em: 4 de novembro de 2018.
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
Professor, pode ocorrer de as crianças confundirem o gênero Conversa coloquial com o gênero Entrevista. Por este motivo, é importante esclarecer eventuais confusões neste sentido. Uma entrevista exige preparação, tanto em relação ao conhecimento prévio sobre o assunto ou sobre a pessoa a ser entrevistada como também quanto à postura do entrevistador com relação à condução da entrevista (como a elaboração das perguntas, por exemplo). Além disso, a entrevista deve acontecer dentro de um tempo determinado, ao contrário da conversa coloquial, que não envolve planejamento de assunto ou linguagem, formas de abordagem ou limitação de horário.
Para aprofundar este assunto, vale conhecer um trecho do texto de Telma Ferraz Leal e Ana Gabriela de Souza Seal: “(...) O fato de poderem ser encontradas entrevistas orais e escritas é algo que não pode passar despercebido na escola. A experiência de assistir a entrevistas televisivas, sem dúvida, pode favorecer em muito o trabalho de compreensão de entrevistas escritas. As pessoas que já assistiram a muitas entrevistas descobrem rapidamente quais são as finalidades deste gênero. Sabendo quais são as finalidades do gênero e os papéis que são desempenhados por entrevistador e entrevistado, os estudantes podem, por exemplo, diferenciar o gênero entrevista e o gênero conversa coloquial e entender por que um dos envolvidos se alonga mais no seu turno de fala do que o outro. O contato com situações de entrevistas televisivas pode, ainda, ajudá-los a entender que o entrevistado tem alguma característica particular que justifica ter sido escolhido para a situação e que tal característica tem relação com o tema da entrevista”. (Leal & Seal apud Ferraz, T; Góis, S, 2012: p. 77).
Materiais complementares:
Fonte: A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão, Telma Ferraz Leal e Siane Góis. Belo Horizonte. Autêntica editora. 2012.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Professor, esta atividade de “aquecimento” proposta na introdução desta aula tem por objetivo sensibilizar a turma para o estudo da oralidade com base na mobilização da memória de situações vivenciadas e conhecimentos prévios. Por ser uma estratégia que faz parte do dia a dia da sala de aula, vale ressaltar a importância dos conhecimentos prévios na prática pedagógica: “De acordo com Ausubel, o que o aluno já sabe (...) é a ponte para a construção de um novo conhecimento por meio da reconfiguração das estruturas mentais existentes ou da elaboração de outras novas. Quando a criança reflete sobre um conteúdo novo, ele ganha significado e torna mais complexo o conhecimento prévio”. (Fonte: Conhecimento prévio - entenda por que aquilo que cada um já sabe é a ponte para saber mais, de Elisângela Fernandes. Para ler mais, acesse o link disponível abaixo, nos Materiais complementares).
4. Encaminhe a discussão no sentido de elaborar as conclusões com a turma.
Professor, as perguntas têm a intenção de ajudar a relacionar as imagens com as situações sociais de uso da fala em entrevistas. Espera-se que as crianças percebam que as imagens remetem à utilização da linguagem na sua modalidade oral em entrevistas: gravadas em vídeos (imagem 1), presenciais (imagem 3), transmitidas em programas de rádio, TV ou internet (imagem 4) ou podcasts (imagem 2).
5. Registre as ideias enunciadas pelos alunos com relação aos modos de apresentação de uma entrevista na modalidade oral e deixe o registro exposto no painel para futuras consultas.
Materiais complementares:
Fonte: Conhecimento prévio - entenda por que aquilo que cada um já sabe é a ponte para saber mais, Elisângela Fernandes, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1510/conhecimento-previo. Acesso em: 2 de novembro de 2018.
Tempo sugerido: 30 minutos (17 minutos para as entrevistas e 13 para as discussões).
Orientações:
Entrevista 1 - Dr. Marcus Sodré
Entrevista 2 - Maestro João Carlos Martins
Entrevista 3 - Maurício de Sousa
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
2. O registro coletivo deve conter as seguintes questões: A entrevista é um gênero textual em que uma pessoa (o entrevistador) dirige uma série de perguntas a outra (entrevistado). Antes de realizar a entrevista, o entrevistador deve fazer uma pesquisa para conhecer a pessoa ou o tema que será abordado na entrevista. Com base nesta pesquisa, é feito um registro escrito do assunto (ou a pessoa) estudado e, com estes dados, são elaboradas as perguntas. Para que possa se organizar durante a entrevista, o entrevistador costuma fazer uso de anotações e lembretes em papel, computador ou tablet. Podemos ouvir entrevistas orais no rádio, por meio da internet ou em podcasts, assisti-las na TV ou internet e também presencialmente. Ao abordar o entrevistado, é importante que o entrevistador fale de modo mais objetivo, mostre-se gentil e respeitoso.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação: WhatsApp ou e-mail.
Introdução
Envie aos alunos uma orientação sobre a atividade através de áudio, vídeo ou mensagem de texto pelo WhatsApp ou por e-mail. Diga-lhes que a atividade trabalhará com entrevistas veiculadas oralmente e aproveite para falar um pouco sobre a entrevista e a função desses textos na modalidade oral. Envie aos alunos as imagens propostas no slide do Desenvolvimento do plano de aula e oriente-os a observar as imagens e refletir sobre o que elas representam, utilizando as questões sugeridas nas orientações da Introdução do plano como norteadoras da reflexão. Proponha aos alunos que anotem as reflexões no caderno.
Desenvolvimento
Escolha duas das entrevistas propostas no slide do Desenvolvimento da aula (enviar muitos vídeos pode comprometer a atividade para os alunos que utilizam um aparelho de celular com memória baixa e, além disso, a falta de interação com os colegas e de intervenção do professor aumenta o grau de complexidade da tarefa e o tempo da atividade). Envie os dois vídeos aos alunos explicando do que se trata. Oriente-os a assistir a cada vídeo e fazer anotações, com base em questões norteadoras. Utilize as orientações propostas no Desenvolvimento do plano de aula. Proponha aos alunos que gravem um áudio falando de cada vídeo e enviem ao professor. Circule os áudios entre os alunos da turma, de modo que eles possam ampliar seus conceitos sobre a entrevista oral a partir das conclusões de alguns colegas.
Fechamento
Proponha aos alunos que anotem no caderno o que aprenderam sobre o gênero entrevista. Utilize as questões propostas nas orientações do Fechamento do plano de aula para guiar a sistematização.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem os familiares a assistir aos vídeos das entrevistas e conversem sobre eles e outras entrevistas orais que possam ter visto em telejornais ou na internet.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabel Cossalter
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Apreciar entrevistas veiculadas oralmente
Finalidade da aula: Apreciar entrevistas apresentadas oralmente analisando os aspectos estilísticos e composicionais desta modalidade de linguagem bem como sua função social.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem/Entrevista
Objeto(s) do conhecimento: Relato oral/registro formal e informal/forma de composição de gêneros orais/compreensão em leitura
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP13/EF35LP10
Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.
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Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
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