Atividade para impressão - Atividade de desenvolvimento
Plano de Aula
Plano de aula: Analisando exposições orais
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Relatos e protocolos de experimentos científicos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos
e no campo de atuação Estudo e pesquisa/ Vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: materiais necessários para cada experimento, cópias do experimento e projetor.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em observação e escuta.
Referências sobre o assunto:
CAVALCANTE, M. C. B.; MELO, C. T. V. Gêneros orais na escola. In: Diversidade textual : os gêneros na sala de aula / organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. pp. 89-102. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/11.pdf . Acesso em 12 de nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Projete o vídeo do experimento que será discutido na aula. O link do vídeo está no material complementar.
- Faça pausas durante o vídeo para desencadear as discussões.
- Peça para os alunos prestarem bastante atenção no desenvolvimento dos experimentos, um dos procedimentos de uma boa exposição oral é realizar uma boa escuta.
- Peça para os alunos anotarem as informações que julgarem mais importantes durante a exibição dos vídeos. Essas anotações serão necessárias para a realização da próxima etapa da atividade.
- Durante as pausas de exibição ao final de cada vídeo, pergunte aos alunos: Qual a motivação para a realização do vídeo? Quantas pessoas fazem parte da exposição? Como é a desenvoltura do protagonista? Como o(a) protagonista do vídeo faz a abertura do experimento? A quem se destina esse vídeo? Vocês acham que o protagonista preparou a sua fala? Como? Será que ele (ela) precisou fazer alguns ensaios para executar o vídeo? Ele (ela) utilizou recursos para auxiliar na compreensão do experimento? Será que se ele(ela) não mostrasse os materiais utilizados e demonstrasse o procedimento do experimento, o espectador teria compreendido plenamente o procedimento? O tom de voz, a postura e a linguagem utilizada foi adequada? Como foi desenvolvido o tema? Como concluiu o tema? Como encerrou o vídeo?
Materiais complementares: Para realizar a atividade acesse: https://www.youtube.com/watch?v=4nd9FeUcvqM (somente o vídeo 1). Acesso em 13/11/2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em duplas.
- Distribua a atividade para os alunos.
- Projete mais dois vídeos “Energia com limões” e “Torre de cores” (os links estão no material complementar). Estes serão foco de análise e servirão para a realização da atividade. Os alunos escolherão um dos vídeos para a realização da atividade. Se for preciso, faça mais de uma exibição, a fim de que o aluno se sinta seguro para realizar a atividade.
- Peça para os alunos prestarem bastante atenção no desenvolvimento dos experimentos, um dos procedimentos de uma boa exposição oral é realizar uma boa escuta.
- Peça para os alunos anotarem as informações que julgarem mais importantes durante a exibição dos vídeos. Essas anotações serão necessárias para a realização da próxima etapa da atividade.
- Oriente os alunos a recorrerem às suas anotações para preencherem a tabela.
- Reforce a importância de detalhar bem, como foi feita cada item da tabela.
- Pergunte: Como o protagonista fez a abertura do vídeo? Ele cumprimentou os espectadores? Se apresentou? Como? Você achou adequado essa abordagem? O vídeo apresentou vinhetas de abertura? Como foi feito o desenvolvimento do experimento? Ele anunciou os motivos para executar o experimento? Enunciou os materiais utilizados? Anunciou os resultados esperados? Concluiu o experimento? Como? Você achou adequado? Faria de uma maneira diferente? Explore o padrão entonacional, as expressões faciais. Esses elementos dialogam estreitamente com a situação comunicativa, a proposta de produção: quando feito em casa, num caráter mais lúdico, há mais risadas, deslocamentos espaciais. Quando é um trabalho escolar, o semblante é mais sério.
- Circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias.
- Faça um painel com as repostas das atividade atividades. Isso facilitará a leitura, comparação e compartilhamento das respostas. Essa discussão é válida para perceber se todos os alunos tiveram a mesma impressão de um mesmo relato oral e como isso pode afetar a compreensão do ouvinte. Pergunte: Temos respostas diferentes para um mesmo vídeo? Elas disserem a mesma coisa? Se não, qual os aspectos diferem? Por quê vocês acreditam que isso ocorre? É bom que isso ocorra?
Materiais complementares: Para imprimir a atividade, clique aqui, https://www.youtube.com/watch?v=fCJR2qRUvLc e https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=6JCxDhOVKcM.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Faça a síntese das ideias discutidas na atividade anterior. Para isso, guie os aluno com questionamentos:
- Como podemos determinar o que é uma boa abertura de exposição oral? Para que ela serve? O que é necessário conter no desenvolvimento da exposição oral? É necessário usar cartazes? Projeções? Descrever os materiais de usados e resultados esperados? Como e quando devemos concluir a exposição oral? E o fechamento é necessário? Por quê? Como devo fazer? É correto ler durante a exposição oral? Como deve ser o tom de voz, a postura e o uso da linguagem? Como deve ser a postura do ouvinte?
- Registre as conclusões no caderno para consultas posteriores.
- Monte um cartaz com a síntese das discussões que explique como deve ser uma boa exposição oral.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).
- Materiais:
Vídeo 1, disponível aqui;
Vídeo 2, disponível aqui;
Quadro para a atividade, disponível aqui.
Introdução
Convide os alunos a assistirem ao vídeo indicado no plano. Compartilhe o link pelo WhatsApp e envie um áudio com a orientação. Ao assistirem, eles deverão ficar atentos aos aspectos que chamaram a atenção deles e que tornaram o vídeo agradável e claro para os espectadores. Ao receber as respostas, encaminhe as perguntas propostas nas orientações do plano, se necessário, até que levantem os elementos essenciais para uma boa exposição oral dentro do gênero estudado.
Desenvolvimento
Prepare o quadro sugerido no slide em um documento do Google para ser compartilhado com os alunos individualmente. Crie e compartilhe um mural no Padlet, em forma de colunas, e acrescente os vídeos, um em cada coluna. Oriente os alunos por áudio, pelo WhatsApp, a escolherem um dos vídeos indicados por você e preencherem o quadro a partir da observação deles. Depois de preenchido o quadro, peça que compartilhem no mural, na coluna do vídeo escolhido por eles. Acompanhe a atividade incluindo observações e perguntas que julgar necessárias para encaminhar a reflexão dos alunos. Os alunos poderão perceber que, ainda que escolham o mesmo vídeo, as observações podem ser diferentes. Destaque e reflita com eles, através de uma conversa pelo WhatsApp, sobre a razão para isso acontecer e qual a impressão deles sobre essa divergência.
Fechamento
Proponha aos alunos que elaborem dicas, a partir do que observaram na atividade, de como realizar uma boa exposição oral e de quais são os elementos essenciais dessa exposição. Peça que enviem pelo WhatsApp ou no mural. Acompanhe e faça comentários ou perguntas pelo canal escolhido, para estimular a construção da conclusão. No mural ou em documento do Google, elabore uma síntese do que foi trazido pelos alunos, para ser compartilhada com eles, para registro e consulta futura.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero realizando, com a criança, o experimento proposto e assitindo aos vídeos sugeridos na atividade. Isso reforçará as características da exposição oral e a função do gênero. Envie áudios aos responsáveis orientando sobre a importância da participação da família e como essa participação poderá acontecer na atividade.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Renata da Silva Gonçalves
Mentor: Sidecleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Analisando exposições orais
Finalidade da aula: Analisar as condições de produção oral em relato e protocolo de experimento científico e suas características
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Relato e protocolos de experimentos científicos
Objeto(s) do conhecimento: Produção de texto oral
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP13 , EF15LP10
Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.