Plano de Aula

Plano de aula: É hora de interpretar o texto criado

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade. Neste módulo, as atividades serão centradas na análise da prática oral presente no texto dramático em pequenas cenas ou esquetes. Nessa aula serão apreciados os textos orais do gênero dramático através da dramatização de esquetes previamente elaboradas.

Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides ,objetos para cenário e figurinos, cópias da atividade, celular para filmagem..

Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldades em montar um cenário e um figurino que corresponda a sua esquete. Eles também podem não haver memorizado o texto e não conseguir dramatizá-lo na hora da filmagem, além de não seguirem as marcações de fala e de cenário. Alguns podem apresentar timidez na hora da dramatização por não ter tido ainda experiências anteriores em apresentações para um público.

Referências sobre o assunto:

CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acesso em 09 de novembro de 2018.

GRANERO, Vic Vieira. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. ESQUETE: CARACTERIZAÇÃO DE UM GÊNERO ORAL E SUA POSSÍVEL CORRELAÇÃO COM OUTROS GÊNEROS, disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/download/40213/21534. Acesso em 09 de novembro de 2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos