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Plano de aula: Realizar, gravar e expor uma entrevista oral

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Computador com mídia, celular, gravador ou máquina fotográfica, lápis, borracha, caderno, quadro com giz (ou caneta), folhas com linhas para escrever as entrevistas, painel para montagem do jornal mural, tachinhas ou fita adesiva para fixação das entrevistas e fotos.

Informações sobre o gênero:

Cada vez mais valorizada no mundo atual, a expressão oral tem sido também considerada um critério de seleção na escolha de profissionais das mais variadas áreas de atuação. No entanto, sabemos que a desenvoltura na expressão oral espontânea não garante, necessariamente, o desenvolvimento de habilidades que favoreçam a atuação dos alunos em situações que contemplem as diversas práticas sociais e culturais de uso da fala. Desse modo, cabe à escola oferecer-lhes vivências que os ajudem a conhecer e se apropriar de gêneros orais que possuem estrutura, regras e procedimentos próprios, como por exemplo, a entrevista.

É importante salientar aqui algumas questões sobre o trabalho com gêneros orais em sala de aula:

- A primeira se refere à necessidade de desenvolver um olhar despido de preconceitos para as variações linguísticas, próprias de determinados grupos ou regiões. Não se trata de abrir mão de ensinar as formas típicas da oralidade “formal ou culta”, mas de valorizar e inserir no contexto da aprendizagem a língua falada na comunidade na qual o trabalho será desenvolvido.

- A segunda questão diz respeito à importância de ser ter clareza em relação às diferenças existentes entre uma entrevista oral e uma conversa coloquial. Uma entrevista exige preparação, tanto em relação ao conhecimento prévio sobre o assunto ou pessoa a ser a ser entrevistada, quanto ao fazer a escolha das palavras, de forma que as perguntas estejam de acordo com o objetivo pretendido, sejam coerentes e façam sentido. Além disso, a entrevista deve acontecer dentro de um tempo determinado, ao contrário da conversa coloquial, que não demanda planejamento de assunto ou linguagem, nem limitação de horário.

- A terceira refere-se às relações entre oralidade e escrita. É fato que a produção de uma entrevista oral tem sempre como apoio o texto escrito (um roteiro de perguntas e anotações durante as respostas do entrevistado), mas é importante levar em conta que a linguagem oral e a linguagem escrita estão em constante relação, sendo que há interferência dos elementos da oralidade, tanto na elaboração quanto na compreensão do texto escrito. Em outras palavras, para produzir e interpretar um texto escrito, a criança busca referências e significados na sua experiências de comunicação oral. Assim, cabe também à escola a função de integrar textos orais e escritos no ensino da língua.

Para finalizar, um último aspecto bastante significativo, levando-se em consideração que este plano de aula propõe a que gravação da entrevista planejada no plano de aula 11: a divulgação das declarações do entrevistado precisam ser autorizadas por ele, logo, é fundamental orientar os alunos em relação à responsabilidade do entrevistador quanto aos direitos do entrevistado na divulgação do conteúdo de uma entrevista.

Dificuldades antecipadas: As crianças que apresentam timidez em situações de exposição oral ou dificuldade de expressão podem, eventualmente, necessitar de apoio nas aulas propostas neste módulo, que aborda a oralidade. Algumas estratégias podem ser eficientes no planejamento das aulas, como por exemplo:

  • Pensar equipes de trabalho que contem com uma boa interação entre os alunos e onde as crianças que apresentam dificuldades possam ser acolhidas.
  • Estimular a participação oral dessas crianças e ajudá-las a elaborar suas ideias.
  • Valorizar as habilidades individuais na construção do trabalho coletivo, fortalecendo a autoestima e a união dos alunos.

Referências sobre o assunto:

DIONISIO, A. P.; MARCUSCHI, L. A. Fala e escrita. São Paulo: Autêntica, 2005. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf. Acesso em 15 de novembro de 2018.

Entrevistar para conhecer melhor, Rosangela Veliago. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/6019/entrevistar-para-conhecer-melhor. Acesso em 15 de novembro de 2018.

Comunicação oral: gênero entrevista, Claudio Bazzoni. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IopYU9RQID4. Acesso em 15 de novembro de 2018.

Produção de textos orais, Cecília M.A. Goulart. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/producao-de-textos-orais. Acesso em 15 de novembro de 2018.

Interação verbal, Luiz Carlos Travaglia. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/interacao-verbal. Acesso em 15 de novembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Garanta que todos os alunos tenham providenciado os materiais para gravação da entrevista (celular, câmera fotográfica ou gravador, o roteiro com as perguntas para a entrevista, bloco de anotações, lápis ou caneta) antes de dar início à aula.
  • Solicite às crianças que, previamente, organizem-se nas duplas, de acordo com o entrevistado definido anteriormente.
  • Peça a um dos alunos que leia em voz alta o título da aula.
  • Converse com a turma sobre os objetivos do trabalho (realizar e gravar a entrevista, expor um pequeno trecho escrito da mesma em um jornal mural) e esclareça dúvidas.

A seleção dos entrevistados foi feita a partir do tema “Quem faz a sua escola” e a ideia é que o jornal mural funcione como uma maneira de apresentação, reconhecimento e valorização dessas pessoas, favorecendo a integração entre os alunos e a comunidade escolar. Igualmente importante, essa atividade objetiva que o trabalho produzido em sala de aula esteja inserido no dia a dia da escola como fonte de informação e possa gerar interesse pela leitura e por conhecer as pessoas que integram a instituição. Com relação à escolha do local onde será montado o jornal mural, dê preferência a um lugar que tenha visibilidade e onde ocorra a circulação do maior número possível de pessoas.

Além da exposição dos textos e fotos no jornal mural, você pode (com as devidas autorizações dos entrevistados):

  • Montar um arquivo com as entrevistas gravadas e disponibilizá-lo para consultas na biblioteca da escola.
  • Publicar as entrevistas no site ou outro meio informativo da escola.
  • Publicar as entrevistas no youtube.

Materiais complementares:

Experimente fazer um jornal mural, Paula Baracat de Grande. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/406/fazer-um-jornal-mural.html?pagina=1. Acesso em 11 de novembro de 2018.

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