Plano de Aula
Plano de aula: Carta de leitor: planejando textos orais
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta do leitor
Insira seu Whatsapp para receber o PDF!
Preencha com o seu número de telefone
mais ações
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção.
Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.
Dificuldades antecipadas: Identificar e utilizar os recursos no discurso oral.
Referências sobre o assunto:
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf (Acesso em 02/10/2018)
MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf (Acesso em 04/10/2018)
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf (acesso em 16/11/2018)
https://drive.google.com/file/d/0B4O5Zk78a2D7TE8ydTNyNFFaajRjekRBbHNfcUtCTEs3SEJv/view (Acesso em 16/11/2018)
https://www.actcomunicacao.com.br/blog/a-importancia-dos-gestos-na-sua-comunicacao/ (Acesso em 19/11/2018)
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mirian Carla Neiva
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Carta de leitor: planejando textos orais
Finalidade da aula: Planejar um discurso oral, levando em consideração os aspectos da linguagem verbal e não verbal.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Carta de Leitor
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de gêneros orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP13
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção.
Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, o não, publicada.
Dificuldades antecipadas: Identificar e utilizar os recursos no discurso oral.
Referências sobre o assunto:
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf (Acesso em 02/10/2018)
MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf (Acesso em 04/10/2018)
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf (acesso em 16/11/2018)
https://drive.google.com/file/d/0B4O5Zk78a2D7TE8ydTNyNFFaajRjekRBbHNfcUtCTEs3SEJv/view (Acesso em 16/11/2018)
https://www.actcomunicacao.com.br/blog/a-importancia-dos-gestos-na-sua-comunicacao/ (Acesso em 19/11/2018)
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA