Atividade para impressão - Textos
Plano de Aula
Plano de aula: Apreciação de textos orais.
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais
Por: Grazielle Tavares
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade
Materiais necessários:
- Computador e aparelho de som.
- O professor deverá providenciar caso tenha Data Show.
- Atividade para impressão - Textos - LPO3_04SQA10 aqui
- Cartolina e caneta hidrográfica.
- Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
Dificuldades antecipadas: As dificuldades que podem apresentar decorrem do fato de os alunos estarem habituados a uma leitura sem intencionalidade, ou seja, que não demonstra emoções, pode ser um empecilho no momento da apresentação.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S.; BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo - RS: UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In: CARVALHO, M.A. F.; MENDONÇA, R.H. (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. pp. 132 - 135. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2018.
CUNHA, L. Poesia para crianças: conceito tendências e práticas. Curitiba - PR : Piá, 2012.
GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Projete no quadro o tema da aula ou escreva no quadro.
- Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA