Plano de Aula

Plano de aula: Receita: relato oral

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Receitas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receitas culinárias e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (gravador de áudio para captação do som e computador), papel sulfite e folha pautada para anotações.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/instrucional cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a ser seguidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades na compreensão das informações orais dadas pelo profissional convidado, sendo a gravação de áudio um recurso indispensável para esta atividade.

Referências sobre o assunto:

LEAL, Telma Ferraz, BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Leitura e produção de textos na alfabetização/organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p. 127-142. 2005.

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no Ensino Fundamental/organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora (Acesso em: 30/7/2018).

DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade IV – Você sabia? – Livro do professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2011. - 56 p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf (Acesso em: 30/7/2018).

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1. Escreva no quadro o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com receitas culinárias na versão oral.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos