Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

9 planos de aula para falar sobre os índios o ano inteiro

Há opções para Educação Infantil, Língua Portuguesa, História e Ciências

POR:
Paula Peres
Crédito: Getty Images

O dia 19 de abril é uma data que traz reflexões sobre os povos originários do nosso país. Não deve ser o único momento para a escola conversar sobre os indígenas, mas muitos professores aproveitam o momento para planejar atividades e discussões específicas a esse respeito.

Em vez de fazer a turma pintar cocares de papel, que tal inserir a temática indígena nos conteúdos programáticos da sua disciplina? Selecionamos 9 planos de aula de diferentes disciplinas para você usar a cultura, os costumes e a sabedoria indígenas não apenas em 19 de abril, mas durante todo o ano. Todos os planos estão alinhados a alguma habilidade da Base Nacional Comum Curricular. Clique neles para saber quais são elas e ter mais detalhes do passo-a-passo das atividades.

LEIA MAIS  Está na hora de mudar a forma como comemoramos o Dia do Índio

 

Educação Infantil

Jogo de origem indígena

Amplie o repertório da turminha com a brincadeira da onça, um jogo originário de uma comunidade indígena brasileira, os Panará, conhecidos como índios gigantes.

Conhecendo a música indígena

Nesta atividade, os pequenos conhecerão o maracá, um instrumento musical usado em expressões culturais ligadas à música de diferentes povos indígenas. Ela compõe uma sequência de cinco planos que exploram a musicalidade indígena.

O canto indígena

Este plano faz parte da sequência indicada no plano anterior. Nele, uma canção do povo Krenak é o ponto de partida para uma brincadeira sobre receber visitas com muita dança.

Compartilhando a cultura sonora indígena

No final da sequência de atividades, convide a turma a compartilhar tudo o que aprenderam  sobre os povos indígenas com os colegas de outras salas.

Língua Portuguesa

Conhecendo as lendas indígenas (4º ano)

A primeira aula de uma sequência de 15 sobre lendas indígenas introduz o tema para os alunos, fazendo-os enxergar os indígenas como produtores de cultura.

Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé (4º ano)

Use uma lenda do povo Saterê Mawé para refletir sobre a substituição de substantivos e pronomes no texto.

LEIA MAIS   Conto: O temporal no Amazonas

 

História

Indígenas no Brasil (3º ano)

Converse sobre a diversidade de povos no Brasil, com foco nas referências sobre os povos indígenas.

Comunidades indígenas brasileiras através do tempo: mudanças e permanências (4º ano)

Veja como os Mawés explicam a origem do guaraná e converse com a turma sobre as narrativas míticas dos povos indígenas e modos de organização das sociedades indígenas no passado e no presente.

 

Ciências

Extratos naturais (6º ano)

O conhecimento sobre as plantas e o poder de suas substâncias circula entre as comunidades indígenas, passando de geração a geração. Reflita sobre o tema com a turma e coloque-os para fazer a experiência de retirar substâncias de plantas de maneiras diferentes.

Tags

Guias

Tags

Guias