Plano de Aula

Plano de aula: Instruções de montagem por meio da oralidade

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Instruções de montagem de brinquedos

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Brincadeira e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Aparelho para reprodução do vídeo (multimídia ou data show), folhas A3 sulfite ou papel pardo.

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero Texto Instrucional - “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.Os gêneros orais formais que circulam na escola, sequer percebemos que fazem parte de nossa prática cotidiana. A vantagem de explorá-lo como objeto de ensino-aprendizagem de língua-materna está justamente no fato de muitos deles constituírem práticas sociais reais.

Dificuldades antecipadas: A dificuldade dos alunos pode estar em conseguir analisar as características do gênero instrução de montagem tratado de forma oral e em refletir oralmente sobre essas características. Os alunos podem não perceber facilmente partes do texto como materiais ou etapas apresentadas oralmente.

Referências sobre o assunto:

GARCIA-REIS, A. R.; BOTELHO, L. S.; MAGALHÃES, T. G. (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp.69-96.

MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, A. P. (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Os gêneros escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Diga aos alunos que nesta aula irão conversar bastante e refletir sobre as características do texto de instrução de montagem que será apresentado em um vídeo.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos