
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta do leitor
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de leitor e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: Equipamento para projeção.
Informações sobre o gênero: Carta de leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a Carta de leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser ou não publicada.
Dificuldades antecipadas: Analisar os vídeos e perceber os detalhes dos repórteres e entrevistados.
Referências sobre o assunto:
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf (Acesso em: 2/10/2018.)
MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada
de professores/coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf (Acesso em: 4/10/2018.)
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf (Acesso em: 16/11/2018.)
https://drive.google.com/file/d/0B4O5Zk78a2D7TE8ydTNyNFFaajRjekRBbHNfcUtCTEs3SEJv/view (Acesso em: 16/11/2018.)
https://www.actcomunicacao.com.br/blog/a-importancia-dos-gestos-na-sua-comunicacao/ (Acesso em: 19/11/2018)
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Materiais complementares: Vídeo para apreciação (O uso de celular em sala de aula - Acesso em: 15/11/2018) - acesse aqui
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Emitem gestos?
- Apresentam expressões faciais?
- Como é o vocabulário?
- Há algo na sua fala que prende a nossa atenção de forma que queiramos assistir à reportagem para descobrir algo?
- Há espontaneidade? Ela diz o que ela pensa, emite opiniões?
(Espera-se que os alunos observem que os jornalistas emitem alguns gestos com as mãos, gestos bastante discretos, também apresentam algumas expressões faciais, possuem um vocabulário elaborado, fazem perguntas ao telespectador, para estimular sua curiosidade e que não opinam acerca do assunto a ser abordado, apenas transmitem fatos.)
- Emite gestos?
- Como é o vocabulário?
- Há espontaneidade? Ele diz o que ela pensa, emite opiniões?
(Espera-se que os alunos observem que, no vídeo, o aluno gesticula pouco, apenas mexendo com a cabeça, seu vocabulário é simples, demonstra espontaneidade, contando sua experiência com o uso do celular na sala de aula.)
- Emite gestos?
- Como é o vocabulário?
- Há espontaneidade? Ele diz o que ela pensa, emite opiniões?
(Espera-se que os alunos observem que, no vídeo, a coordenadora gesticula bastante, com a cabeça, movimentado-a ao falar, seu vocabulário é elaborado, demonstra espontaneidade, contando sua experiência, como coordenadora, do uso do celular indevido, dos alunos. )
- Emite gestos?
- Como é o vocabulário?
- Há espontaneidade? Ele diz o que ela pensa, emite opiniões?
(Espera-se que os alunos observem que, no vídeo, a mãe não emite gestos, mantendo os braços cruzados durante sua fala, mas emite expressões faciais, seu vocabulário é simples, demonstra espontaneidade, contando sua experiência, como mãe, do uso do celular da filha, na escola. )
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Emite gestos?
- Apresenta expressões faciais?
- Há algo na sua fala que prende a nossa atenção, de forma que queiramos assistir à reportagem, para descobrir algo?
- Há espontaneidade? Ela diz o que ela pensa, emite opiniões?
(Espera-se que os alunos observem que a jornalista emite alguns gestos com as mãos, gestos bastante discretos, também apresenta algumas expressões faciais, faz perguntas ao telespectador, para estimular sua curiosidade e que ela não opina acerca do assunto a ser abordado, apenas transmite fatos.)
- Emite gestos?
- Apresenta expressões faciais?
- Há espontaneidade?
- Ela diz o que ela pensa, emite opiniões?
(Espera-se que os alunos observem que, no vídeo, não aparecem as mãos da especialista, porém a mesma gesticula com a cabeça, ora para um lado, ora para o outro, apresenta muitas expressões faciais, também não apresenta espontaneidade e sim apresenta algo preparado para a entrevista, emite opiniões, mas embasadas em estudos. Se os alunos não chegarem a esta conclusão, volte a alguns trechos e peça que observem novamente. Pergunte a eles: Dá para ver as mãos da especialista? (Espera-se que os alunos percebam que as mãos da especialista não aparecem no vídeo.) Sua cabeça fica paradinha, sem nenhum movimento ou há movimento? (Espera-se que os alunos percebam que a especialista gesticula com a cabeça, ora para um lado, ora para o outro, apresentando muitas expressões faciais.) Será que a especialista foi pega de surpresa ou já sabia que iria dar esta entrevista? (Espera-se que os alunos percebam que a especialista apresenta algo preparado para a entrevista, dando a entender que não foi pega de surpresa. Aparentemente ela se preparou para a entrevista, que provavelmente foi marcada com antecedência) Será que este assunto é algo que ela já estudou ou estuda, ou é algo desconhecido para ela?) (Espera-se que os alunos percebam que a especialista é conhecedora do assunto, por este motivo que foi convidada para dar esta entrevista.)
Materiais complementares: Vídeos para apreciação (8 razões para defender o uso do celular na sala de aula - Acesso em: 15/11/2018.) acesse aqui
(Especialista fala sobre uso de celular por alunos em sala de aula - Acesso em: 15/11/2018.) acesse aqui
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui);
Google Formulários (tutorial disponível aqui; tutorial para criar gráficos a partir de formulários disponível aqui).
- Materiais complementares:
Vídeo 1: Introdução (disponível aqui);
Vídeo 2: Desenvolvimento (disponível aqui);
Vídeo 3: Desenvolvimento (disponível aqui).
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe o link do vídeo e as orientações pelo WhatsApp. Depois que os alunos assistirem ao vídeo, envie algumas perguntas sugeridas no plano, em áudio, para iniciar uma conversa sobre o tema.
Desenvolvimento
Crie dois formulários com as perguntas propostas no quadro para a atividade. Compartilhe o link dos vídeos e as orientações pelo WhatsApp. Depois que todos os alunos tiverem respondido, compartilhe os gráficos com as respostas e permita que comentem pelo WhatsApp. Em seguida, envie áudios com as perguntas sugeridas nas orientações do plano.
Fechamento
Crie um mural no Padlet com as perguntas do quadro sugeridas no slide. Compartilhe o link do mural pelo WhatsApp e oriente os alunos a colocarem as respostas em post-its. Essa orientação pode ser gravada e inserida em áudio ou por escrito no próprio mural, e as respostas dos alunos poderão ser comentadas pelos colegas e por você. Se não for possível usar o Padlet, você pode criar um documento no Google, compartilhar com os alunos e reservar um espaço para que cada um coloque sua resposta. Envie áudios pelo WhatsApp com as orientações.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero assistindo juntos às entrevistas (vídeos) e conversando sobre o assunto com a criança. Isso é importante para que ela desenvolva a habilidade de argumentar, e ajudará na compreensão do assunto.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: