Plano de Aula

Plano de aula: Leitura dramática de contos

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. Esse é o módulo de Oralidade - composto pelas aulas 10, 11 e 12. Esta aula trabalha com contos e contos populares, visto que esses são gêneros visitados na sequência.

Materiais necessários: Data show para projeção de vídeos e caixa de som.

Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. O conto, como experiência literária, mantém uma certa fidelidade aos contos populares, mas é aberto às inovações dos autores. Constitui-se como histórias curtas, tendo como característica a concisão (MARIA, 2004). Já os contos afro-brasileiros, além dessas características próprias da literatura afro-brasileira, não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Neste módulo, o foco será a performance oral dos alunos. Por isso, utilizamos a dramatização como uma das possibilidades de realizar essa performance através dos contos populares.

Dificuldades antecipadas: A escola pode não dispor de internet e equipamentos de projeção para acessar os links.

Referências sobre o assunto:

BENFICA, Maria Flor de Maio Barbosa. Retextualização. Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/retextualizacao>. Acesso em: 31 out. 2018.

CHRISTONI, S. O.; CUNHA, K.M.R. Vivenciando a Literatura: da literatura à dramatização do conto “Noite do Almirante”, de Machado de Assis. In: PARANÁ. Secretaria de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Cadernos PDE, vol I, 2014. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_ufpr_port_artigo_simone_de_oliveira_christoni.pdf.>. Acesso em 03 out. 2018.

CONSIDERA, A. L. Contar e ouvir Lygia: Oralidade, leitura dramatizada e criação ficcional. Revista Fórum Identidades. Ano 9, Vol.19, set/ dez. 2015. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/4801/4024>. Acesso em 04 out. 2018.

DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Revista Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, jul/dez 2010. Diisponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012>. Acesso em: 25 out. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Oralidade e Escrita. Signótica, n. 9, jan/dez 1997, p.119 - 145. Disponível em: <https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1GtSu7KvCeUZDV6midNiSVluZjxMUFm0c?ogsrc=32>. Acesso em: 31 out. 2018.

MARCUSCHI, B. SUASSUNA, L. (orgs). Avaliação em Língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/9.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2018.

MARIA, L. de. O que é conto? São Paulo: Brasiliense, 2004. Disponível em: <http://www.netmundi.org/home/wp-content/uploads/2017/04/Cole%C3%A7%C3%A3o-Primeiros-Passos-O-Que-%C3%A9-Conto.pdf>. Acesso em: 05 dez. 2018.

ROJO, R. Textos Multimodais. Glossário Ceale. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 22 nov. 2018.

SIQUEIRA, Rosângela Marques. O Teatro de Bonecos na sala de aula. In: PARANÁ. Secretaria de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Cadernos PDE, vol I, 2014. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_uepg_arte_md_rosangela_marques_siqueira.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula. Os alunos irão ouvir a leitura de um conto e, depois, assistir a um vídeo de dramatização, a fim de reconhecer, nessa situação comunicativa, as especificidades da oralização e do trabalho oral com contos. Trabalhar a oralidade é abrir espaço para que os alunos desenvolvam as potencialidades de interação em contextos concretos que exigem deles um desempenho com a modalidade oral (MARCUSCHI; SUASSUNA, 2007). A leitura em voz alta, interpretada/dramatizada ou a dramatização, por exemplo, podem ser ótimas oportunidades de se trabalhar a oralização na escola (CONSIDERA, 2015). Além disso, “atrelar à leitura dos textos literários, as atividades de dramatização com esquetes ou pequenas peças, provindas de contos e escritos populares ou clássicos, constitui uma forma interessante de o aluno vivenciar o texto em todas as suas nuances” (CHRISTONI; CUNHA, 2014).

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos