Plano de Aula

Plano de aula: Características linguísticas da produção de um vídeo para os canais de youtubers

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação Estudo e práticas de pesquisa/ Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Computador, projetor, acesso à internet, atividades impressas, flip-chart, canetas.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: O trabalho sistemático com os gêneros orais ainda está em construção nas escolas brasileiras. As práticas orais escolares costumam ser o seminário ou debate, performances difíceis de serem executadas por alunos mais tímidos. Tendo isso em vista, esse plano tem uma proposta de realizar uma “performance” menos formal e mais conectada com a linguagem descontraída de vídeos do youtube. Mesmo assim, ainda é possível que certos alunos não queiram realizar a filmagem, se esse for o caso, convide-os a participar exercendo diferentes funções na produção do vídeo: ilustradores, narradores, pesquisadores, roteiristas etc.

Referências sobre o assunto: CAVALCANTE, M. C. B. MELO,C.T.V. Gêneros orais na escola. In: Diversidade textual : os gêneros na sala de aula / organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti — Belo Horizonte : Autêntica , 2007. p. 89 - 102. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/11.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 min.

Orientações: Leia o título da aula para os alunos.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos