Plano de aula: Apreciação de textos orais.

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade

Materiais necessários:

• Computador e aparelho de som.
  • O professor deverá providenciar caso tenha Data Show.
  • Atividade para impressão - Textos - LPO3_04SQA10 aqui
  • Cartolina e caneta hidrográfica.
  • Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades que podem apresentar decorrem do fato de os alunos estarem habituados a uma leitura sem intencionalidade, ou seja, que não demonstra emoções, pode ser um empecilho no momento da apresentação.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S.; BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo - RS: UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In: CARVALHO, M.A. F.; MENDONÇA, R.H. (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. pp. 132 - 135. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2018.

CUNHA, L. Poesia para crianças: conceito tendências e práticas. Curitiba - PR : Piá, 2012.

GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

Tema da aula

Orientações:

• Projete no quadro o tema da aula ou escreva no quadro.
  • Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência