
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta do leitor
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção.
Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.
Dificuldades antecipadas: Identificar e utilizar os recursos no discurso oral.
Referências sobre o assunto:
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf (Acesso em 02/10/2018)
MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf (Acesso em 04/10/2018)
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf (acesso em 16/11/2018)
https://drive.google.com/file/d/0B4O5Zk78a2D7TE8ydTNyNFFaajRjekRBbHNfcUtCTEs3SEJv/view (Acesso em 16/11/2018)
https://www.actcomunicacao.com.br/blog/a-importancia-dos-gestos-na-sua-comunicacao/ (Acesso em 19/11/2018)
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Vídeo para apreciação (O Uso de Celular em Sala de Aula- Acesso em: 15/11/2018) - acesse aqui
(8 razões para defender o uso do celular na sala de aula - Acesso em: 15/11/2018) acesse aqui
(Especialista fala sobre uso de celular por alunos em sala de aula - Acesso em: 15/11/2018) acesse aqui
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui);
Google Formulários (tutorial disponível aqui).
- Materiais complementares:
Vídeo 1: Introdução (disponível aqui);
Vídeo 2: Desenvolvimento (disponível aqui);
Vídeo 3: Desenvolvimento (disponível aqui).
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe o link dos vídeos e as orientações pelo WhatsApp. Depois que os alunos assistirem ao vídeo, envie algumas perguntas sugeridas no plano, em áudio, para iniciar a conversa sobre o tema.
Desenvolvimento
Crie dois formulários com as perguntas propostas no quadro para a atividade: o primeiro com perguntas relacionadas ao assunto abordado nos vídeos; o segundo com perguntas relacionadas à forma como o assunto foi apresentado. Crie um documento compartilhado ou um mural no Padlet com a síntese das respostas dos alunos. Se preferir, marque um encontro no Google Meet ou no Zoom para ampliar essa discussão.
Fechamento
Elabore um mural e compartilhe o link pelo WhatsApp com os alunos, com as perguntas do slide de fechamento. Oriente-os a responderem e comentarem as respostas dos colegas. Faça intervenções também seguindo as orientações do plano, para que o objetivo da aula seja garantido. Disponibilize uma síntese no mesmo mural com as respostas dos alunos. Se não for possível usar o mural, crie um documento no Google com espaços definidos com o nome do aluno, para que cada um possa dar a sua resposta. Você pode utilizar os comentários para orientar a discussão.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero assistindo juntos às entrevistas (vídeos) e conversando sobre o assunto com a criança. Isso é importante para que ela desenvolva a habilidade de argumentar e defina sua opinião, e ajudará na compreensão do conteúdo dos vídeos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mirian Carla Neiva
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Carta de leitor: planejando textos orais
Finalidade da aula: Planejar um discurso oral, levando em consideração os aspectos da linguagem verbal e não verbal.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Carta de Leitor
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de gêneros orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP13
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção.
Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, o não, publicada.
Dificuldades antecipadas: Identificar e utilizar os recursos no discurso oral.
Referências sobre o assunto:
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf (Acesso em 02/10/2018)
MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf (Acesso em 04/10/2018)
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf (acesso em 16/11/2018)
https://drive.google.com/file/d/0B4O5Zk78a2D7TE8ydTNyNFFaajRjekRBbHNfcUtCTEs3SEJv/view (Acesso em 16/11/2018)
https://www.actcomunicacao.com.br/blog/a-importancia-dos-gestos-na-sua-comunicacao/ (Acesso em 19/11/2018)
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: